Pular para o conteúdo principal

Santarém - Onde ir

Eu só consegui chegar lá e depois ir para Alter do Chão (a uns 40 minutos dali) porque consegui uma passagem numa promoção dessas de última hora. R$ 250,00 ida e volta saindo de São José dos Campos com escala em Brasilia. Tinha que ir, né?
Do avião dá para se ter uma ideia da largura do Rio Tapajós e dos bancos de areia nas margens durante a vazante. Repare nos ipês amarelos!
O aeroporto é bem pequeno e não acomoda o pessoal sentado se tiver dois voos saindo. Chegando lá o motorista de taxi já estava me esperando, o Bruno Moura. Ele foi ótimo e pontual. Tratei ida e volta para Alter do Chão (R$ 150,00). Se tiver mais pessoas o preço é o mesmo.
Como eu fui "adotada" por um grupo de amigos muito simpáticos que viaja sempre, combinamos de fazer um passeio em Santarém. Foi coisa rápida pois não havia muito o que ver e estava um calor danado.
Santarém, Mercado de Peixes
Eu queria ver as garças que passeiam sobre os peixes no Mercado de Peixes mas elas não estavam lá, muito menos os botos. 
 Tem vários vídeos no You Tube que mostram.
 O rio está bem seco nessa época mas não deixa de ser uma visão impressionante. Aqui termina a rodovia Cuiabá-Santarém.
Mercado 2000 - Santarém
Bem em frente ao mercado de peixes fica o Mercado 2000. 
Adoro quando eu não conheço as frutas, as ervas, os temperos e os costumes.
Queria comprar a castanha do Pará mas também não é a época certa.
De lá passamos no mirante onde normalmente pode-se ver o encontro das águas do Tapajós com o Rio Amazonas. Dizem que as águas de ambos brincam para lá e para cá. Nesse dia o Amazonas estava por cima então o visual era meio barrento. Ali pertinho fica o Museu Dica Frazão que eu contei.
Cristo Rei - Santarém
De lá quis conhecer um centro recém-inaugurado de artesanato, o Cristo Rei. Tudo muito arrumadinho, com ar condicionado, lanchonete, etc, mas esperava mais produtos. 
Os stands estão separados por comunidades. Bonito esse trabalho de couro ecológico.
Fizemos esse passeio com o Douglas, sobrinho do Deco que eu contei AQUI.  Na volta para Alter alguém quis tomar açaí e paramos na estrada para isso. O melhor açaí da região, segundo o Douglas. Mais honesto impossível. Vem sem açúcar e com opcional de farinha. Interessante, né?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount