Pular para o conteúdo principal

São Francisco Xavier - Quintal Da Prosa

Minha amiga Lisbeth é danada em garimpar cantinhos charmosos. Me conhecendo bem, ela sempre acerta. No contra fluxo do Carnaval, estivemos na região de São Francisco Xavier, no QUINTAL DA PROSA. Depois explico como chegar láé facinho.  
Passamos uma tarde neste sítio todo cheio de cantinhos aconchegantes.
Cantinhos especiais para quem quer sossego, respirar ar puro e,
 não menos importante, com um farto e autêntico café da roça com direito a fogão à lenha,...
 coalhada de búfala, goiabada e compota de pera, pão de queijo, chipa, biscoitinho de coco, cuscus, água geladinha saborizada com manjericão, torta de abóbora com carne seca e requeijão, etc, tudo da região, dali mesmo, do quintal. 
Finalmente provei o tal João Deitado, uma espécie de broa assada na folha de bananeira. Um charme. Coisa típica desta região.
O casal de proprietários, Arnaldo e Sandra, fica por perto, assim como um dos filhos e, como o nome já diz, todos têm uma ótima prosa. 
 A gente desacelera e vai ficando, mais um cafezinho, come goiaba do pé, repara numa ou noutra planta, num passarinho, no gramado impecável, no capricho e nos detalhes da decoração.
Chega visita e a prosa continua. Não dá vontade de ir embora.
Bom, mas a gente não vai lá só para prosear, o local é uma galeria de arte com acervo permanente do artista plástico Joarez Filho, um artista de São José dos Campos

 Adorei ver por lá também este lindo painel em xilogravura do Luiz Chalita, outro grande artista de São José dos Campos.
 Este distrito de São José dos Campos era antes um pouso de tropeiros que vinham de Minas Gerais pra vender produtos em SJC.
 A estrada pra chegar é daquelas cheias de curvas, a cidade tem ainda aquela carinha de interior e atualmente está naquele ponto gostoso quando ainda não perdeu suas características mas ao mesmo tempo oferece umas "frescurinhas" de cidade grande. Por lá acontece desde 2008 o Festival da Mantiqueira com a participação de autores famosos. Nesta época as pousadas ficam cheias e os visitantes tem acesso gratuito a uma variada programação para todas as idades, incluindo o Circuito das Artes, um passeio por galerias e ateliers de artistas, como no Quintal da Prosa.
Vá pela estrada que vai para Monteiro Lobato, siga para São Francisco Xavier e ANTES de São FX vai ter uma entrada à direita, "Estrada Rio Manso”, entre ali e siga 2 km.
Funcionam aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 17 h e durante a semana com agendamentos, inclusive para grupos.Avise a Sandra por e-mail que ela já deixa tudo no jeito: quintaldaprosa@gmail.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount