Virginia Costa

segunda-feira, 23 de março de 2009

Ribeirão Preto - Mercadão Central

Nessa minha temporada em Ribeirão Preto fui diversas vezes ao Mercado Municipal
A história dele começou de fato em 1899. Em 1958, o Prefeito Costábile Romano inaugurou o prédio que conhecemos hoje, 16 anos após um incêndio e conseqüente desativação. Este novo prédio, totalmente diferente do anterior,foi projetado pelo engenheiro Jaime Zeiger, com arquitetura inovadora para a época.
Existe um mural de pastilhas feito pelo artista Bassano Vaccarini no exterior do prédio, voltado para a rua São Sebastião. Se eu não fosse uma "firangi estrangeira" aqui eu pediria pro pessoal dar uma boa lavada no mural de pastilhas.
Tem 152 boxes diversificados nos 4.150 metros quadrados de área construída. Tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) em 1993 como Patrimônio Histórico.
Foto de Sandro Monteneri

Comprei macadâmia sem a casca por R$ 28,00 o kilo. Com casca sai a R$ 7,00 Onde moro tudo isso custaria bem mais.

abaixo Foto de Sandro Monteneri

Foto de Sandro Monteneri


O queijo de nozinho defumado comprei hoje por R$ 12,00 o kilo. É ótimo. Chanclish por R$ 1,50.
(Será que é assim mesmo que se escreve ? )

A Banca do Baiano (Box 79-80) é minha preferida. A foto é de noz macadamia e jatobá. Agora fiquei na dúvida se é esse mesmo o nome disso. Parece aquela "coisa-fruta" que minhas amigas comiam antes da aula no Grupo Escolar e ficavam com os dentes sujos. Tetê deve lembrar, vou perguntar pra ela.


Enfim, só na Banca do Baiano ( Daniel) tem pedras, panela de barro, colher de pau, espeto de bambu, bolsa de palha, alça de bolsa, chapéus, baús, berrante, cabaça (comprei), peneira, sementes, jogo americano,bucha vegetal,cestas,gamelas,balaios,cortinas, pilão,redes, colares, brincos, ervas medicinais, guirlandas (não resisti) e mini chapéus de palha (comprei também!)



As mini cabacinhas, já cortadas e envernizadas, comprei por R$ 1,50 cada. Fica bonitinho pra deixar no saleiro da cozinha. As bolinhas verdes são jurubebas.

Um comentário:

SUELI HELENA disse...

Virginia, desculpa a liberdade de deixar-te essa mensagem, mas gostaria de lhe perguntar se você sabe, no mercado municipal, em que loja eu encontro mini chapéu de palha para decoração de festa.
Aguardo seu retorno.
Obrigada.
shcferreira@gmail.com