Pular para o conteúdo principal

Dicas de Guararema

Restaurante em Guararema
 Antes de mais nada, seria ótimo se pudessem ler os dois primeiros posts que fiz sobre o que há para fazer em Guararema pois eles contêm muita informação. O que vou mostrar hoje é complementar. Clicando AQUI você lê sobre a Estação Luis Carlos e clicando AQUI você lê sobre diversas outras atrações
Megandra Empório Cultural- Guararema
Começamos dessa vez pelo Megandra Empório Cultural. Ele fica exatamente ao lado da Estação Luis Carlos.
Megandra Empório Cultural- Guararema
A chamada deles é: A Megandra Empório Cultural é um espaço de acolhimento e da expressão da diversidade cultural e ecológica. Oferece diversos serviços e produtos que inspiram a descoberta do diferente, fortalecem a convivência e o despertar das pessoas para os valores de cuidado com a terra e o coletivo. 

Megandra Empório Cultural- Guararema
Um lugar muito agradável, com arquitetura rústica e com detalhes que eu particularmente adoro como essa parede de vidro e o balcão de tijolos.  
Lá eles têm também um espaço com aulas de yoga nos fins de semana. Amei a parede com nichos. Tem também massagem, biomovelaria e viveiro de plantas, além de artesanato.
Megandra Empório Cultural- Guararema
 O jardim externo é bonito e bem cuidado e tem carpas daquelas coloridas na água bem limpinha. 

Megandra Empório Cultural- Guararema
Megandra Empório Cultural- Guararema
As tortas servidas lá são muito boas. É programa gostoso para não perder se for até à Estação Luis Carlos. 
Estação Luis Carlos- Guararema
Daí, como minha amiga não conhecia a estação, demos umas voltinhas por lá. É mesmo um lugar muito bonitinho e bem cuidado. Já foi cenário de filmes de faroeste como "Gregório 38", "Gregório Volta Para Matar", "Sangue em Santa Maria" e "O Menino Jornaleiro", este último com participação de Tonico e Tinoco.
 Estava acontecendo uma exposição de um casal de artistas, Adriana e Luciano.
 Moravam em Jacareí e agora tem atelier em Bichinho.

As casinhas são entalhadas em madeira e pintadas com uma grande diversidade de detalhes da rotina do nosso povo. Neste espaço as exposições mudam sempre.
Estação Luís Carlos- Guararema
O programa é passear com toda calma da época da Velha Senhora, a locomotiva e já ficar de olho onde você vai querer almoçar.
Estação Luis Carlos- Guararema
Estação Luis Carlos- Guararema
Tem agora lá essa fábrica de cerveja bem bonita. Em resumo, é tudo limpo e bem cuidado, amplo estacionamento, banheiro bom e bebedouros. Como ainda estava cedo resolvemos passear perto da Igreja, no centro de Guararema.
Guararema
Várias lojinhas estavam abertas mas uma prendeu nossa atenção, começando pela fachada, a MatrizArtes.
Xilogravura de Regina Drozina na MatrizArtes- Guararema
É um negócio familiar, os pais artistas e o filho Lucas mais no atendimento. Lá a gente encontra xilogravuras lindas feitas pela Regina Drozina, a mãe.
Obras de outros artistas também tem destaque como essas de Willi de Carvalho.
Obra de Willi de Carvalho
Eu não o conhecia e me apaixonei.
Obra de Willi de Carvalho na Matrizartes em Guararema
De Montes Claros, ele tem uma história interessante e já mostrava talento desde pequeno quando usava grampos, barro e palitos para fazer seus brinquedos.
Gostei de saber que fazem oficinas de vários técnicas. É só ficar de olho no Facebook deles.
Guararema
Depois demos uma olhada nas outras lojinhas.
Guararema - Parque Ilha Grande
Fomos até a entrada do Parque Ilha Grande ( contei com detalhes no post anterior).
É sempre divertido ver tantos peixes grandes de cima da ponte,entre eles as capivaras e pássaros.
Guararema
Não entramos porque estávamos com cachorro mas vale a pena chegar pelo menos até à beira do rio Paraíba do Sul.

Atualização em setembro 2019 - Aquela loja que gostamos tanto mudou um pouquinho a fachada e continua uma verdadeira galeria de arte.
Não mostrei esse detalhe da marquise do lado de fora que tem tudo a ver com as xilogravuras mostradas no interior.
Obra de Mauricio Chaer na Matrizartes em Guararema
Ficamos conhecendo o trabalho diferente e criativo do Mauricio Chaer que tem um atelier em Botujuru, Mogi das Cruzes.
Detalhe na Matrizartes em Guararema
As luminárias de papel machê foram um presente  da artista Natasha Faria que hoje mora em Portugal. Ah, e o Lucas que antes ficava mais no atendimento, hoje já se revelou um ótimo artista também, selecionado para exposições e tudo. Filhinho de peixe, peixinho é. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount