Virginia Costa

quarta-feira, 11 de julho de 2012

XI Festival da Cultura Paulista Tradicional - SJCampos

O Revelando São Paulo acontece de 7 a 15 de Julho, das 9h as 21h no Parque da Cidade Roberto Burle Marx , São José dos Campos.
 O parque em si já é um passeio delicioso com suas alamedas cobertas por árvores centenárias que merecem uma postagem a parte.
 E lá no fim desta alameda de palmeiras imperiais fica a festa.
Artesãos de diversas cidades do estado. Este São Jorge foi feito todo em palha e é bem grande.Os detalhes são admiraveis.
 Este trabalho em palha de Guaratinguetá eu adoro.
 Outro artista incrível que faz enormes esculturas com pneus velhos. O tapetinho ao lado em algodão eu reservei e depois não fui buscar. Pena.
 Cestas com folhas de coqueiro de Caraguatatuba.
 Ainda no pavilhão de artesanatos, esta barraquinha de Atibaia é muito charmosa. Cara da minha infância. Quem fez pensou em todos os detalhes, tinha alpargatas nas prateleiras, fumo de rolo, bolinha de gude no vidro, piões, café de coador, pipas de papel de seda, moedor de café, ferro de passar roupa de usar com brasa etc.
 Daí, depois de namorar os artesanatos a gente vai comer alguma coisinha nos ranchos de tropeiros. Olhem só o charme de algumas barraquinhas!
 Durante o dia tem Congadas, Folia de Reis, Folia Do Divino, Moçambiques, Cavalhadas, fanfarras, bandas, rodas de viola, bonecões etc.  A programação é intensa. 
 Eu curto os detalhes e o capricho, alem da comida e da degustação de cachaças, rsrs. Olhem os tachos de cobre, o torresmo defumando sobre o fogão à lenha, a comida nas panelas de ferro.
 Linguiça defumando no fogão a lenha. Pode? 
 Cachaça tem para todos os gostos.
 Enfim, todas as cidades exibem o que tem de melhor, seja na dança, na culinária, na música ou no artesanato.
 Meu Deus!! Eu havia me esquecido do charme deste porta tampa de panelas e de talheres!!! Uma volta ao passado.
 Depois de minucioso estudo para decidir entre a comida caipira, caiçara ou tropeira, se iria encarar um "arroz de lobisomem", um "buraco quente" ou um "João deitado" vi este espeto chamado "rojão". Uma "explosão de paladar", segundo o cartaz. De fato, uma delicia.Trata-se de lombinho macerado no pilão com nove temperos. Recomendo.
Conclusão, se o objetivo é mostrar a diversidade cultural, ele foi cumprido com louvor. A cada ano aprendo um pouco mais sobre São Paulo e me encanto. Vale o passeio. O problema é que postagem de blog não é jornalismo. Adoraria desenvolver o assunto para aprender e conhecer mais.

2 comentários:

Sandra Guimaraes disse...

Parabéns, adorei o post...

Banda G TOM disse...

Tive o privilégio de visitar a mostra com a encantadora Virgínia, (que além de postar essas coisas interessantes em seu blog é a minha mulher)o que tornou a visita muito mais agradável e divertida. Bjo.