Pular para o conteúdo principal

Nova Gokula - Uma comunidade Hare Krishna

Em Queluz  fiquei meio perdida, para variar, e resolvi ir almoçar na Fazenda Nova Gokula, que fica mais perto de Pindamonhangaba.
A estrada até lá, depois que se sai da chatice de milhões de lombadas na cidade de Pinda, é muito bonita, mas ainda tem muuuita lombada. Gente, é um absurdo! 
Quando aparece o Portal de entrada é um alivio.
Nova Gokula é uma comunidade Hare Krishna muito bem sucedida que abre para o público principalmente nos fins de semana, quando tem almoço, lojinhas com produtos indianos, pousada, lanchonete e até uma pizzaria super bem construída. Logo na chegada, um membro entrega as atividades do templo que começam às 4h30 (da madruga!).
O Templo de Radha-Gokulananda, construído em estilo arquitetônico védico é lindo e aberto à visitação. Tirei uma foto da janela. Como não entendo nada da religião, acho desrespeitoso entrar lá. 
O local do almoço é no meio da mata e a comida é servida num bandejão. 
É à vontade e custa menos de R$ 15,00. Do pouco que sei a respeito deles, fazer a comida é coisa séria. Quem cozinha tem que tomar banho e estar bem em todos os sentidos. Comem o que pode ser oferecido a Krishna. Não comem carne vermelha, nem peixe e nem ovos. Alho e cebola também não porque não podem ser oferecidos a Krishna e aumentam a paixão e a ignorância. Mesmo assim a comida é gostosa pois usam especiarias indianas.
Aos domingos, depois do festival (16 h) para os visitantes, com canto de mantras e aula de filosofia, eles distribuem gratuitamente a comida lacto-vegetariana.
Por ser no pé da Serra da Mantiqueira, a mata ao redor é linda, com o Rio Yamuna que corta a fazenda com águas limpas e cachoeiras pequenas que o pessoal que vai aproveita para nadar ou se refrescar.
A lanchonete Jagannatha tem essa fachada que é imagem de um Deus. 
Ao contrário do que imaginei, tem uma variedade muito boa de salgados e sucos. Tinha coxinha de jaca!
Tem uma lojinha com muitos produtos orgânicos produzidos lá, várias conservas com gengibre, manga verde, biscoito de polvilho sem ovos, chips de mandioca e de banana, mel, pólen, etc. A gente acaba não resistindo, mesmo depois de almoçar.
 Estive lá há 24 anos e eles continuam os mesmos, decentes, religiosos, nada de drogas, só orações e trabalho. Cigarro, nem pensar! Os solteiros e solteiras dormem em alojamentos separados e vivem sem energia elétrica. Nem na pousada tem. Imaginem o banho frio naquela região! O sexo é só para os casados e para procriação. 
Olhem só que bonita a pizzaria!
Ah! Lá tem a escola Gurukula que atende crianças carentes e luta junto à comunidade pela preservação ambiental. Eu tiro o chapéu para eles.
Dizem que é muito lindo na época das festas. As três pousadas e o camping ficam lotados, o pessoal faz fogueira de noite e aprecia as estrelas, entre um e outro culto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount