Pular para o conteúdo principal

Alter do Chão- Pará - Ilha do Amor

Em 2009, recebeu o título de praia mais bela do Brasil, segundo avaliação do jornal britânico The Guardian. Pena que pouca gente conhece. Na verdade, acho que isso nem é verdade, mas o povo jura que aconteceu.
Ilha do Amor- Alter do Chão
 A Ilha do Amor fica bem em frente à vila de Alter do Chão. É só atravessar a pé quando as águas do rio Tapajós já baixaram. Aquele morro que se vê ao fundo é chamado de Serra da Piroca e tem gente (jovem rsrsr) que caminha até lá onde a vista é belíssima. Do nosso grupo de 11, só três conseguiram. Sol forte, pedras quentes, é bem puxado.
Ilha do Amor- Alter do Chão
 As águas começam a baixar em julho e o processo vai até dezembro. Quando o  nível não está tão baixo, como agora, é só contratar um catraieiro bem ali na orla para atravessar. Na cheia a ilha fica submersa e eles desmontam os quiosques. Os passeios são então diferentes como passear de barco pelos igapós.
Ilha do Amor- Alter do Chão
 Eu nunca tinha nadado em rio e achei a melhor coisa desse mundo. O rio é tão extenso que a gente jura que é mar.
 Alter do Chão- Ilha do Amor
 A água é limpa e morna, sem ondas, claro, e o melhor de tudo, sem sal. 
 Alter do Chão- Ilha do Amor
As praias dali são muito frequentadas pelo pessoal de Santarém que fica a uns quarenta minutos dali. Que tal as mesinhas dentro d´água? Uma pena, no fundo, a construção moderna, azul, do Hotel Mirante da Ilha destoando da paisagem.
Ilha do Amor, Alter do Chão
O dia passa e a gente não percebe, dá para fazer umas caminhadas para os dois lados e tudo que se vê é areia branca e água limpa.
 Alter do Chão- Ilha do Amor
  Para quem não vai fazer os passeios de barco, o negócio é passar o dia na praia, relaxar, tomar a cerveja local e experimentar todos os peixes que são maravilhosos e extremamente bem preparados em qualquer lugar que você se sente para comer. 
 Alter do Chão- Ilha do Amor
Na areia eles servem bebidas e porções. Na hora de almoçar eles servem nas barracas mais no fundo. 
 Alter do Chão- Ilha do Amor
O rapaz do picolé entra na água buzinando.
Pessoas passam vendendo banana chips salgada, castanha de cajú e bonbons de frutas da Amazônia.
Isca de arraia em Alter do Chão
 Arraia (escrevi errado acima) é uma delícia. É comum por lá e perigoso também, mas o pessoal avisa onde se pode nadar.
Bolinho de piracuí
 O bolinho de piracuí é um bolinho de peixe empanado na farofa de acarí que é esse peixe acima. Eu trouxe a farinha do peixe. É saborosa e lembra aquela paçoca que a gente faz de carne seca por aqui.
Todos os peixes estavam maravilhosos!!
Os acompanhamentos são descomplicados, baião de dois, vinagrete, farofa da região e aquele molhinho de pimenta divino feito com tucupi.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount