Virginia Costa

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Campinas- Repúblicas

Você já se formou?Pegou seu diploma ? Lembra da Colação de Grau? Eu já tinha me esquecido de tudo. Daí meu filho se formou recentemente em Campinas. Durante o tempo de estudo ele morou em 6 repúblicas. Conheci quase todas e mais algumas. Cada vez que eu o visitava eu sentia um aperto no coração vendo "aqueles " lugares , aquela bagunça,enfim, voltava com o coração partido.
Desta vez foi diferente. Fui para a Colação de Grau dele. De cara, no campus vi esta cena dos calouros, a "dança do  elefantinho", os coitados dos calouros tiveram que desfilar por lá nesta posição. Tudo bem, os pais estavam   lá fotografando, foi uma brincadeirinha sem maiores consequências. Ao lado, o "Final" desta novela, anos depois, o solene juramento,. Muito legal. Final feliz.
O começo e o fim.
Entre uma cena e outra.....
Daí fui conhecer mais uma república. A primeira coisa que se vê em qualquer das repúblicas é anúncio de cerveja, travessas com pipoca, muitos freezers e mesa de bilhar. Em segundo lugar vem, montes de roupas amontoadas em cantos esperando pelo dono, muitos sofás de dois lugares  num mesmo ambiente em péssimo estado e instrumentos musicais. Acho que todas as mães despejam lá os sofás que não querem mais.


A maioria das repúblicas fica no bairro de Barão Geraldo, perto da Unicamp. São casas boas, grandes, a maioria com piscinas e muitos quartos. Da rua dá pra saber qual casa é república e qual não é pelo jardim. Se tem um matagal, é república. 
Mas o motivo desta postagem é esta república aí que conheci por último. A "Paidabartira". Primeiro, preste bem atenção no nome. Segundo, repare na decoração, na criatividade,  e no "investimento" que os meninos fizeram na divulgação do seu cantinho. Eles pintaram o teto certinho todo quadriculado, que bate certinho com a lajota do piso, fizeram um mural combinando, onde colocaram as fotos deles fazendo os planos para a obra.O mural tem luminária e tudo. E daí tem a galeria de fotos. Cada apelido....Oreia, Jaca, Pança, Parede, Ximpa, Salsicha, Jow, Jabuta, China, Caxa. Led. Enfim, seu filho nesta comunidade é um outro personagem. O apelido do meu filho é Rufus. Vai saber por que...Ninguém merece.


Eles organizam anualmente uma festa do "Bafômetro" super famosa, acabam ganhando concursos de marca de cerveja e mil brindes que acabam decorando a casa e facilitando a vida deles. Daí você pensa que isto não vai prestar, que ninguém vai conseguir se formar com tanta festa. Mas no fim da tudo certo. Abaixo a criatividade dos cartazes espalhados pela casa e os anúncios das festas que eles promovem.

Na "Paidabartira", quem viaja traz sempre um "recuerdo" para o acervo.
Alumas regras tem que ser respeitadas.

Recados tem pra todo lado, na mesa de bilhar, no azulejo da cozinha.
E aí os freezers que são marca registrada, os cacos de vidro, os brindes que ganham, a piscina

Pois é, a minha primeira impressão é de choque, já a segunda é de inveja. Verdade, me bate uma saudade deste tempo quando a gente tinha certeza de que tudo daria certo. Saudade do descompromisso com a "ordem".Época em que verdadeiros vínculos se formam. Se uns e outros descambam, acredito que não seja pelo fato de terem morado numa república.
Aliás, diga-se de passagem, eu nunca morei numa república, morei num pensionato de freiras muito chato que fechava as portas as 23 hs e abria as 6 hs.  Agora, que meu filho se formou, encerrei este capítulo de uma forma bem resolvida, eu acho. Uma filha minha também já morou numa república que achei um horror de bagunça e em seguida se mudou e foi morar com o namorado e um amigo . Fui visitá-la e não acreditei no capricho e na ordem que vi. Tudo impecável daí pra frente até hoje.  Acredite se quiser. Não se desespere. Eles mudam sim, amadurecem e também não gostam de bagunça, é só uma fase.

4 comentários:

[ atelier encantado ] disse...

Olá, Virginia. Eu sou Sónia . Obrigada :****

Rodrigo disse...

Olá, Virginia!

Acabei chegando sem querer ao seu post, mas devo dizer que foi emocionante! Eu sou o "Jaca", um dos "personagens" que citou em seu texto! Morava na Paidabartira desde sua fundação, em 2007, mas hoje estou na França, em um intercâmbio (portanto, ainda volto pra lá!). Queria agradecer principalmente pelo reconhecimento espontâneo de todo o esforço que temos pra fazer da PDBT uma república diferente, onde nos sentimos como parte de uma família! E claro, fica aqui o convite pra voltar quando quiser! Talvez o churrasco de famílias que acontece todo ano seja uma ótima oportunidade!
Aproveito também para deixar meus parabéns pelos seus trabalhos! Incríveis! =D

Um abraço,

"Jaca" (Rodrigo)

DICAS FANTASTIC disse...

Olá Virginia, sou mãe de um dos rapazes da República, o Josadarck Coutinho. Tive a mesmíssima sensação que você quando estive lá..mas, realmente, ficou só na impressão..pois eles superam na capacidade que tem de reunir os amigos e amigos dos amigos..sabe lá o que é nos dias de hoje conseguir reunir ao seu redor pessoas, dar risada, se divertir?? Eles ainda conseguem fazer trabalhos comunitários!! Isso é maravilhoso, vindo de jovens onde estão sendo formados a personalidade, o caráter,a responsabilidade, além de outras tantas coisas importantíssimas para a formação de seres humanos especiais, como essa turma.
Sou fã do PDBT!!!

Beijos.

Cely Garcia

Anônimo disse...

Lmbra da Corrida Maluca?

Tinha um personagem, Rufus, o Lenhador. (Imagem aqui) http://www.sitedocachorro.com.br/fama/muttley/10.gif

A primeira vez que vi seu filho ele estava vestindo uma toca e uma camisa quadriculada igual a do desenho. E o apelido pegou, rs.