Virginia Costa

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Chile - Santiago - Mercado Central- Comer

Como sempre, o primeiro lugar que quero visitar é o Mercado Central. Não foi diferente em Santiago. As duas mulheres na escultura abaixo representam a agricultura e a paz.  
 Este foi considerado em 2012 o 5o melhor do mundo pela National Geographic. 
File:Mercadocentral.jpg
Foi construído onde antes ficava La Plaza De Abastos  (criada por Don Bernardo O'Higgins,1817). Esta praça foi arrasada por um incêndio em 1864.
Anos depois,o urbanista Manuel Aldunate y Avaria projetou um edifício de estrutura metálica que posteriormente foi trazido da Inglaterra de navio.
  Em 1868 começou a montagem a cargo do arquiteto Fermin Vivaceta, isto levou 4 anos.Reparem na delicadeza do ferro no teto, parece uma renda.Foi inaugurado em 1872 com um grande baile e exposição
A luz elétrica só chegou ao mercado em 1900 assim como banheiros e locais para lavarem os mariscos.Estes da esquerda, na foto acima, são do tamanho da minha mão. As machas são muito populares por la, geralmente servidas gratinadas com molho parmegiano.
Um passeio muito gostoso. Existem alguns bons (e caros) restaurantes que ocupam a maior parte da área e 
onde se pode comer a famosa centolla, mantendo a tradição iniciada há 140 anos. 

Alguns stands com venda de artesanato tipico com preços razoáveis.
 Abre de segunda a domingo.
 
Bem do lado direito do portão principal(ver foto acima)fica um dos escritórios da Turistik que é uma empresa de turismo local com a qual acabamos fechando todos os passeios. São bem organizados e acho que é a maior empresa.
Em 1884, ampliaram ao redor do mercado com estabelecimentos comerciais. Um deles, que fica numa esquina externa, é este empório que fica lotado de gente. Eu, infelizmente, cheguei muito tarde num dia e muito cedo no outro. Eles só abririam as 9 e meia e eu tinha um avião para pegar.Uma pena.

Nenhum comentário: