Pular para o conteúdo principal

Londres - SPEAKER'S CORNER

O Speaker`s Corner fica no Hyde Park, em Londres, perto do Marble Arch. É um lugar onde qualquer pessoa pode falar sobre o que quiser. Já foi frequentado por Karl Marx, Vladimir Lênin, George Orwell e William Morris.
Pode-se criticar qualquer um, com exceção da Família Real e do governo inglês, sem temer problemas legais. Para discursar, o orador tem de estar sobre um caixote ou tablado pois, segundo a tradição britânica, o orador não pode estar sobre solo inglês, ou seja, se o orador não estiver pisando em solo inglês ele estará isento das leis e tradições britânicas.
Eu fui num domingo muito frio mas minha amiga iraniana disse que no verão é movimentadíssimo. Ela passa o dia, senta na grama, toma sol, faz pic-nic e ainda ouve os discursos. Tem gente falando sério e também muito “maluco beleza”.
O primeiro grande protesto realizado no Speaker's Corner aconteceu em 1855. O protesto foi descrito por Karl Marx como o início da revolução inglesa. Em 1866, a organização conhecida como Liga da Reforma usou diversas vezes o Speaker's Corner para fazer discursos.
As autoridades britânicas reprimiram diversas vezes discursos no Speaker's Corner durante o século XIX. Mas em 1872 a força do movimento democrático fez com que o governo permitisse os discursos.
Em 2003, as autoridades impediram um evento no Speaker's Corner para protestar contra a Guerra do Iraque.

Eu fiz um vídeo mas não consigo baixar nessa plataforma. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount