Pular para o conteúdo principal

Bonito - Rio da Prata e Rio Sucuri- Qual o melhor?

Bom, o que mais me emocionou foi o Rio Sucuri. Sabe por que? Não existe nenhuma água neste mundo de meu Deus que seja tão cristalina. A gente começa pela trilha e vai conhecendo as nascentes que formam o rio.
Rio Sucuri, Bonito
 Parece de mentira, parece artificial de tão perfeito. Nas fotos, parece que tem um photoshop, mas não, é tudo azul mesmo e mais o verde novinho das plantas. A natureza no seu mais puro estado. Sente-se um certo respeito, um medo danado de, de alguma forma, quebrar aquele encanto. Há tempos não sentia um orgulho tão grande de ser brasileira. 
Nascente no Rio Sucuri em Bonito
 Deu para ver claramente os peixes, sem stress, no ritmo lento da correnteza do rio. Uma experiência inesquecível.
 O percurso foi de distância boa também, na medida certa. 
Rio Sucuri em Bonito
 Para os bigodudos, que no caminho tiveram dificuldade com as máscaras, sempre tinha o barco de apoio. 
Snorkerl no Rio Sucuri em Bonito
 O receptivo e estrutura são excelentes como em todos os passeios, a comida, banheiros, instalações, tudo funciona.
Rio da Prata, Bonito
 Já o Rio da Prata tem um percurso mais longo, a gente flutua em dois rios, começa pelo rio Olho D'Água, sem barco de apoio por ser muito raso e com pedras, daí a gente sai para a terra para escapar da corredeira e entra de novo. Tem uma caminhada maior, mas nada dramático.
Pacús no Rio da Prata
 Só depois é que se chega ao Rio da Prata, mais largo, mais fundo, com a água bem mais fria. De qualquer forma, única maneira de ficar cara a cara com os dourados e pacus. 
Peixe Dourado no Rio da Prata
 Gente, o dourado realmente impressiona. Lindo, solitário, cara de mau. Todos os peixes desviam da gente, mas ele não! E acho que ele tem dentes! 
 Sem dúvida, a diversidade de peixes é mesmo maior e tem também o "vulcão" que impressiona com aquela água revolvendo a areia, brotando do leito do rio e você pode, se conseguir, chegar bem perto. Conclusão: tem que fazer os dois programas. Sinto muito. 
Almoço no receptivo do Rio da Prata
Gostoso demais, depois de tudo, tem comidinha no fogão à lenha, mil passarinhos e animais para admirar. Acho que nunca falei tanto sobre um mesmo passeio neste blog. Estou envelhecendo e, consequentemente, me conhecendo melhor. Descobri que gosto mesmo é de passeios onde a natureza é a atração principal. Nenhuma surpresa, mas vai me ajudar a definir os próximos destinos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount