Virginia Costa

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Forte Coimbra

Este blog tem me ajudado a aprender muitas coisas. Na volta de todas as viagens, antes de postar, eu sempre dou uma pesquisadinha e acabo descobrindo coisas que não sabia durante a viagem.
Desta vez foi sobre o Forte Coimbra. Fiz um sobrevoo em avião pequeno próximo a ele e o piloto falava com muito orgulho desta edificação e eu,confesso, não tinha a menor ideia da sua importância na nossa história.
Bom, ele foi fundado em 1775 por ordem da Coroa Portuguesa mas só 22 anos depois foi construído em argamassa e pedras ( antes era feito de troncos de carandá, palmeira da região) pelo Coronel Ricardo Franco, engenheiro militar e geógrafo.
O Forte sofreu dois grandes ataques, o primeiro em 1801, por uma esquadra espanhola com 800 homens contra 109 do Forte. No oitavo dia do conflito os espanhóis não tinham mais munição e nem comida e,  por causa dos canhões de Ricardo Franco, foram obrigados a voltar.  
Em 1884, um outro ataque (nesta data o Brasil já era independente) dos paraguaios que vieram com 3200 homens e o Forte tinha 149 . Sem chance? Pois é, mas dizem que graças a um milagre de Nossa Senhora do Carmo, não houve nenhuma morte de brasileiros.
foto: http://opantanaleaqui.blogspot.com.br/
O Forte é administrado pelo Exército Brasileiro e os sentinelas vestem roupas do tempo do império. O acesso pode ser feito por avião ou barco, somente. Tem que pedir autorização do exército, mas é fácil.
 Olhem que lindo o Rio Paraguai!
Informações bem mais completas AQUI

Um comentário:

Como se vestir disse...

Lindo o Forte e a história. Bizarro um ataque em 1984, tão recente... onde fica o Forte Coimbra?