Virginia Costa

terça-feira, 8 de julho de 2014

Portobello Road Market

 Portobello Clocks é o nome deste quadro que poderão ver na exposição da qual farei parte, na próxima sexta feira, "Pequenas Obras, Grandes Artistas". Tirei esta foto na Portobello Road, numa das idas para visitar minha filha que morava em Londres.
O Portobello Road Market é um dos mercados mais famosos do mundo assim como um dos pontos turísticos mais populares de Londres. Contudo, em qualquer passeio, o tempo é crucial. O mercado fecha no fim da tarde todos os dias e tem também a chuva que pode atrapalhar os que vendem e os que compram.
Além das barracas nas ruas que vendem desde roupas a alimentos, existem muitas lojas especializadas em antiguidades. A Alice's é uma delas. Fiquei feliz por ter vendido este quadro para uma londrina chamada Alice. Me arrependo de não ter tirado uma foto melhor deste quadro. Hoje a dona dele é minha amiguinha do Face mas fico meio sem jeito de pedi-la para me mandar uma foto melhor. O que vocês acham?
No sábado cedo é muito lotado. Pode-se ver os grupos de pessoas caminhando em direção a Notting Hill.

O filme “Notting Hill” mostrou a grande diversidade de produtos e de pessoas que se encontra neste mercado.

Ali perto, na Kensington Church Street, fotografei esta loja encantadora, a Hope & Glory. Vende porcelanas comemorativas do século 19 e 20, inclusive as relacionadas à família real, militares e peças políticas. Este também poderá ser visto na exposição.
Obras em tamanho reduzido, para dar iniciar ou complementar sua coleção de Arte.
Exposição de 11 a 18 de Julho  OVER Galeria

Reservas antecipadas das obras / remessa via Sedex: Joarez (12) 3033-9290

 Voltando ao Portobello Road Market, ele é dividido em três partes, cada um com sua especialidade. Começa com antiguidades (sábados das 8 às 17 h) no alto da rua quando você desce de Notting Hill Gate. Há mais de 1500 comerciantes que ocupam lojas, tendas e barracas.

Os melhores negócios são fechados entre os próprios comerciantes desde as 5.30 da manhã.

O que já foi um dia uma ruazinha arborizada no século XVIII se tornou uma das ruas mais famosas de West London. 
A próxima parte do mercado, entre a Elgin Crescent e a Westway, é uma feira de vegetais e frutas aberta de segunda a sexta das 9 às 18h. Às quintas fecha 13 h e tem uma feira orgânica neste mesmo dia das 9 às 18 h. Encontra-se uma variedade enorme de frutas, vegetais e flores das comuns às mais exóticas. Aqui que os moradores do bairro se encontram e fazem um lanchinho que vai desde um cachorro quente alemão, comida tailandesa a crepes franceses.

Saindo da Westway em direção a Goldbourne Road fica o Mercado das Pulgas, aberto sextas, sábados e domingos das 9 às 18 h. Aqui você encontra de tudo, de equipamentos elétricos fora de série a roupas usadas de várias épocas.

Caminhando por entre todas essas quinquilharias interessantes você chega ao coração da comunidade marroquina. Aí as coisas ficam mais difíceis de identificar. Um lugar muito interessante, às vezes lotado, onde você pode encontrar lojinhas especializadas em bonequinhas russas, óculos, capacetes ou qualquer coisa que você possa imaginar. 
Meu contato: costvirginia@gmail.com

Nenhum comentário: