Virginia Costa

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Um Dia Na Fazenda Guirra

 Estive na Fazenda Guirra em 2008 e agora resolvi voltar. O passeio é muito agradável.
 Fazenda Guirra é uma propriedade rural de 210 hectares localizada no Distrito de São Francisco Xavier, em São José dos Campos.  Desse total 80% da área é Área de Preservação Ambiental. O Carlos Abe, o proprietário, tem feito um admirável trabalho de recuperação da mata.
 Ele exporadicamente organiza passeios de um dia para a fazenda.O passeio inclui uma noção de como são cultivados os cogumelos. Tem-se a opção de fazer uma trilha até uma cachoeira, inclui almoço, lanche e palestra. Quem não quiser fazer nada disso pode ficar curtindo o dia pescando ou na rede. As instalações são ótimas. Abaixo, o Carlos demonstrando como é inoculada a semente do cogumelo no tronco de eucalipto. A "semente" é inserida nos furos com uma espécie de seringa especial para isso e depois sela-se com uma mistura quente de parafina e breu.
 A fazenda  é especializada no cultivo de cogumelos (shiitake, champignon, agaricus blazei), oferece cursos e estágios, laboratório de biotecnologia, representação de equipamentos agrícolas, consultoria especializada e turismo rural. Abaixo, as toras descansando na floresta (10 a 12 meses.) A mata formada por suguis (cedro japonês) havia sido plantada providencialmente há 25 anos por Carlos e seu pai.
 Após o período de descanso na mata elas precisam passar por um choque térmico (uma noite mergulhadas em água fria) e depois ficam num galpão escuro. Daí uma semana começam a "brotar" os shitakes .
 Comemos muitíssimo bem.Farto café da manhã e...
 ...almoço muito gostoso com produtos orgânicos, truta, e cogumelos, claro.Tudo obra de Maria Maia, Chef do Chitakito Restaurante, e de sua ajudante, a Prof. Lúcia do Guirra, produtora da cachaça orgânica excelente que servem por lá também.
 Nada como uma comida no fogão a lenha!
 E desta vez ainda teve uma aula bem gostosa de yoga.
Veja uma matéria interessante que saiu no Globo Rural sobre o cultivo AQUI e fique de olho na programação pelo site da fazenda.
A gente pode comprar alguns produtos lá também, difícil resistir,  rsrsrs

Nenhum comentário: