terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Niteroi

Legal quando a gente tem a oportunidade de conhecer uma cidade nova com gente que foi criada ali. 
Entendi a razão do pessoal de Niterói ter tanto orgulho da cidade. Para começar, realmente, tem-se de lá a melhor vista do Rio de Janeiro, de vários pontos da cidade.
Praia de Icaraí - Niterói
A proximidade com o Rio de Janeiro também facilita demais, só pegar uma das barcas ou a ponte que em instantes você está no seu boteco predileto, ou no trabalho rsrsr.
No nosso caso, fomos ao Bar Urca, Patrimônio Cultural Carioca, de 1939. Mais tradicional impossível. A moçada fica em frente, na mureta, vendo o por do sol e depois noite a dentro.
Outra coisa que achei excelente em Niterói  é que todos os ônibus tem ar condicionado, todos mesmo. Não é nem luxo, hoje em dia, é uma caridade com as pessoas, não é?
Fiquei no apartamento de uma amiga na Praia de Icaraí que tem essa vista linda. Ficar na varanda contemplando a vista é meio hipnótico, acompanhar as nuvens cobrindo e descobrindo o Cristo Redentor, os aviões decolando, as barcas passando, o bondinho no Pão de Açúcar subindo e descendo, o pessoal caminhando no calçadão. Adorei.
O Museu de Arte Contemporânea , com sua arquitetura complexa, é impressionante de qualquer ângulo. O projeto estrutural é do engenheiro Bruno Contarini, que já trabalhou com Oscar Niemeyer. 
Os números da obra são impressionantes. Podem ver mais detalhes aqui nesse site.
Meus amigos, com saudades dos tempos de infância, fizeram questão de rever o prédio onde moraram que fica perto da Igreja de São Francisco Xavier . 
Fundos da Igreja
Ela foi erguida como capela em 1572 por José de Anchieta com o auxílio dos índios aliados de Araribóia. Fica entre as praias São Francisco e Charitas.
De lá a vista é muito especial.
Fomos nadar no fim de tarde na Praia de Itacoatiara. 
Que lugar lindo!
Outro dia fomos no restaurante Maria da Praia bem em frente ao mar, na Praia Piratininga.
Restaurante Maria da Praia - Niterói
 Muito agradável, música ao vivo e comida deliciosa. 
Mercado São Pedro - Niterói
Não podia deixar de conhecer o mercado de peixes! É de dar água na boca!Tudo que eu gosto de comer num único lugar, tudo fresquinho. 
Na parte de cima do Mercado São Pedro tem uns restaurantes onde você pode pedir para fazerem o peixe que você comprou embaixo. 
Outro programa imperdível é ir no Caneco Gelado do Mario.
Para quem não conhece, impossível adivinhar que por detrás do balcão sempre lotado existe um restaurante com três salões, um deles bem grande.
 Fiquei impressionada com a quantidade de funcionários e o movimento no balcão direto na rua. 
Caneco Gelado do Mario
O carro chefe ali são as empadas e o bolinho de camarão. O Mario, português, é uma simpatia e cuida de tudo o tempo todo. Ele também cozinha até hoje. Esse peixe frito pouco fotogênico se chama Perua e é maravilhoso!! Só agora vi quantos pratos experimentamos rsrsr. Tudo muito bom.

Igualmente bom pela comida e bem mais bonitinho é o Seu Antônio, um restaurante também de um português que não conseguimos comer por causa da fila que lá é um caso sério, tem que ir bem cedo.Todo mundo  recomenda.

Nenhum comentário: