Pular para o conteúdo principal

Paradas na beira da estrada: viajando sem pressa e comendo bem

Um casal de amigos, casados há 45 anos, passou pela minha cidade e me convidou para passear com eles. Foi bem assim: Desligue o freezer e vamos sem data para voltar! Claro que eu topei! Janeiro, um calorão danado, nenhuma consulta marcada, pronto, resolvido. O estilo de viagem deles é curioso e divertido. Sempre viajam carregados na ida e na volta.
Levam delícias da fazenda deles que contei aqui  para os amigos e voltam comprando mudas de árvores frutíferas e flores, antiguidades e o que mais couber no carro. É muito divertido.
Gente que gosta de levar comida pra lá e pra cá. Adoro!
Meu amigo trabalhou a vida toda com obras em vários estados e por uma questão de sobrevivência acabou um craque das paradinhas na estrada que valem a pena.                                                                     
O Porco Caipira
Enfim, saímos de São José dos Campos rumo a Campo Grande, MS. A primeira parada para comer foi para não esquecer jamais. O Porco Caipira. Rod. Washington Luiz - Zona Rural, Ibaté - SP, 14815-000
Pão com Linguiça do Porco Caipira
O melhor sanduíche de linguiça que já comi. Tem suco de laranja feito na hora e um ótimo ar condicionado. Os acompanhamentos do sanduíche são deliciosos e tem um molho de pimenta muito especial.
Linguiças do Porco Caipira
O pão é feito lá mesmo assim como a linguiça e outros produtos de porco.
Jamones Salamanca - Catanduva
A próxima parada foi em Catanduva, no Jamones Salamanca. Jamon é um presunto natural, tipo serrano, um pernil de porco selecionado no qual só é adicionado sal, bem diferente do presunto como conhecemos. A loja de fábrica fica bem perto da rodovia. Os pais da atual proprietária da fábrica eram de Salamanca, na Espanha e adaptaram aqui, em câmaras frias, a mesma técnica artesanal de conserva usada na Espanha na época que não tinha refrigeração e precisavam conservar as carnes no sal.
Aparecida do Taboado
Em Aparecida do Taboado a dica é a farinha de mandioca Bela Vista das irmãs Fagundes. A Valceli (67 981283450) fica no box 38 do Mercado Municipal. É coisa para se comprar bastante pois você não vai encontrar outra farinha mais honesta.
De Paranaíba para Inocência, na MS 240, Km76, tem um posto BR. Tem um hotelzinho ao lado do posto.
Bolinho de carne na estrada em Inocência
Lá tem um bolinho de carne que não é bonito mas é muito gostoso.
Talismã, MS
Mais adiante, não tem como deixar de ver, o Talismã.
Talismã - Churrascaria e Artesanato
 Uma loja enorme com inúmeros produtos.
No meio de um monte de coisas de gosto duvidoso tem umas coisas muito fofas. Ficamos uns dias em Campo Grande (clique AQUI) e seguimos viagem para Mato Grosso.
São Gabriel do Oeste
 Em São Gabriel do Oeste tem outra paradinha útil, a Casa Colonial Sordi.
Casa Colonial Sordi - São Gabriel do Oeste
Fica a uns 12 km para frente de São Gabriel, do lado direito bem na
 BR 163 KM 628,3 . Lá tem bacon e defumados ótimos.

Casa Colonial Sordi - São Gabriel do Oeste
Servem também um sanduíche que ao invés do pão eles colocam polenta. Não provei mas achei a ideia ótima!
Restaurante Chapadão, tudo de bom!
Dormimos na Chapada dos Guimarães e saindo da Chapada em direção a Cuiabá nos indicaram um restaurante de beira de estrada, o Chapadão, na BR 251. Fica a uns 35 minutos da Chapada, do lado esquerdo.
Restaurante Chapadão
Bem gostoso, com opção de mesas debaixo das árvores.

E olhem só o prato principal!  PEQUI, dessa vez na galinhada. E farofa de banana, claro.
Mercado do Porto, Cuiabá
Paramos no Mercado do Porto em Cuiabá também.

Mercado do Porto, Cuiabá
Lá dentro tem um restaurante sempre lotado. O pessoal compra o peixe fresco e eles cozinham nesse restaurante na hora. Estava muito quente e resolvemos seguir viagem.
Mercado do Porto, Cuiabá
Lindo o doce de limão que vi lá.
Vila Tabuleta, pode parar que tem restaurante bom por aí
Na estrada entre Cáceres e Pontes e Lacerda vimos um aglomerado de caminhões. Sinal de que há um restaurante bom na estrada.
Restaurante honesto em Vila Tabuleta, MT
Dito e feito. Esse restaurante é ótimo. Todo mundo repetiu.

Restaurante Fogão a Lenha, Vila Tabuleta

As comidinhas vão saindo na hora o tempo todo. É o maior movimento. Também tem sombra e lugar para sentar do lado de fora. A essas alturas do campeonato só caberia mesmo no carro um vidro de pimenta chumbinho divina que eles servem lá. Estávamos quase chegando.
Barracas de frutas entre Cáceres e Pontes e Lacerda
Neste mesmo trecho, entre Cáceres e Pontes e Lacerda, existem várias barracas vendendo frutas e pequi, claro.

Meus amigos não resistiram e daí é aquela função para fazer caber tudo no carro. Chegamos ao nosso destino sem perder nenhum cacho de banana na estrada.

Comentários

Virginia disse…
Vi, adoro ler seu blog. Além do relato minucioso, sua redação é deliciosa. Não pare nunca de escrever, E ser livre pra seguir viagem, no próximo convite . Parabéns!
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount