Virginia Costa

sábado, 17 de outubro de 2009

Folha de Bananeira na Culinária

Sempre me interessei pela versatilidade da folha de bananeira. Hoje vou mostrar só a sua aplicação na culinária. Fica tudo mais bonito, exótico.Abaixo é frango enrolado na folha de bananeira e molho agridoce. Minha irmã fotografou na Tailândia.
Também visto por ela lá mesmo, docinho de coco. Simples e genial!
Ainda na Tailândia, diversos tipos de arroz, com acafrão, espinafre, leite de coco. O azul é de uma flor. Não ficou lindo? Comidinhas em Chiang Mai, Tailândia. O espetinho ela não se lembra do que era.Ao lado, Chu Chii Pla (peixe assado na folha de bananeira com creme de coco e um toque de curry vermelho) Carne de vaca enroladinha na bendita folha, Tailândia.
Estas imagens não me lembro onde vi. Gostei do formato de barquinho. Em Salvador, na Feira de São Joaquim, as folhas são vendidas assim, já cortadas em quadrados. Ao lado o joão-deitado, feito com mandioca, açúcar, manteiga, ovos e queijo canastra. O sabor é de uma pamonha doce.
Uma produtora rural e o seu doce de leite enrolado na folha de bananeira (Viagem e Sabor)e ao lado, broinha na folha de bananeira, também chamada de pau a pique.(foto de Dulce Horta)
Doce de arroz recheado com queijo e cupuaçu em folha de bananeira de Simone Gomes e ao lado, pescada amarela na folha de bananeira e pirão numa criação de Ana Luiza Trajano. www.gulaedicaoeletronica.com.br

A comida, embrulhadinha assim, no capricho, fica ou não fica irresistível ?

Um comentário:

Ellisa Duarte Teixeira disse...

Nossa, adorei essas fotos - fiquei com água na boca! Tenho uma receita de broa de pau-a-pique, fiquei animada de testar!!!
Abraço e sucesso!