Virginia Costa

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Architecture- Zaha Hadid

Quase me arrependi quando resolvi falar um pouco dessa arquiteta incrível. Li muito sobre cada obra dela e sobre os projetos e premios. Tentei resumir mas achei impossível. Vou contar um pouco, se gostarem do estilo ou do assunto tem ziritrilhões de imagens e artigos sobre ela na internet.
Zaha Hadid nasceu em 1950 em Bagda, Iraque. Formou-se em matemática na American University of Beirut antes de se mudar para Londres para estudar na Architectural Association School of Architecture.
Depois de formada ela trabalhou com seus ex professores, Rem Koolhaas e Elia Zenghelis no Office for Metropolitan Architecture e em 1977 tornou-se sócia deles.
Foi através de Koolhaas que ela conheceu o engenheiro Peter Rice. Num tempo em que seu trabalho parecia difícil de construir, Peter a apoiou e encorajou daí pra frente .
Em 1980 ela montou seu próprio escritório em Londres, hoje com 250 funcionários. Lecionou em várias escolas e universidades e atualmente leciona na University of Applied Arts Vienna.
Ela venceu inúmeros concursos internacionais e em 2004 foi a primeira mulher a receber o Pritzker Architecture Prize, o equivalente a um prêmio Nobel da arquitetura.
Em 2006 teve a honra de uma retrospectiva de seu trabalho no Guggenheim Museum de Nova York.
Em 2008 ficou no 69º lugar na lista da Forbes das “ 100 Mulheres Mais Poderosas”

Abaixo é a Millenium Dome e dentro ela fez um ambiente chamado Mind Zone. Aliás, foi neste lugar aí que eu vi o show do Elton John.
Vilnius Guggenheim Hermitage Museum será um museu de arte na cidade de Vilnius, capital da Lituania. Em Abril de 2008 um juri internacional escolheu Zaha Hadid como vencedora do concurso internacional de design para o museu que está previsto para abrir em 2011 . Olha que projeto arrojado!

MEDITERRANEAN MUSEUM OF NURAGIC AND CONTEMPORARY ART,
2007 ; CAGLIARI, SARDENHA, ITÁLIA
Localizado na frente do mar de Sant´Elia, com a assinatura da sublime e ousada Zaha Hadid, desta vez, em articulada parceria com o não menos famoso Patrick Schumacher.
Combina a Natureza e a Cultura e tem uma forma que parece um recife de corais . Visto do ar, exibe seus “seculares vitrais”, em forma de crateras vulcânicas. Uma homenagem à cultura e civilização nurágicas, florescentes na Sardenha entre os séculos VIII a V a.C.
Chanel com certeza aprovaria esta ultima aventura de Karl Lagerfeld. Ele escolheu Zaha Hadid como arquiteta e mais 20 artistas de todo o mundo para uma Exposição de Arte Móvel. Os artistas deverão fazer trabalhos baseados nas bolsas icones da Chanel. Primeiro os 20 irão fazer um tour pelo apartamento dela em Paris e também conhecerão as oficinas em Verneil, onde as bolsas são feitas a mão.
As interpretações serão muito variadas. Stephen Shore e Sylvie Fleury dois dos artistas escolhidos. Este container vai viajar de Hong Kong para Tokyo, New York, Los Angeles, London, Moscou e Paris por dois anos. Este é o container de arte movel da Chanel.
Bergisel é um morro (746m)que fica ao sul de Innsbruck, Austria, no lugar onde o rio Sill encontra o Vale Inn.
O lugar antigamente era usado para cremações e muito antes, como um área de habitação durante a Era do gelo. Em 1809, Bergisel presenciou as 4 Batalhas de Bergisel sob o comando de Andreas Hofer, um lutador pela liberdade. Em 1892 foi Eregido um monumento a ele para comemorar as batalhas.
Desde 1952 Innsbruck tem hospedado uma fase do Four Hills Tournament. O Bergiselschanze foi construído com concreto para as Olimpíadas de Inverno de 1964 para substituir uma rampa menor e mais velha. Foi usada também na Olimpíada de Inverno de 1976.
Em 2003, uma nova rampa foi inaugurada por Zaha já que a antiga não estava mais de acordo com as exigências atuais de salto em esqui.
Os trens e uma autoestrada passam por baixo da Bergisel pelos túneis. Na base tem uma área de recreação, a Sill Gorge

O London Aquatics Centre é um centro fechado com 2 piscinas de 50 m e uma de 25 m para saltos. Ele será um dos principais locais da London 2012 Summer Olympics. O design é de Zaha. Fica no Parque Olímpico em Stratford, em East London. Sua arquitetura distinta e seu telhado curvo serão os primeiros lugares que os visitantes verão assim que entrarem no Parque Olímpico. Fica perto do Estádio Olímpico.
Ela também desenhou este carro o Z- Car e esta cozinha, além de lustres e outros.

2 comentários:

cassiano disse...

parabéns pelo blog!!
adoro as dicas de arquitetura e decoração!
bjs,
cassiano

Anônimo disse...

Adorei a Zaha, incrível mesmo!
Seu blog é muito interessante e me ajudou muito ;)