Pular para o conteúdo principal

Campos do Jordão - Lugares Imperdíveis Para Visitar

Nem sei quantas vezes estive em Campos do Jordão e todas as vezes me encanto. Só de pensar no clima mais fresquinho eu me animo a subir a Serra. O gostoso é que lá sempre tem novidades.
Mas quem me deixa por dentro de tudo é a Flavia, uma das proprietárias do Restaurante Sabor da Província. Paradinha obrigatória.
Restaurante Sabor da Província - Campos do Jordão
Tem duas coisas que qualquer um adora, comida e atendimento excelentes. De quebra, a Flavia, ainda indica tudo de bom que há para se fazer lá no momento. É tipo uma embaixatriz da cidade, mora lá há 20 anos.
Essa sobremesa acompanhou o prato do dia que elas servem durante a semana. Lembra aquele doce que decerto sua tia ou mãe fazia? Aquele onde vai um docinho de banana, creminho e suspiro por cima?
Apfelstrudel no restaurante Sabor da Província em Campos do Jordão
De tanto frequentar o restaurante, entendi que ela vai contra a corrente, insiste em servir comida sem conservantes, sem agrotóxicos. Ela compra banana orgânica pro restaurante! Pode? Quem, nesse mundo de hoje faz isso? Ela é assim e não saberia jamais comprar um caldo de carne processado para servir para os clientes. A gente percebe no sabor.
Cada vez que vou lá e provo seus nhoques honestos com recheios diversos, suas sobremesas, sua feijoada, rabada e costela com vegetais orgânicos, tenho mais fé no ser humano. Verdade.
Não tem luxo nem frescura, o ambiente é clean e calmo, fácil de achar. Metros depois do supermercado Roma já pense em encostar à direita para estacionar bem na frente.
Fica antes daquele point bonito ( bairro Capivari) onde todo mundo quer chegar e daí paga caro para estacionar e mais caro ainda para comer. Sério mesmo.
Um pouco mais para frente do Sabor da Província, do mesmo lado,  tem outra parada obrigatória, a Malharia Geneve.
O prédio é tão lindo com heras!
E sempre tem uma vitrine bonita daquelas que a gente tem que parar para fotografar.
Olhem que gracinha esses bules vestidos para o inverno. São usados para servir chá lá na loja.
Os vitrinistas de lá estão de parabéns.
Caminho da Roça, Campos do Jordão
Bem em frente ao restaurante que mencionei,  atravessando a pé o trilho do trem, tem uma loja minha cara, Caminho da Roça.
Que lojinha mais bonitinha!
Tem mil coisinhas muito lindas.
Parque Pico do Itapeva
Uma novidade que a Flavia me indicou foi o Parque Pico do Itapeva. Nossa! Uma super obra que fizeram lá em cima do nosso mundo, precisamente a 1800 metros de altitude. Conclusão, você vê de lá de cima Cachoeira Paulista, Canas, Lorena, Guaratinguetá, Aparecida, Roseira, Pindamonhangaba, Tremembé, Taubaté, Caçapava e São José dos Campos.
É um parque novo, muito bem estruturado.Tem um campo de lavandas e outro brotando de alecrim. Tem banheiro, lanchonete e um platô para, suponho, eventos. Vi um gavião lindo e seriemas. O estacionamento é arborizado com blueberries e outras frutas vermelhas. Futuramente será aberto ao público a plantação de frutas vermelhas para colher (?). Foi o que disseram. De qualquer forma a vista é espetacular. R$ 20,00 o carro.
Amantikir, Campos do Jordão
Ingresso R$ 40,00 e R$ 20,00 idosos e crianças/estudantes
Parque Amantikir
Outro lugar que está cada vez melhor é o Parque Amantikir. Estive lá no começo, com sol, e dessa vez peguei muita neblina mas não quis perder a viagem e valeu a pena.
Ficou tudo mágico, parecendo contos de fadas. Que lugar bonito!
É para ir sem pressa. Essa é a Porta da Lua que marca de forma clara a passagem entre o mundo exterior e o refúgio do lar. Essa porta era um símbolo de riqueza e poder na China antiga.
Os chineses utilizam elementos úteis à vida dos camponeses como o monte de lenha (meda).
Você vai tirar muitas fotos, acredite. A ideia lá é reproduzir os jardins de vários países do mundo.
O labirinto que eu vi pequeno agora está bem alto!
Casa na árvore no Amantikir, Campos do Jordão
Fiquei apaixonada pela casa na árvore! Olhem que linda, que sólida!
A gente tem três minutos para ficar lá dentro.
Tem sala, cozinha, banheiro e um deck lindo na altura da copa e e cima tem um quarto.
Labirinto de grama
Mãostiqueira
Na volta, na mesma estradinha, tem um lugar que é encantador, o Mãostiqueiras. Difícil de passar reto pois tem um muro alto com trepadeiras e umas ovelhas simpáticas no muro.
O que acontece ali é muito especial. A história é longa e cheia de gente com iniciativa e talento como a Juliana Mueller Bastos e ainda somou com o patrocínio da Pássaro Marrom. Pois é, junta talento de um lado e boa vontade de outro e as hoje 16 mulheres da comunidade fazem um trabalho lindo com a lã de ovelha que até então estava sendo descartada.
Bem orientadas e equipadas, surgiu uma enorme diversidade de trabalhos que inclusive é ensinado para grupos de escolas. Na foto acima, a Lika Araújo me mostrou todo o processo, desde a lã "crua" até os fios tingidos com pigmentos naturais que elas tem testado. Os três tons de marrom em destaque são todos de macela.
Saí de lá com um cachecol maravilhoso e quentinho que vai ser mandado para minha filha que mora no Canadá. Na verdade, queria um monte de peças. Fiquei encantada com o resgate cultural e com a diminuição de resíduos dessa iniciativa.
Elas tem uma parceria com o pessoal da Crafta Inteligente que faz esse banco de papelão, super bem bolado. Ficou um charme com a mantinha de lã 100% natural. Fiz questão de me sentar nele, aguenta 250 kg. Uma feliz parceria.
Museu Casa da Xilogravura
A Flavia falou demais no Museu Casa da Xilogravura. Foi uma ótima ideia pois estava esperando a chuva passar.
Me apaixonei. Coisa de primeiro mundo. E olha que já visitei museus nessa vida!
Fica numa casa bonita e bem cuidada, o acervo é maravilhoso, disposto de forma didática, atendimento excelente das monitoras e o mais importante, um colírio para os olhos e uma aula de arte.
Tirei muitas fotos, votei no melhor artista, me apaixonei pela técnica,  muito instrutivo e gostoso de ver. R$ 4,00 para idosos e R$ 8,00 a inteira.
Ainda deu tempo de passear no bairro Capivari, sempre bonito e já enfeitado para o Natal.
Na volta, já rumo à estrada, mais uma lojinha com fachada linda.
Mas a campeã mesmo foi essa casa que vi. Não é um sonho?
Ah! E na volta, bem em frente ao portal da cidade, pare do lado direito, na Geléia dos Monges. É super tradicional.
Sempre ia com meus filhos quando pequenos, mas era em outro local. A loja nova é muito bonita e cheia de novidades. Bom, claro que tem mais muitos passeios para fazer como visitar o Palácio, conhecer a Fábrica de Chocolate Araucária, enfim, pergunta para a Flavia que ela dá até o mapinha.

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount