Pular para o conteúdo principal

Bento Gonçalves , a cidade

 Eu e minha amiga Lisbeth fomos de avião até Porto Alegre,RS e de lá já havíamos alugado um carro pela Movida. Eu não conhecia essa empresa e fiquei satisfeita com a agilidade deles. Deu tudo certo. Zero burocracia.
Depois que se sai da grande Porto Alegre a paisagem vai ficando bonitinha e foi um prazer ver essa placa.
Bento Gonçalves, RS
Levamos mais ou menos duas horas para chegar de Porto Alegre a Bento Gonçalves. Isso por que paramos, erramos etc. Esse é o portal da cidade, na verdade, eles o chamam de Pipa Pórtico. Aliás, a pipa, o vinho, a uva e as folhas de parreira são os símbolos dessa cidade simpática.
Uvas na calçada em Bento Gonçalves
Estes símbolos estão por todo lado e mais marcantes nas calçadas da Via del Vino, no centro da cidade.
Via del Vino, Bento Gonçalves
E que tal uma fonte de vinho? Pois é, tem lá na mesma Via del Vino. 
Videiras em Bento Gonçalves
Os primeiros imigrantes italianos começaram a chegar a partir de 1875 mas esses não trouxeram consigo as mudas de videira. Com o tempo, fazendo trocas e serviços com outros imigrantes é que eles tiveram contato com os alemães que já estavam na região e produziam vinho para seu próprio consumo. Bom, imaginem o tamanho dessa história e não sou eu que vou contá-la. 
Igreja de São Bento, Bento Gonçalves,RS
Para você ter uma ideia, a Igreja de São Bento é em forma de pipa e dentro dela tem vários detalhes com tonéis, como o próprio altar e uvas gravadas nos bancos. São Bento é o protetor dos vinhateiros. Reparem bem na foto.
Igreja de São Bento em Bento Gonçalves, RS
Os vitrais são muito bonitos e esse formato inusitado da igreja foi para homenagear os imigrantes italianos.
Bento Gonçalves - Monumento aos imigrantes
Na mesma praça, tem essa escultura impressionante, em bronze, pesando 121 toneladas. É o Monumento aos Imigrantes Italianos e reflete o esforço e o trabalho de tantos homens e mulheres que ajudaram a criar a personalidade que hoje tem essa cidade. 
Mais uma vez, aluguei um apartamento pelo AirBnB e adorei. Contei AQUI no blog várias outras experiências que deram super certo.
Super completo, tinha de tudo mesmo, até gaveta com panos de prato arrumadinhos e limpíssimos. Coisa de gente caprichosa mesmo.
Parece que a gente estava na casa de um amigo que viajou bastante. Casa de gente de verdade, com taças de vinho bonitas, várias lembranças de viagens, livros, muito bom mesmo. Deixou também arrumadinho vários mapas e guias da região.
E o quarto? Olha que simpático!
A sala com uma sacadinha, andar bom, wifi, cable TV, garagem. Tudo ótimo.
Tinha inclusive uma bela vista para as montanhas e vinhedos. Bom, para encerrar o assunto, esse é o apartamento Austrália, do Mauro e está no Airbnb
Caldeira Restaurante em Bento Gonçalves
No dia que chegamos, saímos para jantar. Nos indicaram a Rua Herny Hugo Dreher, onde se concentra um maior numero de bons restaurantes. De fato, passeamos por lá e é tudo muito bonito, locais modernos, muitas hamburguerias e até passamos em frente a um dos restaurantes que dizem ser muito bom, o Canta Maria. Mas eu cismei de comer no Caldeira Restaurante porque tinha lido muito que a comida era ótima.
Chef Rafael Caldeira, Bento Gonçalves
Acertamos em cheio. Atendimento excelente e o dono, Rafael Caldeira, super simpático, comida maravilhosa. 
Bento Gonçalves - Caldeira Restaurante
O forte da casa é o ossobuco com polenta mole mas seria muito para nós duas então optamos por um filé ao molho de queijo e nata. Ótimo! Os pratos são muito bem servidos e a decoração da casa tem toques modernos e rústicos.
Caldeira Restaurante em Bento Gonçalves
O restaurante fica num bairro residencial, numa casa fechada. Isso dá uma sensação de segurança e de intimismo. Rua Antonio Ducatti 138.
Bento Gonçalves - Igreja de Santo Antonio
Também no centro, visitamos a Igreja de Santo Antônio.
Bento Gonçalves - Igreja de Santo Antonio
 Mania minha, adoro visitar igrejas. Me faz bem essa paradinha para agradecer a benção de poder estar ali, num lugar diferente, vendo coisas lindas.
Bento Gonçalves - Igreja de Santo Antonio
O altar é de mármore Carrara, as estátuas de Cristo e de Santo Antonio são de madeira maciça esculpida. As pinturas retratam os milagres de Santo Antônio.
Bento Gonçalves - Dolce Gusto
Uma ótima dica na cidade é tomar café da manhã na Dolce Gusto. Fica no centro, ali perto dessa igreja acima. Tem várias opções do tipo super mini-quiche, mini-docinhos e pasteizinhos, sanduíches, tortas lindas. É tudo de bom.
Bento Gonçalves 
Aproveitei para perguntar lá no centro se tinha algum Mercadão na cidade. Não tem. Na falta dele, fomos explorar o supermercado em busca de produtos locais. Gulosas? Não, curiosas. Bonitos os rótulos das ervas, não?
Bento Gonçalves 
Nos chamou a atenção o fato das casas serem tão bem conservadas e os jardins muito bem cuidados, sem cercas entre as casas. Isso tudo na beira de estrada!
Ontem contei sobre O Caminhos de Pedra AQUI e depois conto sobre o Vale dos Vinhedos que é um dos roteiros mais procurados.

Comentários

lis vissotto disse…
Voltaria com certeza! Amei estes lugares e me imaginei passando uns dias ali naquela paz junto à natureza!

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount