Virginia Costa

domingo, 22 de março de 2009

Shabby Chic

O conceito "shabby chic" está mais para um estilo de vida do que para um estilo específico de decoração. Lembra um pouco o cottage decor e o French country
A propósito, não sou decoradora, só uma simpatizante e curiosa.
A palavra "shabby" passa uma ideia de que o objeto mostra sinais de uso e esse estilo geralmente aproveita aquelas coisinhas que a gente já tinha, que foi da avó ou que achou na feira de antiguidades e coloca uma roupinha nova. Daí um bauzinho, por exemplo, vira uma mesinha de café, mais harmonioso e funcional mas ainda com sinais de desgaste, pero no mucho.
Rachel Ashwell é, digamos, a mãe desse estilo e criadora da marca Shabby Chic. Ela abriu uma loja em Santa Monica, CA em 1989 com diversos móveis garimpados em mercados e também seus tecidos para capas de móveis e almofadas, laváveis e com desenhos originais dela. Os amigos gostaram, divulgaram, ela escreveu livros e daí pra TV foi um pulo.

Nos seus ambientes crianças podem circular a vontade e as visitas podem colocar suas xícaras de café em cima dos móveis. É um casamento do conforto com a beleza. Um casamento da sua herança britânica (ela nasceu e foi criada na Inglaterra)com o estilo de vida californiano.
Como em todos os estilos, cuidado com os exageros!
Muitos tons pastéis e branco, florais e rendas

2 comentários:

Adinoela disse...

Estou muito contente por encontrar este texto tão exclarecedor sobre o termo cottage.
Amanhã darei uma aula sobre isto e não conseguia achar palavras para definir o termo e aqui achei até a diferença entre os estilos que são tão parecidos.
parabéns!

Anônimo disse...

sOU APAIXONADA PELO ESTILO DE VIVER E MORAR sHABY CHIC, PELO FATO DELE VALORIZAR OBJETOS SIMPLES, QUE ERAM PASSADOS DESAPERCEBIDOS. o SHABY UNE COISAS SIMPLES E CHIC NUM AMBIENTE CLARO E ROMANTICO.