Pular para o conteúdo principal

Tiradentes & Surrounding Area - Handcraft

Oficina do Fabio- O danadinho do moço faz luminárias e objetos decorativos com tampinhas de garrafas! Não resisti e comprei esta luminária sereia. Rua São Bento 372. Bichinho, MG.
Adorei o colorido destas pipas e estandartes. Algumas pipas são luminárias. A loja se chama Anjos Astrais. Uma das que tem a fachada mais bonitinha em Bichinho. Eles, inclusive tem uma pousada ali mesmo muito lindinha.Em Bichinho, ou Tiradentes, a região de comércio é muito pequena e não tem como deixar de ver alguma coisa.Reparem só no colorido !!! Não é encantador ?
Loja Ponto e Nó - A lojinha da Carmen fica nos fundos da casa dela. Nesta, te juro, eu enlouqueci, queria tudo. Me controlei, comprei algumas coisinhas moderadamente.  Daí voltamos lá no outro dia e “derramamos o caminhão de mixirica”. Estávamos em quatro. Compramos almofadas,jogos americanos, aventais, panos de prato, tudo com detalhes de fuxico. Tinha também crochê e colchas de retalho em chitão. 
A colcha de retalho eu comprei, entre outras cositas, rsrsrs. Consegui achar três desculpas para comprá-la : serve de colcha, de capa de sofá e de toalha de mesa. Pronto! Tô desculpada!.A Carmen, hoje em dia, terceirizou e tem 25 bordadeiras. A loja é simples, a filha, muito simpática, ajuda a atender. Por lá já passou muita gente importante. Ela até mostra o álbum de fotos para comprovar.Só cheguei até lá por que a Tetê conhecia. Como turista, não teria achado a edícula. Daí perguntei para a Carmen por que ela não abria uma loja na “avenida”. Acredite se quiser, ela disse que já fez isto e que na tal loja nova não vendeu uma peça sequer, encalhava tudo. Daí voltou para a edícula e o movimento voltou. Não é muito estranho? Coisas do Feng Shui? Energia incompatível com ela? Inveja ?   Vai entender....
A luminária feita de latas, com a forma de um vestido rendado comprei na Oficina de Agosto. Esta oficina , cujo responsável e idealizador é o Toti, merece uma postagem especial que farei mais tarde. 
O casal de pavões (nuns tons que me lembraram o mar do Caribe) eu comprei diretamente do artista, Antonio, na casa dele. Tetê sabe tudo!
Villa Adobe. Outra lojinha incrível. Na verdade, é um anexo à Pousada com o mesmo nome. Fica a 5 minutos do Centro Histórico de Tiradentes. Quem cuida da loja é o filho simpático e criativo da Maity. Todos os bordados são criados por êle. Uma ótima sugestão para quem gosta de peças muito finas para enxoval. Tem também biscoitos de polvilho deliciosos, daqueles “honestos” e outras peças muito requintadas  em estampas  de decoração.  
 Antiquário Nobre Decadência. Fica perto da Matriz. As fotos são da Tetê que esteve lá e amou a réplica de uma cozinha de antigamente montada lá.
Atelier Thereza Oliveira. Esta artista faz delicados trabalhos com conchas em tons cuidadosamente escolhidos. Adorei a fachada !
Cuia Brasil. Imperdível. É uma verdadeira mostra do talento de diversos artistas. A cerâmica da foto é a Saramenha, trazida para o Brasil no século XIX. Ornamentou as casas das tradicionais famílias mineiras, substituindo as caras e raras louças européias. Foi considerada extinta até que se encontrou, em Ouro Branco, o último artesão: Mestre Bitinho, que faleceu em 1998. Antes, porém, ensinou a técnica a um discípulo jovem e talentoso (Leonardo), que vem resgatando esta arte de incalculável valor histórico.
 Os delicados mini oratórios feitos em caixas de fósforo são de Maria Alice Braga, artista plástica mineira. Seus primeiros trabalhos foram feitos para o Museu do Oratório de Ouro Preto.
Brasileirinho  Uma loja grande que fica um pouco antes de chegar em Tiradentes. Tem uma ótima seleção de artesanato de Minas, Pernambuco, Alagoas e Santa Catarina. Av. Governador Isael Pinheiro 555-
Demóstenes Vargas.  Na verdade, os bordados são feitos em conjunto pela família dêle (a mãe e cinco filhos, um deles é o Demóstenes). A foto não faz justiça. São lindos, delicados, coloridos. Uma verdadeira pintura em linhas coloridas que hoje ilustram vários livros. Você pode ver o trabalho dêle no Cuia Brasil.

Comentários

manumitre disse…
Amei os pavões... e que viagem gostosa, hein? Meu sonho de consumo é viver por aí viajando pelo mundo garimpando coisas bacanas. Muito legal!
Space Festas disse…
Muito legal tudo isso aqui, vou linkar seu blog Quero acompanhar suas novidades!
Bjs
Eliana disse…
Virgínia, que gostoso navegar no seu blog! Parabens. Por gentileza, poderia enviar-me o endereço da lojinha da Carmem Ponto e Nó? Obrigada e um abraço. elurdes@terra.com.br
Stella Jaques disse…
Boa tarde Virginia! Estou pesquisando sobre nossa loja na internet e fiquei muito contente em ver nosso trabalho em um post seu. A loja das luminárias de pipas se chama Anjos Astrais e temos também uma pousada lá e uma em tiradentes. Nosso site é www.anjosastrais.wordpress.com
Espero que você nos visite um dia desses.

Abraço Stella Jaques
Pousada e Loja Anjos Astrais
Flora Maria disse…
A sempre maravilhosa Tiradentes ! Estive lá em setembro, mas não vi tudo que v. colocou aqui.Lugares lindos !
Já fiquei na Pousada Anjos Astrais várias vezes, em Tiradentes, e visitei a de Bichinho.

Beijo
Unknown disse…
Amei tudo. 👍

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount