Virginia Costa

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

London -Bonfire Night

Estava em casa sossegada e de repente escuto e vejo fogos de artificio por todos os bairros. Tá bom, deve ser a tal Bonfire Night. Só então percebi que não sabia o porque de toda esta comemoração. Nada que o Google não saiba.
 Em 1605, 13 homens católicos, entre eles Guy Fawkes, resolveram explodir a Houses of Parliament com o King James I junto bem no dia da abertura, 5 de Novembro. Colocaram então nos porões da House of Lords 36 barris de pólvora. Este complô se chamou Gunpowder Plot.
Com o tempo, alguns do grupo ficaram na duvida se queriam mesmo participar pois perceberam que muitos inocentes iriam morrer também. Um deles, inclusive, escreveu uma carta para um amigo avisando-o para ficar longe da House of Parliaments no dia 5.  
Esta carta foi parar nas mãos do rei.
Conclusão, Guy Fawkes foi pego com a mão na massa, ou seja, na pólvora, lá no porão e foi executado.
Há 400 anos os fogos de artifícios enfeitam os céus da Inglaterra  no dia 5 de Novembro para comemorar o complô que fracassou, a sobrevivência do King. Para matar de novo o pobre Guy Fawkes fazem bonecos dele para queimar na fogueira. 
Na visita anual da rainha ao Parlamento, desde que houve o  Gunpower Plot, antes da abertura, um oficial de alta patente da Guarda Real faz uma vistoria nos porões do Palácio de Westminster. Ele sabe que não vai encontrar nenhum barril de pólvora. Os ingleses adoram manter as tradições.
Enquanto isso, lá fora, os fogos ainda não pararam. 


Nenhum comentário: