Pular para o conteúdo principal

Ciudad de Mexico em 24 horas

Por um problema de voo, tivemos que ficar por lá por 24h, o que foi ótimo.
Minha pressa era conhecer aquela praça enorme famosa, a Praça da Constituição (ou Zócalo). Impressionante mesmo, principalmente a catedral.
O que me deixou assim, um pouco receosa foi o fato de haver um policial a cada 50 metros por onde andamos.
Este museu tem uma arquitetura belíssima mas não daria tempo para visitá-lo.
No centro, belos prédios antigos.
Por fim, achei o que eu queria, um mercado de artesanato com cara de México! O mercado de San Juan. Enlouqueci. Tinha tudo que eu queria, tudo muito autêntico.
 Foi um problema para pagar pois não tínhamos pesos e nem queríamos trocar dinheiro, não valeria a pena. Algumas poucas tendas aceitavam cartão.
Por fim, entramos num bar que estava com uma cara muito animada, bem em frente ao mercado e foi uma ótima escolha.
 O garçon nos seduziu com uma proposta interessante: se tomássemos quatro drinks poderíamos comer todo o cardápio de aperitivos. Achamos que seria uma missão muito fácil. O problema é que não me dei conta que seriam 4 drinks para cada um. Tudo bem, o voo só sairia à meia-noite.
Experimentamos o Mezcal que veio acompanhado de laranja e de um sal escurinho, crocante, delicioso. Mezcal ou mescal é uma bebida alcoólica destilada, produzida a partir do sumo fermentado do agave. O mezcal diferencia-se da tequila por ser uma bebida mais "rústica", sendo em geral destilada apenas uma vez, contra duas ou três da tequila.
Uma curiosidade é o antigo costume de algumas marcas de introduzirem a larva de uma borboleta chamada gusano dentro das garrafas de mezcal. Esta larva, que normalmente se desenvolve no meio das plantas do agave, mantém-se intacta se submetida a determinado teor alcoólico na bebida, abaixo deste teor ela se desintegra. E a mais importante regra é que o indivíduo que tomar o último gole da garrafa tem que comer o pequeno verme (larva) que fica no fundo da garrafa. Leia mais AQUI.
O garçon depois nos mostrou que tipo de sal era aquele: de gafanhoto moído. Chocante! Mas delicioso. Ia até comprá-lo mas com tantos drinks me esqueci, rsrsrs. Foi divertidíssimo.
 Frequentado só por mexicanos, no final todos estavam cantando músicas típicas. 
A comida era excelente e os garçons muito simpáticos. Acho que foi um dos melhores e mais animados bares que já fui.
Quanto ao hotel, fizemos uma reserva pelo Decolar no mesmo dia e recebemos a confirmação. O problema é que chegando lá não havia o transporte prometido, tivemos que pegar um taxi (US$ 25,00). O hotel não ficava pertinho do aeroporto, como dizia no site e sim no centro. No final foi conveniente para conhecermos. 
Outra coisa, no hotel Marlowe, eles não tinham a menor ideia de que chegaríamos, embora tivéssemos a confirmação do Decolar. Fora isso, um hotel bom, bem central.
 Também não tinha café da manhã incluso na diária, (custaria US$ 15,00 p/p), conforme o Decolar e resolvemos experimentar um café da manhã em um local bem típico e foi muito bom. Ao final, não tínhamos os pesos para pagar, eles não aceitavam cartão e meu companheiro teve que sair procurando uma casa de câmbio enquanto eu ficava de refém no bar, com cara de tacho e a dona de olho em mim para não fugir, rsrsr.
 A cidade que hoje corresponde à capital mexicana foi fundada por volta do século XIV e era a capital do Império Asteca, quando se chamava Tenochtitlán. Foi  completamente destruída pelos colonos espanhóis em 1524 e reconstruída nas décadas seguintes seguindo os padrões de colonização de exploração implementados pelo Império Espanhol.
 Ainda no século XVI, a cidade, já quase totalmente reconstruída, recebeu o nome que a acompanha até os dias atuais, Ciudad de Mexico .
A Catedral Metropolitana da Cidade do México é uma das mais antigas catedrais católicas romanas do continente americano. É a sede episcopal da Arquidiocese do México e, portanto, a catedral primacial do país.
 Foi construída sobre os escombros de um templo asteca adjacente ao Templo Mayor, no lado norte da Praça da Constituição (ou Zócalo, como também é chamada), no centro da Cidade do México.
Fiquei triste por não ter dado tempo de conhecer a casa da Frida Kahlo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount