Virginia Costa

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

SPEAKER'S CORNER

O Speaker`s Corner fica no Hyde Park, em Londres, perto do Marble Arch. É um lugar onde qualquer pessoa pode falar sobre o que quiser. Já foi freqüentado por Karl Marx, Vladimir Lênin, George Orwell e William Morris.
Pode-se criticar qualquer um, com exceção da Família Real e do governoinglês, sem temer problemas legais. Para discursar, o orador tem de estar sobre um caixote ou tablado pois, segundo a tradição britânica, o orador não pode estar sobre solo inglês, ou seja,se o orador não estiver pisando em solo inglês ele estará isento das leis e tradições britânicas.
Eu fui num domingo muito frio mas minha amiga iraniana disse que no verão é movimentadíssimo. Ela passa o dia, senta na grama, toma sol, faz picnic e ainda ouve os discursos. Tem gente falando sério e também muito “maluco beleza”.

O primeiro grande protesto realizado no Speaker's Corner aconteceu em 1855. O protesto foi descrito por Karl Marx como o início da revolução inglesa. Em 1866, a organização conhecida como Liga da Reforma usou diversas vezes o Speaker's Corner para fazer discursos.
As autoridades britânicas reprimiram diversas vezes discursos no Speaker's Corner durante o século XIX. Mas em 1872 a força do movimento democrático fez com que o governo permitisse os discursos.
Em 2003, as autoridades impediram um evento no Speaker's Corner para protestar contra a Guerra do Iraque.

FILMEI ALGUNS TRECHOS DOS DISCURSOS. VEJAM SÓ QUE BATE-BOCA QUE É!
video

Nenhum comentário: