Pular para o conteúdo principal

Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida

Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida  está muito bem  preparado para receber os quase 10,5 milhões de peregrinos de todas as partes do Brasil que para lá vão agradecer, rezar e pedir a intercessão de Nossa Senhora Aparecida.
Estive lá recentemente e fiquei emocionada e surpresa com as melhorias que foram realizadas. Os arcos com os apóstolos,por exemplo, eu não conhecia.Achei lindo.
 A Basílica em si é muito alta, em forma de cruz, com várias capelas onde acontecem missas com frequência. Embora imponente pelo tamanho, com vitrais e mosaicos lindos, ela não parece rebuscada. Souberam fazer de uma forma que a gente fica à vontade e se sente acolhida para circular e orar. A energia positiva é "palpável".
 Escultura em madeira. 
 No centro desta coluna, embaixo, fica a Nossa Senhora. Dai a gente pode passar pertinho subindo uma rampa.Reparem na beleza das cores, nos vitrais.  
 O que a gente vê, estando na rampa.
 Um close do lindíssimo local onde ela fica.
Nossa Senhora Aparecida
 Reparem que tem uns peixinhos dourados ao redor.
Sala das Velas no Santuário Nacional
Acender uma vela pedindo pelas pessoas queridas faz parte da visita. 
Sala dos Milagres no Santuário Nacional
 A Sala das Promessas ou ‘Sala dos Milagres’, é o segundo lugar mais visitado pelos fiéis. Nesse espaço é possível conhecer um pouco sobre a força da fé dos devotos de Nossa Senhora Aparecida. Abriga uma exposição de ex-votos, maneira que o devoto encontra de tornar visível a ajuda espiritual que recebeu de Deus, através de seus santos. Ver a quantidade imensa de graças realizadas pela santa mais querida do Brasil me fez renovar a fé
 Reparem no teto forrado com fotos das pessoas que obtiveram graças! Tudo que vocês estão vendo são coisas que as pessoas  deixam lá em agradecimento. Mandam fazer placas, cartazes, deixam presentes, mantos bordados, capacetes de motos, quadros, antiguidades, absolutamente tudo, cada um com sua história de gratidão. Emocionante e comovente.
 A palavra “ex-voto” vem da expressão latina ‘ex-voto suscepto’, que significa ‘por um voto alcançado’, ‘por uma promessa feita’.  A Sala das Promessas recebe uma média mensal de doações de 19 mil ex-votos. Nos meses de outubro esse número chega a 30 mil. Cerca de 70 mil fotografias ornamentam a sala.
Fora a Basílica em si, existe um mundo de coisas e lugares para visitar e fazer lá mesmo. No site Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida vocês poderão ver mais detalhes.
Atualizando em 2023. Olhei aqui, não é possível que estive lá há 12 anos. Tem alguma coisa errada. Estive mais vezes lá. Devo ter deixado de ver alguma postagem minha, de qualquer forma, de lá para cá, fizeram muitas coisas por lá. Minha amiga comentou sobre um museu muito bonito que há no último andar, enfim, pretendo ir depois do carnaval para lá e vou atualizar tudo. PRECISO passar por lá. Tenho muito para agradecer e uns pedidos punks para fazer. Mas a minha Mãezinha me entende e nunca me decepciona. 

Comentários

Celia Vicentini disse…
Realmente Virgínia o lugar e muito bonito mesmo. E comovente ver as pessoas pedindo ou agradecendo com tanta Fe. BjCelia

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount