Virginia Costa

sexta-feira, 19 de junho de 2009

FESTA JUNINA!!! Oba!!!!!

Acho a Festa Junina uma das mais simpáticas que existem. Sou do interior de São Paulo e esta festa me faz sentir em casa. Embora esta tradição tenha uma carinha tão brasileira, muitos elementos vieram de outros países. A quadrilha (“quadrille”), por exemplo, veio das missões francesas. É uma dança de pares, característica dos casamentos da França na Idade Média. Os fogos vieram dos chineses. A dança-de-fitas é originária de Portugal e da Espanha. Adoro tudo, as bandeirinhas, os santos e estandartes, as barracas e comidinhas, o casamento, as quadrilhas, a fogueira, o pau de sebo, as simpatias e e a emoção de receber um correio elegante.
O convite da direita foi feito pela Dual Vision Design para um festa junina com a caricatura de cada um dos convidados.
Tudo isto fez parte da minha infância. Uma das minhas frustrações é que minha mãe não me deixava dançar quadrilha na escola por que era "com menino". Daí a mãe da Tetê também não deixou. Imaginem nossa frustração, todos os anos. Por outro lado, mais tarde nos realizamos em nossas filhas, colocando nelas tudo que tinham direito, rouge, sardinhas, rendinhas, chapéu, trançinha de mentira. Todos os anos, tudo muito bem registrado em fotos e videos.
É o legal é ver passar de mãe para filha. Um exemplo disso é a lindinha Maya, filha da Barbara Mendes (super mega cantora) , que é filha da minha amiga Marisa Rossi. É esta bonequinha na foto abaixo. E se Deus permitir vou colocar aqui um dia uma foto da minha netinha vestida de caipira!
Uma das minhas filhas nasceu 30 de Junho. Continua adorando a "Festa Da Junina", como dizia. Seus aniversários, é claro, foram todos de acordo com a época. Embaixo, alguns convites que vi na net.

Aqui no Vale o que eu mais gosto é do bolinho caipira . Existem várias receitas na net. É simples e barato, feito com farinha de milho e recheio de carne moída.
Ana Maria Braga recentemente fez vários programas sobre esta festa que foram ótimos, com muitas dicas de decoração e receitas.

Um comentário:

Polimorphia disse...

Adorei seu post! Como moro fora do Brasil, foi bom relembrar tudo que mais gostava das festas juninas!