Virginia Costa

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Chandeliers

The Sultan Qaboos Grand Mosque in Muscat
Uma das minhas frustrações é não ter uma casa com pé direito alto o suficiente para ter um lustre daqueles imponentes. Vou mostrar alguns que me encantam.
Este eu vi em Camden Town, Londres e adorei. Foi difícil fotografá-lo no meio daquele mar de gente punk. Curioso é que ele não tem nada a ver com o lugar porissso me chamou a atenção.
Visitei o Victoria and Albert Museum e fotografei o incrível lustre que está na entrada. Ele é do Dale Chihuly. Tem um post só sobre ele no dia 19 de Fevereiro.
É absurdamente lindo, enorme, uma coisa etérea e concreta ao mesmo tempo.
O museu tem 17 kms de galerias, impossível ver tudo. Fui direto na galeria sobre vidros para tentar achar outros trabalhos deste artista. Ele já fez exposições por lá ,mas no museu hoje existem poucas peças dele. Adorei esta abaixo. Os trabalhos de Chihuly estão em mais de 170 museus pelo mundo inclusive no Metropolitan Museum of Art em New York e no Louvre. É considerado o “Tiffany do vidro contemporâneo”.Este é um outro lustre que tem lá, o Swarm Chandelier. Não sei se a palavra certa é lustre.
O Swarm chandelier é um design de Zaha Hadid, uma das arquitetas mais conceituadas atualmente. Os prédios que ela “inventa” são extraordinários, com formas esculturais que ultrapassam os limites da tecnologia e da engenharia. Assim como seus prédios o Swarm tem uma forma orgânica abstrata. Tem um post só sobre ela no dia 16 de Abril.
A forma sugere um instante de uma explosão, com os fragmentos saindo do centro para fora ou quem sabe, o contrário, os cristais do enxame são como partículas que se atraem magneticamente de fora para dentro. Os cristais poderiam ser também um bando de pássaros ou insetos que se comportam como um entidade unida, movendo-se juntos como uma única forma orgânica mutante. A arquiteta não especificou suas intenções mas a idéia da energia que flui direcionando a forma do objeto conecta todas essas idéias. Isto ela expressa também na forma das suas construções.
Este Também é da Zaha Hadid, ele muda de cor.
by Dominik Bromley
A Medusa ,de Géraldine Gonzalez
Beautiful amazing chandelier sculpture by Kirsten Hassefeld
Tem um outro post sobre lustres incríveis feitos com sucata e outros materiais surpreendentes no dia 15 de Fevereiro

Nenhum comentário: