Virginia Costa

sexta-feira, 29 de maio de 2009

São Francisco Xavier

Passei uma tarde em São Francisco Xavier, pertinho uns 55 km de São José dos Campos. Este distrito de SJC era antes um pouso de tropeiros que vinham de Minas Gerais pra vender produtos em SJC. A estrada pra chegar é daquelas cheias de curvas, a cidade tem ainda aquela carinha de interior e atualmente está naquele ponto gostoso quando ainda não perdeu suas características mas ao mesmo tempo oferece umas "frescurinhas" de cidade grande.
O Festival da Mantiqueira - Diálogos com a Literatura começa hoje, 29, com a participação de 30 autores, entre eles Luis Fernando Veríssimo, Ignácio de Loyola Brandão, Menalton Braff, Luiz Alfredo Garcia-Roza e Cristóvão Tezza, além do português Miguel Sousa Tavares. Vai até domingo. As pousadas estão cheias e os visitantes terão acesso gratuito a uma variada programação para todas as idades. Informações:http://www.cultura.sp.gov.br/

Luminárias a venda na Estalagem Alpina, uma loja de artesanato que fica na praça, bem no centro. Lá tem também os sabonetes e cremes deliciosos da Tiê. A direita, umas sacolas que vi lá que achei super bem feitas, bonitas e resistentes. São feitas com embalagens de produtos. E atrás das sacolas, uma luminária linda da Márcia Rita. Ela, na minha opinião, é a melhor mosaicista que conheço.
Uma cesta toda de macela (ou carrapichinho-de-agulha, camomila nacional ), aquela cheirosa que é usada em travesseiros, principalmente no Rio Grande do Sul. Lá, estes travesseiros são usados em bercinhos por que acredita-se que tenham um efeito calmante para os bebes. Também quero!!! No fim, acabei comprando umas conservas de shitake, uma outra especialidade local.
Saindo do centrinho, fomos até o bairro do Machado, na " Bruxinhas do Mato". Uma casinha num lugar privilegiado. Apesar da chuvinha fina, dava ver a exuberância das montanhas. Imagine tudo isso num dia de sol! E olha essa varandinha, piso de "vermelhão", canteiros de ervas por todos os lados, chazinho de hortelã... já fui diminuindo o ritmo, relaxando.
Ao lado, esta casinha de madeira e dentro dela, os banhos relaxantes de imersão. Normalmente, depois de um agendamento, você chega e a banheira cheirosa está com pétalas de flores. Você fica lá "de molho" na água quentinha com esta vista linda. Sai dalí pra receber uma massagem. Ruim né ?
E dentro da casa...os vidros com os óleos essenciais com nomes convidativos como "Banho de Limpeza Energética", " Banho para Dores Musculares" , " Banho Prosperidade". A proprietária, Adriana, é muito caprichosa com os detalhes. Todas as cortinas tem uma vassoura. A sala de massagens dá vontade de ficar pra sempre. Pense numa coisa zen, cheirosa, colorida. Os aromas são dos sabonetes, velas e sais de banho fabricados por ela com produtos dos canteiros que ela mesma cuida. Já voltei com uma muda de capim cidreira que estava querendo.
De volta pra cidade, esta loja é um charme, só tem coisas bonitas e ainda tem esta vista linda nos fundos. Chama-se Amantiquira e fica no Largo São Sebastião 47
A Mantinquira -( 012)3926-1886

http://www.saofranciscoxavier.org.br/

Um comentário:

Juliana disse...

Virginia que lugar lindo, transmite tanta paz....