Virginia Costa

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Rio da Prata e Rio Sucuri- Qual o melhor?

Bom, o que mais me emocionou foi o Rio Sucuri. Sabe por que? Não existe nenhuma água neste mundo de meu Deus que seja tão cristalina. A gente começa pela trilha e vai conhecendo as nascentes que formam o rio.
 Parece mentira, parece artificial de tão perfeito. Nas fotos, parece que tem um photoshop, mas não, é tudo azul mesmo e mais o verde novinho das plantas. A natureza no seu mais puro estado. Sente-se um certo respeito, um medo danado de, de alguma forma, quebrar aquele encanto. Há tempos não sentia um orgulho tão grande de ser brasileira. 
 Deu para ver claramente os peixes, sem stress, no ritmo lento da correnteza do rio. Uma experiência inesquecível.
 O percurso foi de distancia boa também, na medida certa. 
 Para os bigodudos, que no caminho tiveram dificuldade com as máscaras, sempre tinha o barco de apoio. 
 O receptivo e estrutura são excelentes como em todos os passeios, a comida, banheiros, instalações, tudo funciona.
 Já o Rio da Prata tem um percurso mais longo, a gente flutua em dois rios, começa pelo rio Olho D'Agua, sem barco de apoio por ser muito raso e com pedras, dai a gente sai para a terra para escapar da corredeira, entra de novo, tem uma caminhada maior, mas nada dramático.
 Só depois é que se chega ao Rio da Prata, mais largo, mais fundo, com a água bem mais fria. De qualquer forma, única maneira de ficar cara a cara com os dourados e pacus. 
 Gente, o dourado realmente impressiona. Lindo, solitário, cara de mau. Todos os peixes desviam da gente mas ele não! E acho que ele tem dentes! 
 Sem dúvida, a diversidade de peixes é mesmo maior e tem também o "vulcão" que impressiona com aquela água revolvendo a areia, brotando do leito do rio e você pode, se conseguir, chegar bem perto. Conclusão, tem-se que fazer os dois programas. Sinto muito. 
Gostoso demais, depois de tudo, tem comidinha no fogão à lenha, mil passarinhos e animais para se admirar. Acho que nunca falei tanto sobre um mesmo passeio neste blog. Estou envelhecendo e, consequentemente, me conhecendo melhor. Descobri que gosto mesmo é de passeios onde a natureza é a atração principal. Nenhuma surpresa, mas vai me ajudar a definir os próximos destinos.

Nenhum comentário: