Pular para o conteúdo principal

XIV Festival da Cultura Paulista - Revelando São Paulo

Amanhã ainda tem! Das 9h às 21h. Este ano, mais do que nos outros, a ênfase foi na Cultura da Paz. Conversando com expositores, vários comentaram sobre tolerância e aceitação entre os diferentes segmentos religiosos. 
Isso gera um clima muito gostoso e harmônico inclusive "misturando" no mesmo espaço ciganos, indígenas, caiçaras, caipiras etc. Tem coisa mais bonita? Acima, ciganinha dançando.
 Começando a preparar um arroz com suã. Todos aproveitam e se deliciam com as gostosuras das diversas cidades do Estado de São Paulo.
O festival cresceu bastante, tem mais espaços e mais barracas para apreciarmos.
 Entre uma congada e outra, muita música regional e outras que lembram nossas origens, como a portuguesa. 
Como sou de Barretos, esse negócio de tropeiro, fogão à lenha, paçoca de carne e catira me faz sentir em casa. Meu avô, quando foi buscar o gado Nelore na Índia, e depois meu pai, levavam sacos de paçoca de carne para lá porque ela não estraga e eles não apreciavam a comida indiana por longos períodos. Os tropeiros nas comitivas, em longas viagens, carregam essa paçoca pelo mesmo motivo.
 Me controlei muito para não trazer um desses mini-fogõezinhos a lenha. Minha cara, rsrsr. Quem sabe amanhã.
 Essas tábuas de madeira bem dura...não resisti. Quem quiser encomendar, mande um Whatsapp para o Beto Ferradura (34) 9124-3332. Ele manda a foto antes, se você gostar ele despacha. Disse que para lavar só se pode usar bucha e sal. Nada de detergente. Adorei, tem alça e pezinhos para não ficar direto na pia.
São tantas as coisas para descobrir! Acho que vou voltar amanhã mais cedo. Não deu para ver tudo.
 Todos os anos eu namoro essas fruteiras feitas de fibra de Caraguatatuba.
 Vi a Cavalhada de São Pedro de Catuçaba, de São Luis de Paraitinga. Uma tradição de 150 anos onde hoje fazem parte senhores de 75 a 80 anos e tinha um menino de 6 anos participando. Fez tudo direitinho. 
 Fazem uma representação com espadas e várias manobras no cavalo, da luta entre cristãos e mouros.
 
 Os bonecões de rua fazem parte da vida cultural de mais de 25 municípios. Participam de várias festas durante o ano, religiosas ou não.
 O rojão, a explosão de sabores !! Muito lindo! 
O caldo de pinto é "pra arribá", diz a moça da congada Chapéus de Fita, com muito orgulho. Trata-se de um caldo de galinha onde eles colocam cachaça. Provei e aprovei. Eles são de Olímpia. 
 Alguém resiste? 
Bonito de todos os ângulos.
 Esta barraca é de Atibaia e todos os anos ela se destaca pelos detalhes.
 Acho que pegaram todos os itens da decoração lá em casa,rsrsr, até as latas de fumo.
Tem coisa mais bem bolada e charmosinha que esse porta canecas? Um tronco e uns pregos.
Quantos artesãos incríveis! Os Figureiros de Taubaté não poderiam faltar. É preciso calma para apreciar tudo.
  O evento fica lotado, procure ir mais cedo.
Outro ano estive lá também e contei AQUI. Veja mais imagens!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount