Pular para o conteúdo principal

Würzburg - O que tem para visitar.

Würzburg
O cartão postal de Würzburg é essa ponte linda do ano 1112. Dizem que lembra uma ponte de Praga. Tem 12 estátuas grandes de santos.
Festung Marienberg Schloss ao fundo
Durante a Segunda Guerra Mundial, Würzburg foi uma importante fortaleza para a máquina nazista alemã. A cidade já havia previamente massacrado a população judaica no século XII e XIII. Desde 1933 vinha apoiando totalmente a ideologia nazista e organizava boicotes e rebeliões contra os judeus. Em março de 1945 os bombardeiros britânicos quase destruíram toda a cidade para expulsar os militares alemães. Depois da guerra os EUA marcaram presença com seu exército lá por mais de 60 anos.
A vista é linda de ambos os lados. 
Falkenhaus
Atravessando essa ponte fica o centro histórico que tem construções belíssimas como a Falkenhaus acima com sua fachada rococó. Essa construção foi praticamente destruída na guerra pelos ingleses e reconstruída com perfeição conforme fotos da época.
Falkenhaus, Würzburg
 A Falkenhaus já foi a casa do sacerdote e uma hospedaria. Hoje funciona como centro de informações turísticas e biblioteca pública.
Marienkapelle - Würzburg
Ao lado dela fica a Marienkapelle, em estilo gótico, século XIV.
Marienkapelle - Würzburg

Seu interior foi consumido pelas chamas também na guerra e foi reconstruída em 1950.
Forro em estilo gótico da Marienkapelle
Coisa mais linda esse teto!

Aí, é bater perna e desvendar a cidade.
No centro de Würzburg tem lojas bem diferentes no calçadão e diversas praças com comércio bem movimentado.
Killiansdom - Catedral de St Killian
E quando a cidade não tem mercadão eu vou aos supermercados. Aqui, achei o Kupsch muito bom, bem regional. Dá para ver a placa dele em vermelho do lado direito dessa rua. Tem coisas que só se encontra na Alemanha mesmo, como alguns embutidos, mostardas especiais, chocolates, etc.
Castelo Residenz em Würzburg
Entre outros castelos, o Residenz é a principal atração. Por sorte ficava a poucas quadras no nosso apartamento. Ele foi praticamente destruído na última guerra e tem sido restaurado desde então. Na verdade, embora seja enorme, são poucos os salões disponíveis para visita. O que já foi restaurado é deslumbrante e não pode ser fotografado.
Jardim do Castelo Residenz - Hofgarten Würzburg
O jardim é muito bonito.
Adega do Castelo Residenz - Würzburg
Por causa do calor extremo, deixei de curtir muitos passeios nessa cidade. Conhecemos um psiquiatra muito simpático, criado na cidade, que disse que deveríamos visitar o Rococo Garden Veitshöchheim e no fim da tarde a adega do castelo Residenz à luz de velas com degustação de vinhos. A adega fica nesse prédio da foto acima, ao lado do castelo.
Deve ser o máximo visitar a adega de um castelo. Ele foi muito enfático a respeito desses dois programas. Não tive disposição física para nenhum deles, mas fica a dica. Acho que nunca mais volto na Europa no verão. Mentira, volto sim. Só sei que é sufocante e os europeus acham o máximo. Os ambientes não estão preparados. Eu não contava com isso. O mais estranho é que eles até olham torto se você reclama. Eu morei na Alemanha, em Colônia, há 40 anos e estranhamente não tenho uma foto de camiseta, sempre de casaco. Nunca passei calor lá. Me lembro que, para ver sol, a gente tinha que passar um fim de semana fora da Alemanha. Claro que foi uma exceção. O clima mundial está mesmo mudando.
Sophienback - Würzburg
O melhor da cidade foi o restaurante Sophienback. Olhando de fora a gente não dá nada mas é do jeito que eu gosto, sem turistas, sem frescura, comida autêntica alemã. É em busca disso que eu economizo para viajar.
Sophienback - Würzburg
Escolhi pela internet por que tinha recomendação máxima. Mais honesto, impossível. Pesquisando sobre ele descobri que tem mais de 100 anos e que depois de destruído na segunda guerra, graças aos esforços de Bruno e Maria  SophienBäck se tornou um dos primeiros pubs de vinho de Wurzburg. 
Sophie Friederike von Bayern
(1805 - 1872)
O nome do restaurante SophienBäck, assim como a Rua Sophienstraße, é em homenagem a Sophie Friederike von Bayern, uma filha do rei Max von Bayern. Ela era mãe do imperador austríaco Franz Josef I e sogra da Sissi!!! Eu posso com isso? 
SophienBäck
O ambiente interno é bem característico e até o imagino bem aconchegante no inverno. Estão vendo só? Muita história e pouca ostentação.
SophienBäck
Na parte externa tem uma parreira linda que estava no auge da produção.
Eu nunca tinha visto isso, uvas ao alcance das mãos num restaurante. Help yourself! Que gostoso!
Para variar, eu e minha filha pedimos peixe, aquele mesmo que cada vez tem um nome diferente e difícil, marinado: dessa vez foi Kupsch Matjes, ou será Heringsfilet mit Gurken-Apfelschmand? De qualquer forma, me dá água na boca só de lembrar.
Sophienback - Würzburger Wein vv
Nosso novo amigo alemão fez questão que provássemos os três melhores vinhos da região, escreveu até os nomes nos papeizinhos para organizar: Baccus, Scheurebe e Kerner . 
Wein Blatz
Também, por indicação do mesmo, fiquei conhecendo essa gostosura, o Wein Blatz ( nesse caso significando folha de uva). Ele disse que só o pessoal de lá conhece mesmo e que existem poucas padarias que ainda o fazem.
Wein Blatz - Würzburg
É parecido com uma massa de pastel bem fininha, só que é assada. É para beliscar enquanto se toma vinho. Adorei!
No final até arrematamos com um Underberg. Foi muito agradável e ficamos até fechar, aí sim, Brazilian style. Foi muito gostoso e instrutivo. Esse restaurante também é uma opção de hospedagem.O próprio dono me passou o email para contato de estadia lá. Acho que é coisa nova e por isso não tem um site ainda. Enfim, vale a pena entrar em contato: sophienbaeck@gmx.de.  Que pena que eu não sabia! Tanto a chegada quanto a estadia em Würzburg foram meio catastróficas.
O AirbnB não foi legal desta vez. O apartamento era muito amplo, a localização boa mas uma coisa foi imperdoável, a roupa de cama não era limpa, não tinha ventilador e tinha plantas com água podre no quarto.
Reclamei no site e fui ironizada pelo rapaz que era o dono. Não o conheci. Enfim, faz parte. Não dá para acertar todas mesmo tendo planejado antes. Sobre minha experiência até agora no AirBnb eu contei AQUI
Não podíamos deixar de provar a salsicha da cidade. Ótima também! Essa comemos num restaurante do outro lado daquela ponte, no nível do rio, debaixo das árvores.
Burger Ratskeller, Würzburg
Este prédio é um castelo que fica ao lado da catedral e tem um restaurante lá, o Burger Ratskeller.
Comemos outro prato delicioso lá. Salmão defumado, arenque e batata assada com creme de leite azedo.
Se você curtiu esse post e está pensando em visitar a Alemanha, sugiro que dê uma olhada nas postagens que fiz sobre FrankfurtDinkelsbuehlNurenberg. Sobre Rothenburg ob der Tauber tem tanto assunto que tive que fazer quatro postagens, uma sobre Comer, Rezar e Amar em Rothenburg, outra sobre o hotel gracinha que fiquei láSobre os portões, a muralhaAtrações que valem a pena!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount