Pular para o conteúdo principal

Vale dos Vinhedos e Roteiro das Cantinas Históricas

Bom, depois de explorarmos os Caminhos de Pedra, fomos passear pelo Vale dos Vinhedos e Roteiro das Cantinas Históricas. Na verdade, cantina significa o porão onde as famílias conservam os vinhos e embutidos. 
Cachoeira vista da estrada no Vale dos Vinhedos.
Optamos por não conhecer as inúmeras vinícolas da estrada por que senão não daria tempo para parar na estrada para admirar uma cachoeira dessas, por exemplo.
Vale dos Vinhedos, biscoitos caseiros na Itallinni Biscotteria 
 Eu só tinha programado conhecer a Itallinni Biscotteria. Muito bonitinha. 
Vale dos Vinhedos, embalagens bonitas da Itallinni Biscotteria
Acabei trazendo a especialidade deles que é um amanteigado com limão que realmente é uma delícia. As embalagens são bonitinhas e é tudo produzido artesanalmente.
1000 Lugares Para Conhecer Antes de Morrer, Casa Valduga
No meio do caminho acabamos entrando na Casa Valduga que é impressionante. Não fizemos o tour, só visitamos a loja muito bonita e ainda fiquei impressionada por saber que eles tem cinco pequenas  pousadas charmosas lá dentro. Já imaginou ficar numa pousada dentro de uma vinícola? Um perigo! Enfim, ela é poderosa, afinal, tem 140 anos de tradição. E tem outras no mesmo padrão por lá.
Autêntica cantina italiana no Vale dos Vinhedos
 Uma das ditas cantinas que conhecemos com mais calma valeu a pena. Como em quase todos os comércios de lá, uma neta da família imigrante, neste caso, Cristofoli, nos atendeu muito bem.O porão em si hoje só funciona mesmo como loja e degustação dos vinhos que produzem.
Pessegueiro produzindo no Vale dos Vinhedos
 A família mora em cima e eles tem um pomar dos sonhos e uma videira enorme e sadia bem ali no quintal. 
Vale dos Vinhedos
Numa construção logo em frente pudemos ver os enormes e modernos tanques de inox. As pipas de madeira descansam no porão, não menos majestosas. Poderiam ser usadas, se preciso fosse. Nessa vinícola também fazem os tours e eles são os precursores da ideia do Edredom nos Parreirais.
Vale dos Vinhedos - Armazém das Cantinas Históricas
Já o que dá nome ao roteiro, o Armazém das Cantinas Históricas deixou a desejar. Só tem um charmezinho no jardim externo.
Bento Gonçalves -Roteiro das Cantinas Históricas, linda loja de artesanato
Mas de repente,  surpresa boa no caminho.Uma lojinha com cara de contos de fadas.
Bento Gonçalves -Artesanato regional
Lá dentro, essas cestas são feitas com palha de trigo entre outros artesanatos.
Resumindo, como já sabido, a região é um paraíso para quem curte vinho e como brasileira, fiquei muito orgulhosa de conhecer esse lado altamente competente e produtivo do nosso país. Próxima parada, Gramado.

Comentários

virginia costa disse…
Este comentário foi removido pelo autor.

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount