Pular para o conteúdo principal

São Francisco Xavier - O que fazer

Passei um dia muito gostoso em São Francisco Xavier.
É uma cidadezinha com carinha de interior, com pracinha e coreto e uma rua de entrada cheia de restaurantes simpáticos em estilo rústico charmoso. Fica difícil escolher em qual comer.
Restaurante e Mercearia João de Barro
Particularmente, adorei a  decoração do Restaurante e Mercearia João de Barro e soube que a comida é ótima. 
Embora tenha essa carinha rústica, a comida é bem refinada com massa feita lá mesmo e servem trutas, risoto negro e outras delícias bem gourmet. 
Fica no número 41 da rua principal de entrada da cidade, a XV de Novembro.
Devo ressaltar que a maioria dos locais sobre os quais falarei funciona nos fins de semana, portanto, sempre é bom entrar em contato com eles para se certificar sobre o funcionamento em outros dias.
Ainda no João de Barro, repare nas mantinhas na prateleira para aquecer os clientes nas noites frias. Pela porta dá para ver o barzinho que pertence ao restaurante onde os clientes podem tomar um drink enquanto aguardam.
 Na mesma rua, no numero 297, fica um restaurante muito especial.
Nos fundos da própria casa, o Eduardo cozinha ali na sua frente os pratos típicos da cozinha da roça. Essa interação, e por ser na casa dele, dá um clima todo especial.
 A comida é excelente com destaque para o torresmo fantástico e atendimento igualmente simpático da esposa dele.
Restaurante do Eduardo em São Francisco Xavier
Super intimista, não é? Dá vontade de dar palpite e levantar a tampa das panelas no fogão.
Além dos restaurantes tem as lojinhas. Não são muitas mas dá para divertir.
Amantiquira - São Francisco Xavier
 No meu entender, a loja Amantiquira é a mais bonita e com artesanato mais seleto.
Amantiquira - São Francisco Xavier
Só esse fogão nos fundos da loja com vista para as montanhas já vale.
Fique atento ao site da cidade pois lá acontecem vários eventos culturais. 
Desta vez assistimos à uma apresentação musical de autêntica música sertaneja nesse espaço bonito no alto de um morro. Repare na estrutura de bambu da tenda!
Na casa muito antiga estava acontecendo uma boa exposição de arte. Tábuas largas, janelas enormes e forro de madeira. Coisas que não se vê mais.
Bruxinhas do Mato - São Francisco Xavier
Então, depois de passear pelo centrinho, vale a pena ir conhecer a Bruxinhas do Mato.
 Fica a uns dois km do centro, em direção aos Machados. Tem mais carinha de casinha de fadas do que de bruxinhas. 
As pessoas são recebidas com um chá e com uma deliciosa água de manjericão. O jardim é lindo e cheiroso. 
É basicamente um local de relaxamento onde fazem massagens. 
Banheiras para banho para casal ou sozinha. Elas colocam pétalas de rosas e óleos perfumados na água quentinha e a pessoa fica ali admirando a paisagem. 
Tem um redário bonito e uma lojinha com produtos naturais, essências, chás e travesseiros de ervas. 
Detalhe da vassoura da bruxa na cortina. 
Dá vontade de ficar mas tem mais lugares para visitar.
Quintal da Prosa - São Francisco Xavier
Um outro lugar que voltei e gosto demais é o Quintal da Prosa. Pense numa chácara bem cuidada e onde você também é muito bem recebida.
Quintal da Prosa - São Francisco Xavier
Servem um café delicioso, bolo, pão de queijo e coisas sasonais. 
Image result for grumixama fruta
Também fazem um licor muito gostoso de grumixama.
Quintal da Prosa - São Francisco Xavier
Os produtos orgânicos são dali mesmo da fazenda deles ou de produtores vizinhos. 
Eles têm algumas opções de hospedagem como duas suítes amplas, muito estilosas, com ofurô, pé direito alto e sacada com rede que permite uma vista privilegiada para as montanhas. Coisa para lua de mel.
João deitado, São Francisco Xavier
O café da manhã da roça, com uns 10 itens (tem inclusive João deitado) pode ser degustado por não hóspedes das 9 às 11 h. Veja mais detalhes sobre as outras acomodações AQUI . 
Dá para ficar também só curtindo a paisagem ou fazer uma pequena trilha até o Rio Manso acompanhado do cachorro da família que é o guia. 
Redário no Quintal da Prosa, São Francisco Xavier
Um capricho as redes forradas por fora com chitão.
Tem também por lá um outro programa que fiz duas vezes e leva o dia todo, um passeio pela Fazenda Guirra, produtora de cogumelos. Eu contei AQUI. Além disso tem os pesqueiros, as pousadas lindas e as trilhas. 
Minha amiga recomendou demais um restaurante chamado Villa K2 que fica no Largo São Sebastião 37, também no centrinho. E ela sabe das coisas!
Atualizando em maio de 2020: descobri recentemente o canal no Youtube do Chico Abelha que visita pessoas na roça. Uma delas é a dona Cida que vende sabão de cinzas daqueles bem honestos no trailer na praça da matriz.
Atualizando em janeiro de 2022: Chico Abelha fez uma matéria bem legal com a matriarca da Fazenda Guirra AQUI. O e-mail do zootecnista Carlos Abe é suporte@projetocogumelos.org

Comentários

andfatiola disse…
Os lugares são lindos mesmo, dá vontade de visitar todos!
Parabéns pela publicação

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount