Pular para o conteúdo principal

Paraty - A Few More Tips

 Paraty é um encanto de cidade. Uma coisinha muito especial e única. Uma cidade histórica e nos passeios você ouve muitos casos a respeito de moradores, suas casas, sobre as ilhas e monumentos.  
 Novamente fizemos um passeio de escuna pelas ilhas. Difícil escolher qual delas. Tente chegar ao porto no máximo até 10 horas para escolher a escuna ou embarcação que te parecer mais simpática e com melhor infraestrutura. Existem barcos menores também, porém mais caros. Começo a achar que seria melhor pegar um barco menor na próxima vez pois achei o passeio de escuna muito longo e queria aproveitar mais a cidade.
 O neto da dona da escuna, um amorzinho, se preocupou em nos passar umas informações durante o percurso, por exemplo, este veleiro acima seria do Amir Klink, assim como a casa abaixo. Disse que a intenção inicial de Amir era fazer ali uma escola para ensinar as pessoas a velejar. 
 Em tese, as escunas com turistas podem parar em qualquer praia mas alguns proprietários se protegem com seguranças e muitos cachorros bravos.
 Esta construção acima é um pequeno castelo na Ilha do Mantimento. Diz o "guia" que pertence a Sergio Maggiore. Acho que nós, pobre mortais nunca saberemos de fato a quem pertencem estas ilhas e residenciais lindas.
 Esta casa fica logo acima do tal castelo. Repare na faixa azul bem clara na parede da casa. Sabe o que é? Uma piscina suspensa de água do mar! A ilha tem este nome porque dizem que os portugueses deixavam os alimentos ali quando a maré estava muito alta para atracar em Paraty.
 Conseguimos, de última hora, achar uma pousada para pernoitar, a Naus de Paraty. Gostei muito. 
 Piscina gostosa, café da manhã variado e principalmente quartos muito amplos com sacada com rede, ar condicionado daqueles que gela.
 Bom também que a construção é nova.    
 Depois das ilhas, o programa lá é passear pelo centro histórico, ver as lojinhas e os ateliers. Vá de tênis!
 Achei lindo o trabalho e o atelier desta artista, Patricia Gibrail
 Durante a noite o centrinho "ferve". Gente passeando para lá e para cá, comércio aberto, música ao vivo nos bares e na pracinha.
 Adorei esta placa toda bordada.
Eu havia feito um post sobre Paraty AQUI onde falei do Margarida Café . Excelente. Existem muitas ótimas opções para jantar. 
 Minha filha me mostrou este restaurante tailandês porque sabia que eu iria adorar o clima do lugar. De fato, já está anotado para comermos lá na próxima vez. Absolutamente tudo da parte de decoração foi feito pela proprietária, o piso, a pintura das cadeiras, as luminárias e porta-guardanapos de papel mache, etc. Faz diferença, não faz?
A cozinha é aberta e os pratos tinham uma cara ótima. Tem também uma lojinha com produtos da culinária oriental ali mesmo. Chama-se Thai Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount