Virginia Costa

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Turkey- Capadoccia - Esbelli Eve Cave Hotel

Existem muito mais Cave Hotéis na Capadócia do que eu imaginava. O Esbelli Evi foi uma agradável surpresa e até diria que foi o hotel mais gostoso e diferente que fiquei na vida. 
 Desde o inicio, quando fiz a reserva por e-mail, percebi que o atendimento seria bem especial. Me correspondi antes com a Yasemim que organizou também o transfer do aeroporto de Nevsehir até o hotel.
 Este é o Suha dando dicas de roteiros.Quando chegamos fiquei preocupada se Ürgüp seria uma boa opção pois Göreme é maiorzinha e eu adoro uma lojinha. Depois isto não fez diferença pois alugamos um carro e lá é tudo perto e as estradas são bem sinalizadas.
 O da esquerda é o Tarik. Por ter apenas 13 suites fica viável um atendimento personalizado e quem é que não gosta disto? Quando chegamos, estávamos sendo esperados pelo proprietário Suha e pelo simpático Tarik. 
 Tarik nos apresentou o hotel todo com muita calma e num inglês perfeito.Esta tranquilidade  não seria possível em Istambul. Lá tudo e lotado e não dá tempo para este tipo de atendimento.
 O quarto era um charme (abaixo), enorme, com dois banheiros completos, uma sala e uma copinha. A decoração antiga, telefone daqueles pretos que funciona, chinelinho, shampoo Dove, sabonete Dove e um papel higiênico que deixa o nosso Neve no chinelo, água engarrada a vontade sem custo, nichos na parede com peças antigas, televisão enorme e computador já ligadinho.
Precisa alugar um carro? O Suha providencia e entregam na porta. Precisa de casaco para andar de balão? Lá vem o Tarik com dois no nosso tamanho. Vai chover? Tarik arruma guarda chuvas. Pedir comida de outro restaurante? Eles pedem, pagam e ainda arrumam no terraço para a gente comer. Não sabe onde deve passear naquele dia? O Suha vem com mapinha e sugestões de percursos e ainda um texto sobre as atrações.
 A gente fica com a chave da porta da entrada e se sente realmente em casa.Pode-se entrar no escritório do Suha a qualquer momento.

Deu até para tomar um vinhozinho todas as noites na varandinha da bat caverna.
 Cafe da manhã no terraço ou no salão, você escolhe.
  O salão.

 
 Café da manhã bem caprichado. Tem um cardápio de omeletes bem variados.

 Tem umas máquinas também disponíveis para lavar roupa (cobrado a parte) mas a secadora é free.

    Foi uma experiência incrível ficar numa caverna e eu voltaria a este hotel muitas vezes se  pudesse.

Turkey- Cappadocia- Museum Hotel


Fomos visitar esse hotel especial durante nossa estada na Capadócia. Devo dizer que agendei previamente a visita e fui muito bem recebida pela doce Nimet Gül ÖZCAŞ, Sales Executive, que parou tudo e me mostrou o hotel inteiro, contou histórias e nos abriu as suites prontinhas para receber os privilegiados hóspedes. 
O Museum Hotel  fica em Uçhisar que em turco significa “ o castelo mais alto”. Por milhares de anos as pessoas tem vivido aqui em casas de pedra e em cavernas escavadas na tufa, um tipo de pedra macia. Dali, do ponto mais alto da Capadócia, os antigos habitantes encontraram proteção.
“Para sobreviver, as pessoas aprenderam que o único jeito de se esconder era em buracos. Para isso a tufa era perfeita, podia ser cortada como um bolo e grandes ambientes poderiam ser esculpidos por mãos habilidosas em pouco tempo. Esse tipo de pedra, depois de exposta ao ar, endurece e mantém a forma por centenas de anos” diz Ömer Tosun,” é o grande milagre da Capadócia.”
Ömer Tosun decidiu restaurar essas habitações abandonadas. Antes teve que pedir permissão ao Turkish Ministry of Culture pois a região é um parque nacional protegido pelo governo turco e pela UNESCO. Só a limpeza das casas levou um ano, algumas haviam desmoronado, algumas estavam inundadas, outras estavam sendo usadas como estábulos ou depósitos.
Depois de limpas, os anos de restauração e construção começaram, usando material da região sempre que possível. O hotel foi literalmente feito a mão.
 A obra de Ömer Tosun começou com umas doze suites e hoje são 30, todas diferentes, separadas em cinco categorias e decoradas com peças de museu.
Um museu de verdade, com todas as peças inspecionadas regularmente e estão expostas nos quartos, nos corredores, no restaurante.
Este é um dos tapetes mais antigos do mundo, por exemplo.
Eu, particularmente adorei este tapete que vi em um dos quartos. Repare no bauzinho embaixo da bancada que esconde um frigobar e na iluminação dentro do pote.
A piscina, com fundo infinito, tem uma réplica de mosaico de algum lugar importante que Nimet falou e não consigo me lembrar, só sei que é muito significativo. 
Além do mais, estando ali, você vê todos os dias o espetáculo dos balões ao nascer do sol e pode ver algumas cidades próximas. 
Cada suite tem seu charme, uma tem até cachoeira, outra tem torneiras de onde saem vinho branco e vinho tinto, outra tem uma vista magnífica, todas decorados com tapetes incríveis e antiguidades. Nunca vi nada igual.
Mesmo mostrando aqui as imagens, fica difícil descrever o quanto cada quarto é especial. Esta acima é Gülistan suite deluxe.
A Nimet, a gerente que me mostrou o hotel, foi ficando muito empolgada com o meu entusiasmo e foi me mostrando mais e mais.Este acima é o oriental room.
 Eu não sabia se prestava atenção as palavras dela ou se fotografava. No fim ela me deu um extenso material fotográfico, CD com informações e duas garrafas de vinho com o rótulo do Museum Hotel. Pode? Saímos de lá encantados.
 Adorei o forro de palhinha.
Antesala de uma das suites.
Sala de massagem exclusiva de uma das suites.
 Uma curiosidade: ela disse que o tal Ömer Tosun, o dono daquilo tudo, sempre estava por lá e usava chapéu. Não deu outra, ele apareceu enquanto tomávamos um drink, conversou, muito simpático e tive a oportunidade de elogiar sua obra.

sábado, 11 de maio de 2013

Vacation Time

 
 This blog is on vacation. Don't Panic! I will be back by the end of June.
 Este blog esta de ferias. Estarei de volta no fim de Junho.Neste meio tempo, divirta-se com as mais de mil postagens que fiz especialmente para você.
 Meanwhile have fun with more than a thousand posts that I did specially for you.
Imagens óleo sobre tela, Virginia Costa. O único quadro ainda disponível é este acima, com a rede.
Oil on canvas, Virginia Costa. Except from the painting with the hammock all others have been sold.

Cortina Embaixo da Pia - Undersink Skirt





Clique AQUI para ver mais ideias de cortinas.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Guirlandas - Blumenkraenze- Wreaths

Five different styles and I love them all.
 Cinco estilos diferentes e eu gostei de todos.