Pular para o conteúdo principal

Guararema - O que fazer

Guararema
Estranhamente, morando tão pertinho de Guararema, nunca tinha estado lá. Esse é o Memorial Origens de Guararema. Bonito e imponente, representa os elementos formadores do povo guararemense: indígenas, religiosos e colonos. Trevo da Rodovia Henrique Eroles, km 78. 
Guararema- Recanto do Américo
Entrando na cidade, esta pode ser a primeira parada: Recanto do Américo. Miniparque ecológico, com pontes e decks de madeira ligando uma das margens do Paraíba do Sul a duas ilhotas cobertas de Mata Atlântica. Também conhecido como Pau D´Alho, esse espaço foi reurbanizado em 2011. A prefeitura o considera como o cartão postal da cidade. Em toda a sua extensão uma área cheia de recursos naturais, que se interligam em uma praça com quiosques, bancos, alambrados, decks com vista panorâmica, banheiros e lanchonete. 
Guararema
As pontes que interligam a praça às ilhas foram construídas sob especificações de normas canadenses e levam o visitante a diferentes pontos sobre as águas do Rio Paraíba do Sul. Conta com ampla e variada concentração de espécies de mata nativa, remanescentes da Mata Atlântica, além dos recursos fluviais e da centenária árvore pau d'alho, com 33 metros de altura. A partir do Recanto do Américo, é possível visitar as duas ilhas do Rio Paraíba do Sul e contemplar suas corredeiras e os animais que por ali vivem. O espaço está aberto para visitação todos os dias das 9 h às 18 h. Segurança 24 h.
Guararema
Bom, logo parei para um café com bolo no Roça e Poesia. Funciona em um casarão de 1915, decorado com vários objetos antigos. Rua Coronel Ramalho,54. Fica bem pertinho e antes da Igreja Matriz.  
Guararema
 Tem vários tipos de bolo caseiros.  Este era um gelado de coco. Adorei a maneira como servem o cafezinho, coado ali na hora. Total: R$10,00.
 A decoração é bem rústica, com detalhes encantadores.
 Gosto de restaurantes assim, sem frescura, com personalidade e preço razoável. 
Mais tarde voltei lá para almoçar. A galinhada era o prato do dia. Muito bem servida e decorada com capricho. O prato ( que acabei levando a metade para casa) + uma água: R$ 28,00.
Guararema
 Em seguida tem a praça da Matriz São Benedito e o Pátio  Zé da Bala, um espaço cercado por painéis fotográficos que ilustram um pouco da história de Guararema. Atravesse ali pela Travessia Dona Victória para chegar...
Guararema
 ..ao Centro de Artesanato Dona Nenê. Fica no Parque de Lazer Profª Deoclésia de Almeida Mello. 
 Ali perto também fica a Ilha Grande. Como o nome já diz, trata-se de uma ilha do Rio Paraíba do Sul, no centro da cidade. O espaço foi reurbanizado e ganhou trilhas. Dá para ver os peixes da ponte e alimentá-los.Tem playgrounds, trilhas, capivaras, área para prática de exercícios físicos, bebedouro e banheiros limpos. Funciona das 6h às 22h de domingo a domingo.
Lá na Ilha tem o Núcleo de Educação Ambiental Sinhô Muniz. É um espaço destinado às ações que promovem a preservação e respeito ao meio ambiente. Adorei esta árvore toda feita com garrafas PET! Este tipo de atividade se tornou uma marca registrada de Guararema. A população ajuda na coleta do material e na confecção de enfeites.
Esta atividade acabou ganhando um status de Programa. O Programa Guararema Cidade Natal começou em 2009 e hoje em dia gera empregos, fomentou demais o turismo na cidade e ainda contribui com o meio ambiente. Até 2014 haviam sido recolhidas e reutilizadas, mais de 4,5 milhões de garrafas PET. 
Estação Literária - Guararema
 Outra surpresa foi a Estação Literária, uma biblioteca super moderna que se tornou um dos pontos de encontro da cidade também. Oferece uma série de atividades para crianças, adultos e idosos e conta com um simpático café e cantinhos para ler e conversar. Está localizada na Rua 19 de Setembro, 223 e abre de terça à sexta, das 9h às 20h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h. Acesso para cadeirantes, aliás, pela cidade toda. Fiquei realmente impressionada com a organização, limpeza e variedade de opções para aprendizado gratuito oferecidas à população. 
  Olhem só esses espaços!

Pontilhão de 1910 em Guararema
 Mais adiante, o Pontilhão, inaugurado em 1910. Um projeto belga montado por ingleses na cidade. De lá, a vista é muito bonita para o rio. 
 Estação da Estrada de Ferro Central do Brasil, que engloba o Pátio dos Ferroviários, é um dos ícones. A antiga estação que, em breve, será reativada – foi utilizada de 1876 até a década de 70 e tombada pelo município como patrimônio histórico. A estação voltará a funcionar novamente com a implantação de um roteiro turístico de 7 km a ser operado pela Maria Fumaça 353, que levará 142 passageiros em vagões da década de 1930 em uma divertida volta ao passado. A viagem vai levar até à charmosa Estação Luís Carlos. Leia o post aqui pois quem vai até Guararema não pode deixar de conhecer. 
ATUALIZAÇÃO em setembro 2019. Site do trem de Guararema AQUI. Ótima notícia, né?
Igreja Nossa Senhora D'Ajuda - Guararema
Igreja Nossa Senhora D'Ajuda. Do século XVII, (de 1682), foi construída pelos jesuítas. Para chegar lá em cima tem 81 degraus mas tem uma entrada para carros do lado direito que dá acesso ao estacionamento bem atrás da Igreja. 
Igreja Nossa Senhora D'Ajuda - Guararema
 Abriga a imagem de Nossa Senhora D’Ajuda em terracota, trazida diretamente da Europa para o Brasil.  
Igreja Nossa Senhora D'Ajuda - Guararema
  Tombada pelo Patrimônio Histórico.
Igreja Nossa Senhora D'Ajuda - Guararema
 Tem pinturas do artista sacro José Benedito da Cruz.
Nossa Senhora da Escada - Guararema
No bairro Freguesia da Escada fica outra igreja muito linda, a Nossa Senhora da Escada, de 1652. 
Interior da Igreja Nossa Senhora da Escada, Guararema
Com arquitetura tipicamente barroca, foi construída pelos índios sob a orientação dos jesuítas e abriga a única imagem de São Longuinho do Brasil. 
Nossa Senhora da Escada, Guararema
Uma das versões sobre o nome dessa Nossa Senhora é que os índios quando enterravam os seus mortos, construíam uma escada no tumulo para que a alma pudesse subir ao céu. 
Nossa Senhora da Escada - Guararema
Os padres Jesuítas então colocaram uma “escadinha” no braço da imagem de Nossa Senhora para que desse modo pudessem catequiza-los.
São Longuinho na Nossa Senhora da Escada - Guararema
 A imagem de São Longuinho foi encontrada na Igreja de Nossa Senhora da Escada nos idos dos séculos 18 ou 19 (ninguém sabe a data ao certo). 
Sabe-se, contudo, que a imagem era do santo porque o nome dele estava escrito num pedaço de juta. Construída no local da antiga capela de 1652 e tombada pelo Patrimônio Histórico.
Nossa Senhora da Escada - Guararema
Paredes em taipa de pilão. Faltou muita coisa para ver: a Orquidácea, os casarões antigos do século XVIII que eu não encontrei, o Morro do Gerbásio, o Parque da Pedra Montada ( em reforma) e o Alambique do Décio.Também quero voltar na época do Natal. 
Igreja de São Benedito, Guararema
Atualizando em setembro 2019: a Igreja que antes era azul hoje está amarelinha, muito bem cuidada e com um jardim lindo na praça. A cidade estava bem cheia no domingo e pudemos notar vários novos restaurantes e lojinhas. 
Não deixe de ler mais dicas sobre Guararema AQUI !

Comentários

iara marinho disse…
Virginia quero lhe agradecer, pois já fui várias vezes em Guararema e Freguesia da Escada e não vi com os seus olhos. Vou voltar lá com todas as suas indicações. Maravilha.

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount