Virginia Costa

sábado, 1 de março de 2014

São Francisco Xavier - Quintal Da Prosa

Minha amiga Lisbeth é danada em garimpar cantinhos charmosos. Me conhecendo bem, ela sempre acerta. No contra fluxo do Carnaval, estivemos na região de São Francisco Xavier, no QUINTAL DA PROSA. Depois explico como chegar láé facinho.  
Passamos uma tarde neste sítio todo cheio de cantinhos aconchegantes.
Cantinhos especiais para quem quer sossego, respirar ar puro e,
 não menos importante, com um farto e autêntico café da roça com direito a fogão a lenha,...
 coalhada de búfala, goiabada e compota de pera, pão de queijo, chipa, biscoitinho de coco, cuscus, água geladinha saborizada com manjericão, torta de abóbora com carne seca e requeijão etc, tudo da região, dali mesmo, do quintal. 
Finalmente provei o tal João Deitado,uma espécie de broa assada na folha de bananeira. Um charme. Coisa típica desta região.
O casal de proprietários, Arnaldo e Sandra, fica por perto, assim como um dos filhos e, como o nome já diz, todos têm uma ótima prosa. 
 A gente desacelera e vai ficando, mais um cafezinho, come goiaba do pé,repara numa ou noutra planta, num passarinho, no gramado impecável, no capricho e nos detalhes da decoração.
Chega visita e a prosa continua.Não dá vontade de ir embora.
Bom, mas a gente não vai lá só para prosear, o local é uma galeria de arte com acervo permanente do artista plástico Joarez Filhoum artista incrível do qual a gente daqui da terrinha tem o maior orgulho de “exibir”. 
Joarez tem também uma galeria linda na Rua Jorge Barbosa Moreira 271 em SJCampos.
 Adorei ver por lá também este lindo painel em xilogravura do Luiz Chalita, outro grande artista daqui.
 Este distrito de São José dos Campos era antes um pouso de tropeiros que vinham de Minas Gerais pra vender produtos em SJC.
 A estrada pra chegar é daquelas cheias de curvas, a cidade tem ainda aquela carinha de interior e atualmente está naquele ponto gostoso quando ainda não perdeu suas características mas ao mesmo tempo oferece umas "frescurinhas" de cidade grande. Por lá acontece desde 2008 o Festival da Mantiqueira com a participação de autores famosos. Nesta época as pousadas ficam cheias e os visitantes tem acesso gratuito a uma variada programação para todas as idades, incluindo o Circuito das Artes, um passeio por galerias e ateliers de artistas, como este Quintal da Prosa com as obras do Joarez Filho.
Para ver estas telas lindas e provar o delicioso café, vá pela estrada que vai para Monteiro Lobato, siga para São Francisco Xavier e ANTES de São FX vai ter uma entrada à direita, "Estrada Rio Manso”, entre alí e siga 2 km.
Funcionam aos sábados , domingos e feriados, das 10 às 17 h e durante a semana com agendamentos, inclusive para grupos.Avise a Sandra por e-mail que ela já deixa tudo no jeito: quintaldaprosa@gmail.com


Nenhum comentário: