Pular para o conteúdo principal

Como ir para Banff e Lake Louise sem carro

Lake Louise
Eu queria conhecer o Lake Louise e não me arrisco a alugar um carro porque multa é a quarta maior fonte de renda em Alberta. A primeira é petróleo e gás, a segunda, o gado, a terceira grãos e a quarta, já viu né, gato escaldado, hehehe. Enfim, fui de van de excursão com o David do Legendary Travels, um canadense que faz esse percurso levando turistas há 12 anos. Só tinha mais um casal canadense. Foi tranquilo. Custou CAD $120,00. Não sei se é caro ou barato mas era o que tinha. Sem nem um cafezinho incluso! 
Calgary Tower
Teríamos que nos encontrar ás 7:45 h na porta da Calgary Tower. Eu cheguei meia hora antes e achei que iria morrer congelada. Então, vi uma lareira acesa enorme num hotel em frente, o Marriot, e entrei com cara de quem estava esperando um hóspede. 
Marriot Hotel, downtown Calgary
Daí a minha vida virou outra. Olha o aconchego! Lá dentro tem um Starbucks e banheiro. Deu para sobreviver até a van chegar. Fica a dica.
Trans Canada Highway
Fomos pela Trans Canada Highway que é a quarta mais longa do mundo, com 7821 km. O David disse que era a segunda maior, só perdendo para uma na Austrália. Já comecei a ficar de olho no lero-lero do David. Reparem mesmo e depois confirmem.
Canadense tem uma certa mania de grandeza, viu? Vai reparando, tudo deles é o maior ou segundo maior ou melhor do mundo. Sempre tenho que conferir para ver se não estão exagerando.
Passagens próprias para animais em rodovia no Canadá
Já na área do Parque, olhem que interessante as passagens construídas especialmente para os animais atravessarem! Elas são abauladas por dentro para que eles não se assustem com os carros. Ao longo da rodovia existem cercas, assim eles acabam usando as passagens.
Primeira parada só para ir ao banheiro num Mc Donalds da estrada, em Canmore. Já estive lá da outra vez e esta cidade é tão fofa quanto Banff.
Lake Louise
Em seguida, Lake Louise, onde tivemos pouco mais de uma hora. Aquilo é de verdade mesmo. Nunca vi um lago tão perfeitinho. Até as pedras e os pinheiros ao redor parecem um cenário. Imagine a sensação da primeira pessoa que chegou lá! Naquele tempo o povo chegava a cavalo e os primeiros chegaram ao lago por volta de 1880.
Normalmente tem um geleira branca nos fundos, o que torna o cenário mais impressionante ainda mas a neve mal começou. Dá para ir caminhando ao redor do lago e chegar até à geleira. Vai ser minha próxima meta. Deve ser extraordinário.
Deu para dar uma espiada no hall do Fairmont Chateau Lake Louise, um hotel com mais de 700 quartos e que fica lotado o ano todo.
Dentro do Fairmont Chateau Lake Louise
Esse hotel, no início, era um simples chalé de troncos de árvores. A CPR (Canadian Pacific Railway) estava terminando a estrada de ferro transcontinental em 1885 e começou a construir hotéis ao longo da linha principal para atrair clientes endinheirados. 
Dentro do Fairmont Chateau Lake Louise
O primeiro chalé foi construído em 1890 e era bem rústico. Em 1902, a área se tornou parte do primeiro Parque Nacional do Canadá. 
Dentro do Fairmont Chateau Lake Louise
De lá para cá eles tem equilibrado com extremo cuidado o turismo e a proteção ao ambiente.
 Restaurante com vista para o lago e geleiras.
 Detalhe de lustre do hotel.
Detalhe fofo da grade em frente ao Chateau Lake Louise.
Banff
De lá fomos para Banff onde ficamos duas horas. Sinceramente, acho pouco tempo.
Banff
Sorte que eu já tinha ido, mas para uma primeira vez não dá tempo de olhar as lojinhas com calma e de almoçar, por exemplo. 
Tem muitas lojas com artesanato bem no clima e no tema Canadá. Uma tentação.
Banff
 É coisa para passar o dia e ainda voltar outras vezes.
 Para onde você olhar tem uma montanha ao fundo.

Maple Syrup
Acima, o típico Maple Syrup, a seiva daquela árvore que tem a folha como símbolo do Canadá. O maple syrup é docinho, suave, melhor que mel, eu acho, pois não é tão doce. Tem que comprar do bom. O melhor mesmo é comprar nos supermercados pois as embalagens são maiores e tem orgânicos excelentes com preços razoáveis.
Banff

Lojas em Banff
Fico como criança quando vejo esses ursos e alces enormes.
Bueiros de cobre em Banff, Canada
E me digam, quantas cidades no mundo podem se dar ao luxo de ter uma arte dessas esculpida na tampa de bueiros de cobre? 
Daí ele passou em frente ao Fairmont Banff Springs Hotel, onde já se hospedou Marilyn Monroe, Arnold Schwarzenegger, Mikhail Gorbachev, Indira Gandhi , Margaret Thatcher, praticamente toda a família real inglesa, chefes de Estado e onde a Rainha Elizabeth mantem uma suíte (diz o guia). Até as acomodações dos funcionários em frente são graciosas e estilosas.
Fairmont Banff Springs Hotel
O Springs tem 768 quartos. Não deu para conhecer por dentro. Tem coisa melhor que dar uma espiada em hotéis chiques? A gente inventa um café, um drink e dá para matar a curiosidade. Por falar nisso, tem um monte de histórias de fantasmas nesse hotel. Agora no Halloween vai ter até um tour explorando o assunto.
O hotel visto de longe parece um castelo. Também foi construído pela CPR em 1888. Imagine só a vista que têm esses hóspedes! As Montanhas Rochosas, essa mata nativa de pinheiros que parece um carpete verde, o rio Bow ao fundo, a cidade de Banff. É de tirar o folego.
Veadinho em jardim dentro da cidade
Bem ali no centro, perto do hotel, vimos esse veado grande comendo tranquilamente o jardim da casa de alguém. Depois atravessou a rua e foi jantar no vizinho.
Essa casa foi do Silvester Estalone por 9 anos e ele só esteve lá duas vezes. Está à venda agora.
Na volta ele passou por uma estrada secundária para avistarmos animais mas não demos sorte.
Hoodoos
Daí parou para vermos melhor o que chamam de Hoodoos. São formações geológicas com formato quase humano, lembram aquelas da Capadocia. Os nativos antigamente ficavam muito "cabreiros" com elas. O lugar, como tudo ali, é um deslumbre. Os hoodoos estão na encosta à esquerda da foto acima.
Bow river
O rio Bow acho que é um dos rios mais harmoniosos que já vi. Ele é todo bonitinho o tempo todo, com pedras no fundo e a água transparente. Na margem com pinheiros, parece que a gente vai ver uma mãe ursa e filhote a qualquer instante. Essa água que vem das geleiras é a mesma que abastece Calgary e outras cidades. Puríssima.
Na estrada, muitos fenos prontos para o inverno. Diz o guia que, como esse ano teve muita chuva (aquela que por outro lado atrapalhou o Stampede), eles colheram o dobro de feno. Sempre é uma cena muito linda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount