Pular para o conteúdo principal

Porto Alegre - Dicas de Passeio

Roteiro Estrada Romântica
Voltamos de Gramado, rumo a Porto Alegre pela Estrada Romântica. Assim que chegamos, devolvemos o carro alugado e começamos a usar o Uber.
Fomos na Fundaçao Iberê Camargo. O prédio, construído pelo arquiteto português Álvaro Siza, tem uma arquitetura muito bonita com pequenas janelas de onde se vê a cidade por ângulos diferente. 
Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre
Fica à beira do Rio Guaíba. Encontram-se lá as obras do artista plástico Iberê Camargo mas também recebe exposições itinerantes. Os dias e horários de funcionamento são meio incomuns. Confira antes de ir.  
 O dia estava nublado por isso a foto não fez jus à realidade.
A lojinha do museu é muito boa com exemplos de trabalhos bonitos de artistas locais. A melhor dica da cidade que posso dar, no entanto, é o Agridoce Café
Agridoce Café- Porto Alegre
É o máximo! A decoração é um show de criatividade.  
Agridoce Café- Porto Alegre
O atendimento, as comidinhas são lindas e deliciosas.
Tem sempre fila para entrar. Procure ir nos horários mais tranquilos. São eles:  Das 12h até 14h30; - Das 19h45 até 22h.
Café pendente no Café Agridoce
Cidade Baixa - Porto Alegre
Fica na Cidade Baixa, um reduto de bares e cafés muito animado de noite.
Feira do Brique, Porto Alegre
Procurem ir para lá num domingo para poder visitar a Feira do Brique no Parque da Redenção ou Parque Farroupilha. Eu adoro feiras e essa é das melhores.O bom é que tem muita sombra. A área é enorme.

O parque é adotado como ponto de encontro tradicional dos porto-alegrenses. As pessoas tomam conta da rua e dos gramados do parque para conversar e tomar chimarrão. 
Sempre vivas

Quadrinhos feitos com latas de refrigerante
Parque da Redenção - Porto Alegre
Projetado pelo urbanista francês Alfredo Agache, possui 38 monumentos, entre eles o Monumento ao Expedicionário e a Pira da Pátria.  
Mercado Bom Fim - Porto Alegre
Mercado Bom Fim: Entre os antigos permissionários, permanecem as floristas e o Zé do Passaporte, o primeiro cachorro-quente de Porto Alegre. Há também uma loja de produtos da comunidade indígena gaúcha, que vende artesanato dos povos Caigangues e Mbyá Guaranis.
A Smic mantém no local a loja Etiqueta Popular que vende produtos como artesanato, confecções e alimentos produzidos por artesãos locais. 
Banda Marcial do Julinho
É muito animado! Tinha música de banda Marcial, no caso a Banda do Julinho, uma banda referência, com vários títulos.
Cartas de Rua
E esse rapazes aí deixaram o pessoal encantado, música country da melhor qualidade, o Cartas na Rua. Não dá vontade de sair de perto.
Cuias para Chimarrão
 Eu já sabia que os gaúchos amam chimarrão, mas não sabia que eles levavam o chimarrão com eles quando saem. Verdade. Saem com a garrafa térmica e a cuia. Vi no parque, na rua, no restaurante do hotel, etc. Curioso, não? Mineiro não sai de casa com uma garrafinha com café hehehe. Alguém tinha que inventar um Drive Through de chimarrão para facilitar para eles, uai! Adoro essa nossa diversidade.
Eu perguntei para muita gente de lá sobre um lugar com comida gostosa e todo mundo indicou o Maomé que fica bem em frente ao parque. Trata-se de uma doceira mas acabamos não comendo lá.
Em cima do Maomé tem esse restaurante que também foi recomendado por todo mundo de lá.
Acabamos comendo num restaurante de calçada porque estava muito agradável à sombra das árvores.
Pink Velvet Bakery - Porto Alegre
Ali pertinho, um outro café muito simpático, bem cheio também, com comidinhas com cara ótima. O Pink Velvet Bakery.
Mercado Público de Porto Alegre
Fomos conhecer o Mercado Público, imaginem se eu ia perder! Foi construído no século XIX.
Mercado Público de Porto Alegre
Lá vendem gibis, vinis, antiguidades, além do habitual de mercados. Alguns lugares são muito recomendados como os sorvetes da tradicional Banca 40, os grãos da Macrobiótica Sauer, o bolinho de bacalhau do Gambrinus, entre outros. Nesse último, fila na porta.
Restaurante Naval no Mercado Público de Porto Alegre
Escolhemos o Naval,  ao lado do Gambrinus. Fila também, tudo gente de lá.
Estava ótima a comida!!
Ibis Styles Porto Alegre
Ficamos no Ibis Styles. Gostei da localização e da decoração do hall de entrada. No mais, é padrão Ibis, ou seja, tem o básico e eu diria que é até um pouco melhor que os outros. O quarto e banheiro são maiores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount