Virginia Costa

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Festa São João de Caçapava

Agora foi o final da temporada das Festas Juninas! Fui a várias, mas duas delas em especial eu adorei. Esta, a de Caçapava foi uma surpresa pelo "tamanho" e capricho na decoração. Esta bonitona de boné é a amiga que me convidou. Ela trabalhou duro numa das barracas e participou ativamente da decoração da mesma. Abaixo, o marido, responsável pelo delicioso churrasquinho. Tinha também um sanduiche de pernil inesquecível. Na verdade, eu mais admirei, tirei fotos e experimentei as coisas do que trabalhei. A parede com os chapéus com flores e outros detalhes ela que fez.
Eu estive lá no dia do encerramento. Esta festa tem mais de 80 anos de tradição. É uma homenagem a São João Batista, o padroeiro de Caçapava. O objetivo é também incentivar e valorizar as tradições culturais da região, promovendo uma espécie de intercâmbio cultural entre os municípios. Tem de tudo, shows com representativos grupos de música raiz do Vale do Paraíba, quadrilhas, cortejo de carros de boi enfeitados, brincadeiras como o pau-de-sebo, barracas de comidas típicas e este ano teve a procissão do mastro de São João Batista .
Olhem só a variedade de flores feitas a mão!
Tem um concurso para incentivar o pessoal a decorar as barracas. O prêmio é de R$ 3 mil.
Difícil escolher qual a mais enfeitada.
Muitas flores de palha, de tecido, de papel crepon, fuxicos, peneiras, palha de milho, chapéus de palha.
Tudo feito com muito capricho. Veja esses bonequinhos que arrematam a cortina sobre o balcão!Macacão de tecido, pernas e mãos de palha de milho. Eu sei muito bem o trabalho que dá fazer um por um!
As moças da esquerda estavam fazendo tapioca. Na da direita nem reparei o que cozinhavam por que me distraí com o armário dos fundos arrematado na vertical com fuxicos, com lampiões,galinhazinhas e com a parede forrada de tecido bem colorido.
Trem da Viração e Sergio Reis também se apresentaram num dos dias mas eu, que não sou tolinha nem nada, fui no dia do show do Almir Sater. Este dispensa comentários mas não resisto, super compositor, uma simpatia, excelente músico e pra completar continua bonitão e ouvi-lo me dá uma saudade de Campo Grande...
E a outra surpresa agradável foi a festa junina na casa deste casal super simpático e animado aí a direita. Pena que a pilha da máquina acabou e não deu pra tirar fotos da decoração com tanto capricho e criatividade feita pela própria Adriana. A comida estava deliciosa! Entre outras delícias, a melhor vaca atolada que já experimentei e também bolinho caipira fritinho na hora. Pra completar muita música e cantoria.

Nenhum comentário: