Virginia Costa

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Atenas - Athens

Não vou contar aqui sobre os monumentos historicos de Atenas pois isto tem em qualquer lugar. Aconselho a fazerem inicialmente um City Tour com guia e tudo, vale a pena. Vou contar sobre o que eu particularmente vi e gostei.Em resumo, Atenas é uma cidade muito linda, ve-se a historia em varios cantos da cidade e, principalmente e muito imponente, fica a imagem da Acropole com seus deuses, la no alto da colina, assistindo o progresso acontecer. Nossa incrivel guia, Helena, uma apaixonada pela cultura grega, não aceitou gorjeta no fim da excurção, voces acreditam? Ficamos desconcertados. Ela disse que ganhava muito bem. 
 Um programa imperdivel é ver a surpreendente troca da guarda diante da Tumba do Soldado Desconhecido, em frente ao Parlamento. Acontece de hora em hora.Eles fazem movimentos estranhos e usam um uniforme mais estranho ainda. O nosso motorista tentou com muito orgulho nos explicar num ingles duvidoso mas ficarei devendo maiores exclarecimentos. So me lembro que mencionou algum detalhe com pedrarias no uniforme, 400 pedras que significam cada ano que os gregos passaram subjugados pelos turcos.  
 Passear no bairro Plaka é muito interessante. Depois de ver a troca da guarda na Praca Sintagma, desca a Rua Ermou, de preferencia, pelas ruas paralelas. Voce encontrara mil lojinhas e restaurantes, um mercado das pulgas, mais excavaçoes e igrejas antigas. Nestas horas fico desorientada com medo de deixar de ver alguma coisa. Nos restaurantes servem basicamente as mesmas coisas, a salada grega com tomates maravilhosamente grandes e vermelhos, pepino e um pedaco honesto de queijo feta. O queijo feta é um produto grego tradicional que se faz misturando leite de cabra e de ovelha. Tem um gosto excepcional, Tem uma bonita cor branca e tem baixos níveis de gordura. A salada ja vem temperada e realmente vale a pena experimentar. 
 E so sentar e escolher o mais simpatico ou o mais movimentado. Eu geralmente reparo no prato que estão comendo na mesa ao lado
 Existem muitos antiquarios e algumas lojas especializadas em produtos locais como o Ouzo ( a "cachaça" deles) e  a mastilha, uma erva que so cresce numa ilha da Grécia e com a qual fazem varios produtos como licor, sabonetes etc, eu acabei comprando chicletes. Minha modesta opiniao sobre a mastilha: tem que experimentar mas ca entre nos, não cheira nem fede, com todo respeito. Sabor unico, sem duvida, mas da para viver sem. 
 As azeitonas, sempre presentes nos detalhes dos restaurantes, nas toalhas bordadas e outros. A guia nos contou que os vencedores das olimpiadas regionais ganhavam 29 toneladas de azeite de oliva em enormes toneis. Como era e continua sendo um produto valorizado, eles vendiam o premio ao poucos e garantiam o seu sustento.
 Eu, é claro, desorientei com tantas coisinhas bonitinhas para trazer de "recuerdo".O olho grego, ou turco, reza a lenda, protege contra energia negativa e traz sorte.O objeto é usado em rituais islamicos e foi adotado pelos cristãos.  Em turco, o olho é chamado de Nazar Bancugu. Bancugu quer dizer “conta”, de rosário. A palavra Nazar, da língua árabe e emprestada pela Turquia, significa olhar, visão.Acredita-se que quando existe algum mau olhado, o olho absorve a energia e se quebra, protegendo a pessoa da negatividade. A forma mais comum do amuleto é o olho de vidro azul. Acredita-se que o mau olhado tem a cor azul, portanto o olho de vidro da mesma cor seria o mais eficaz em desviá-lo. Uma das teorias para a adoção do azul é o fato de se tratar de uma cor rara na população local, que tem, em sua maioria, olhos castanhos ou cor-de-mel. Também conhecido como o Olho que Tudo Vê, o olho turco – um único olho humano cercado por feixes de luz – é símbolo do poder observador e protetor de um Ser Supremo. Ele aparece no Grande Selo dos EUA e até em alguns símbolos da Maçonaria, onde representa o Grande Arquiteto do Universo. Função semelhante de proteção foi dada ao Olho de Horus, no Antigo Egito, e ao Terceiro Olho do Buda, na Índia. A fusão de culturas também chegou na elaboração dos amuletos. Como a região que engloba a Turquia coincide com áreas da Europa e do norte da África, onde a ferradura é usada como amuleto de proteção, na Turquia é possível encontrar uma combinação das duas. Ferraduras cobertas por pequenos olhos são as mais comuns. http://newspressrelease.wordpress.com

 Desista de aprender a lingua grega se voce vai passar apenas alguns dias. Basicamente, o que precisa saber esta ai nesta camiseta da esquerda. 
 A musica eu não tive oportunidade de curtir com calma, ouvi num restaurante muito movimentado. A ceramica, de um modo geral é muito linda. Num blog não cabe muito texto, uma pena. Eu tenho a maior tendencia para contar demais e tento me controlar.
 Reza a lenda que o nome da cidade de Atenas foi escolhido assim : os deuses Atenea e Posêidon discutiram para saber quem teria a honra de dar seu nome à cidade. Decidiram que quem realizasse o feito mais útil aos humanos teria essa honra. 
Então, Posêidon golpeou sobre uma rocha e fez surgir um animal útil para a guerra: o cavalo. Atenea, impressionada com o feito de Poseídon, bateu com a ponta de sua lança na terra e fez crescer uma oliveira.
A própria Atenea ensinou aos futuros habitantes da cidade o cultivo das oliveiras e a extração do azeite.
Passou então a ser adorada como a deusa da agricultura e emprestou seu nome à nova cidade.

 Eu nunca havia visto uma oliveira. Reparem nas folhas acima, elas estão por toda a parte na Grécia. Quase enlouqueci no Mercado Central de Atenas com tantas opcoes. A gente pode degustar a vontade antes de comprar. Difícil decisão.
 Aqui, o básico de comprinhas, azeitonas, azeite de oliva, cerveja local e o típico lanche (gyros) de carne de carneiro que vem no pão "pita". Eu, que nem sou muito fã de carne de carneiro, achei divino. Comprei também pistache vermelho que eu não conhecia, lembra amendoim. Adorei a cerveja tambem.
Uma observação pessoal, os banheiros na Grecia são muito limpos mesmo em locais lotados onde voce jura que vai ter um chilique. 
Me desculpem a falta de acentos. De novo, meu corretor nao consegue decidir qual lingua eu falo.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Vacation

Dear Friends, I am going to be away until August 27th. I really hope you keep visiting me. There are more than 700 post to enjoy.
By the way,this is an illustration from Amy Vangsguard

Decoração de Festas

Olhem que graça esta ideia da Amy Atlas. Uma festa de costura.
 Tudo no tema, as meninas recebem bastidores para bordar e uma bolsinha com kit para bordar.
 Reparem no detalhe da cadeira!
 No fim elas colocam seus trabalhos no mural. Lindo, não?
 Mudando de estilo, adorei os detalhes com casca de árvore. A maçã com musgo ficou um charme também.
 Festa do sorvete.
 Olhem o capricho destes chapéus!
 Amei esta decoração também.
 Os cones sempre enfeitam tanto!

 Lindo o arranjo com vidros.

 Mais algumas dicas.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Gift Tags - Easy To Do

I did these tags myself  with fabric scraps based on the ideas bellow.










Wooden Spools & Other Repurposed Objects




 Plastic and metal bottle caps.