Pular para o conteúdo principal

Santo Antônio do Pinhal- Dicas

Fiz um bate e volta para lá no feriado.Tinha uma lista enorme de coisas para conhecer e, claro, não deu tempo. Algumas coisas estavam fechadas, acreditam? Exemplo, no Capri Alemão tinha um bilhetinho na porteira dizendo que não iam abrir, um atelier (Nancy) estava de porta fechada, o Sítio Katayama não tinha ninguém (pela internet, entendi que era aberto para visitas) e o atelier de cerâmica Dejulis, que fica na Pousada Sans Souci, tem que marcar hora e ainda o proprietário não nos permitiu conhecer a pousada, por motivos de segurança (!!??).
Santo Antonio do Pinhal
 A fazenda onde fazem o conhecido sorvete Eisland não está mais aberta para visitação por falta de funcionários, me disseram, também fechou o Atelier Bruxa da Montanha.
Santo Antônio do Pinhal - sorvete
Pelo menos pudemos provar o sorvete na Le Montcho Chocolates Artesanais, na rua principal. O sorvete é feito com leite integral de gado Jersey .Tomei o de Moka e estava muito bom.
Santo Antônio do Pinhal - artesanato
A cooperativa de Patchwork ( História em Retalhos), também não deu certo e hoje está assim, só isso mesmo. Fica a 50m do Supermercado Amaral. Almofadas com cenas da região.
Santo Antônio do Pinhal - artesanato
Por outro lado, tem uma lojinha com artigos lindos também na Av. Min. Nelson Hungria. Pode entrar que vale a pena. 
Santo Antônio do Pinhal
Enfim,por outro lado, algumas coisas valeram a pena. 
Uma paradinha na Fazenda Renópolis foi agradável.
Santo Antonio do Pinhal - Fazenda Renópolis
 Fica no km 38 da estrada para Campos do Jordão. 
Santo Antonio do Pinhal - Fazenda Renópolis
A decoração é fofa e o atendimento da Débora, muito simpático. 
Santo Antonio do Pinhal - Fazenda Renópolis
Comemos uma quiche de broto de bambu muito gostosa, com uma massinha incrivelmente fina, acompanhada de um cafezinho daqueles coados na mesa.
Santo Antonio do Pinhal - Fazenda Renópolis
O forte lá são os chás que ela mesma planta, colhe, embala, etc, além de fazer mil artesanatos. 
Santo Antonio do Pinhal - Estrada das Cerejeiras
Resolvi entrar na cidade, desta vez, pela Estrada das Cerejeiras ( ou do Barreiro). Lá fica o Sítio Katayama, o maior produtor de orquídeas. Carros no local, mas não apareceu ninguém.
Santo Antonio do Pinhal - 
Na rua principal tem outra paradinha obrigatória na Matinal Doces.
Santo Antonio do Pinhal - gastronomia
Tem uma coxinha de frango com catupiry de verdade, enorme, quentinha, simplesmente maravilhosa. É quase um almoço.
Santo Antonio do Pinhal - restaurante
Na mesma rua fiquei namorando esse restaurante que é muito bem cotado, o Canto da Gula Bistrozin da Montanha. Olhem que graça a coleção de imagens de Santo Antônio! 
Santo Antonio do Pinhal 
 Bem pertinho tinha essa loja de coisas de prata (cortina!).
 
 Uma loja com essas coisinhas que dá vontade de ter uma casa na montanha.
Santo Antonio do Pinhal 
Sempre paro também nesta loja grande onde tudo é bonito. Fica na avenida de entrada, mais no começo.
Santo Antônio do Pinhal - A Bodega
O que eu não conhecia e adorei foi A Bodega.
Santo Antonio do Pinhal - A Bodega
 Maior esquema com cachaça.
Santo Antônio do Pinhal - A Bodega
Vários galões enormes com diversas infusões e pode-se provar quanto quiser antes de decidir qual levar.
Santo Antonio do Pinhal - A Bodega
 Preços honestos, lugar bonito, tinha até uma casa na árvore. 
Santo Antônio do Pinhal - Casa na árvore
Comprei um salame de javali e outro de mignon e sinceramente não achei grande coisa.
Santo Antonio do Pinhal - A Bodega
Achei a cachaça de gengibre ótima. Estrada Machadinho km 5. Tem umas garrafinhas lindas para presentear e a cachaça sai de graça.
Santo Antonio do Pinhal 
Na mesma estrada, km 2,4, fui conhecer a Pharmácia do Quintal, que fica em frente ao Capri Alemão (queijos de cabra, as próprias cabras e outros).
Santo Antônio do Pinhal - Pharmácia do Quintal
Muito bonitinha, com coisas cheirosas. Comprei um sal marinho temperado. 
Santo Antonio do Pinhal - Apiário Granato
Eu me perdi pra caramba nas estradinhas, é tudo mal sinalizado, placas pequenas, de um lado só. A gente perde umas coisas mas acha outras rsrsr
Santo Antonio do Pinhal - Apiário Granato
Foi assim que achei o Apiário Granato que acabou sendo uma visita muito instrutiva e curiosa. Trouxe de lá mel de mandaçaia, abelhas sem ferrão. Estrada do Lageado 1055, Bairro José da Rosa.
Santo Antônio do Pinhal - Apiário Granato
 A gente vê as colmeias, bate papo com o José Aparecido e é muito legal comprar mel assim tão na fonte.
Santo Antonio do Pinhal - Empório do Mellos
Outra coisa que também achei sem querer foi o Empório dos Mellos, que também é restaurante. Nossa! Aí já é Campos do Jordão!
Santo Antonio do Pinhal - Empório do Mellos
Super charmoso. 
Santo Antonio do Pinhal - Empório do Mellos
Fica no Bairro dos Mellos.
Santo Antonio do Pinhal - Empório do Mellos
 Acabamos tomando um creme de cenoura orgânica com mel, gengibre e outras coisinhas que estava ótimo. O atendimento, super simpático.
Santo Antonio do Pinhal 
Na saída, paradinha na Estação Lefreve, de 1919, para um bolinho de truta (que tinha acabado). É de lá que sai o trenzinho para Campos do Jordão. Antigamente era usado para levar os pacientes para Campos do Jordão. Informações: (12) 3644-7408. Tem que agendar!
Santo Antonio do Pinhal - Estação Lefreve
 A especialidade de lá é bolinho de bacalhau (R$ 6,50) mas tem outras opções.
Santo Antonio do Pinhal 
Alguns passos e você chega na imagem de Nossa Senhora Auxiliadora e uma linda vista do Vale do Paraíba.
Para que eu não me esqueça, na próxima, quero visitar: Jardins de Barro Atelier de Cerâmica, o Capri alemão, O atelier de Eduardo Miguel Paiva, Fazenda Água da Capoeira, atelier de Morito Ebine, André Marx e Casa da Mata. Também, voltar no Pesqueiro Arco Íris para comer uma boa truta e conhecer os jardins temáticos do Ecco Parque

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount