Pular para o conteúdo principal

Quem disse que a vida na fazenda é monótona?

Fazenda de gado
Nunca na minha vida tive essa chance de passar dois meses numa fazenda e te juro, nem vi passar.
O bicho pega desde as cinco da manhã.
Peões na lida com o gado
Os peões vão para a cocheira checar o gado leiteiro e os cachorros acompanham. Tinha um cachorro, o Xerife, que só voltava de noite quando realmente não tinha mais movimento por lá.
Peão de boiadeiro
Um detalhe, veja só a elegância desses peões! Nesse dia estavam recebendo novos chapéus.
Roupa de peão 


Detalhe de roupa de peão de boiadeiro

Detalhe de roupa de peão de boiadeiro

E alguns tem muito estilo mesmo. Têm orgulho do que fazem.

Café da manhã na fazenda
O café da manhã é farto, sempre tem pão caseiro, ovo frito (daqueles com a gema amarela de verdade), fruta da época, requeijão mole que a moça da fazenda vizinha faz e queijo fresquinho. Repare que tem farinha de mandioca sobre o ovo. Não é que fica ótimo?
Queijo fresco
Todos os dias fazem queijo e daí colocam para curar e já viu né?
Sopa Paraguaia
Usam no pão de queijo, na sopa paraguaia, na chipa, no bolo de fubá e assim vai. Mas acho que, além do trato com o gado, o que faz o movimento todo é o gosto que os peões de lá tem por carne, qualquer uma. Carne não pode faltar. Nem mandioca, arroz e feijão. Todos os dias, almoço e jantar.
Dia de carnear
Eles matam o boi num dia e deixam a carne descansar por uma noite. Parecia um açougue.
No dia de carnear mesmo todo mundo aparece para ajudar. Tem que guardar nos saquinhos etiquetados para congelar, carne para os cachorros, para a pensão dos peões, para a sede e separam também a carne de primeira para fazer a famosa linguiça de Maracaju que minha amiga faz como ninguém. Sobre isso contei no post anterior, é só clicar AQUI para ver como se faz.
Carne de sol
Também separam a carne de sol que vai dar o sabor especial ao arroz carreteiro autêntico.
Fazendo linguiça
Eles estão bem equipados já, tem serra para cortar as costelas, moedor de carne dos bons e freezer grande. Isso acontece a cada vinte dias, dependendo do movimento de gente. O negócio da carne é sério!
Como pelar um porco
Bom, só aí já foram dois dias e depois tem o dia do porco. Olhe só o capricho desse moço na limpeza do couro! Eu sei, dá dó de ver o porquinho, concordo.
Chiqueiro
Mas ele teve uma vida feliz. Olhe só o lugar onde ele viveu!.Esse é o chiqueiro, longe da casa, como deve ser.
Porco caipira
De dia ficam soltos e saem para passear fazendo o maior estrago na plantação de milho, galinheiro etc. Mas tudo bem, tem comida para todos.
Churrasco de porco desossado
Mas olhando ele assim, lindamente desossado e crocante procuro aceitar que o homem é genuinamente um animal carnívoro. O importante é que essa função alimenta e agrega as pessoas e tudo meio que vira uma festa. Os gatos e cachorros adoram também!
Fox Paulistinha
Todos comparecem. Esse fofo é o Whisky. Me apaixonei por ele. Pensei em traze-lo mas ele não merece levar a vida que eu levo dentro de um apartamento.
Pele de porco
Ah, eu até me lembrei de preparar a pele para o torresmo como minha mãe fazia. Cozinhei em água e sal e depois vai para o forno numa assadeira espalhadinha para secar devagar com um pouco de bicarbonato até ficar bem sequinha e crocante para guardar ou fritar na banha do próprio porco. Pode e deve congelar.
Horta
Mesmo assim, não tem como deixar de ter uma horta. Só quem já teve sabe o trabalho diário que requer. Eu me esbaldei com a fartura de hortelã, alecrim, cebolinha e manjericão, coisas que compro na cidade, pago caro, cheio de agrotóxico e ainda vem só um pouquinho.
Pimenta do Reino
O pomar da minha amiga é o máximo, tem coisas muito diferentes, que eu nunca tinha visto. Ela é praticamente uma colecionadora de frutas.
Achaichairu
Visitando uma outra fazenda ela já descobriu essa árvore de achaichairu e trouxe seis mudinhas. Achaichairu (escrevi errado na foto) é uma fruta boliviana e dizem que é uma delícia.
Vi também essas duas que não conhecia.
Tamarindo
Na mesma visita ganhamos uma bacia enorme de tamarindo.
Doce de goiaba
Nesse meio tempo as goiabas estavam no auge da produção. Mais serviço gostoso.
E tem também o setor do galinheiro que só dá alegria. Não tem nada melhor que um franguinho caipira com pequi, agora que tomei gosto por ele. Contei AQUI minha introdução ao pequi.
Carneiro Santa Inês
Também gostam muito de comer carneiro. Pois é, a dieta lá é variada, fora os peixes. O tempo passou rápido por que quando não estávamos mexendo com alguma carne, limpeza ou doce, a gente ia visitar outras fazendas ou recebia visitas. E tinha também as diversas idas para as vilas próximas para comprar uma ou outra coisinha bem básica como gás, cerveja ou buscar milho na fazenda de um, feijão na fazenda do outro.
Colunas bolivianas em madeira
É uma troca que faz um movimento danado, além de levar vacina de uma fazenda para a outra, buscar um porco que alguém deu. Tudo em estrada de terra. Essas colunas vi na Vila Triunfo e são em estilo bem boliviano.
Vila Monte Cristo- MT
Essa vila fica bem próxima ao Monte Cristo. É uma parte muito bonita da Serra de Santa Barbara
E também tem que dar manutenção na estrada, lavar trator, lavar o curral, os carros, o forro das casas. É movimento o dia todo.
Eles têm um sistema excelente de guaritas com controle de quem entra e sai, com foto e tudo, horários e grupo de Whatsapp em conjunto com uma polícia da fronteira.
São os fazendeiros da região que mantêm as estradas. É uma associação. Com o dinheiro arrecadado eles pagam pessoas para manter a estrada. Quem usa mais paga mais.  A prefeitura entra com as máquinas. 
Baía do Padre, MT
Um dos passeios foi pescar na Baia do Padre. É uma lagoa imensa, limpa e preservada, com um vegetação aquática que lembra a de Bonito, MS. As ilhas que você vê são flutuantes.
Baía do Padre, MT
Para chegar onde fica o barco a gente passa por uma passarela bem longa. Fica numa fazenda particular e o dono nos recebeu muitíssimo bem, serviu almoço delicioso e nos levou para pescar tucunaré no barco dele.
Pesca de tucunaré
Na verdade eu nem peguei na vara, nunca lidei com carretilha e essas iscas bonitinhas voadoras. Até hoje só pesquei lambari com minhoca. Ele foi muito simpático ao tirar foto minha com o peixe que ele pescou. Adorei! 
Tucunaré
O danado pescou uns seis tucunarés e levamos para a fazenda e todos comeram. Nada como um peixe fresco de água limpa.
Ariranhas
Durante a pescaria apareceram as ariranhas, um bando. Que bicho mais esquisito! Fazem uns sons assustadores e colocam o pescoção para fora. Fiquei com medo. É território delas. Parecem cachorros bravos. Alguém mencionou na hora que elas poderiam entrar no barco, aí eu assustei. Depois li que não existem casos assim. 
Como disse, essa baía fica numa fazenda particular e isso tudo fica no quintal dele, já imaginou que privilégio? 


E a vegetação é belíssima. Foi divertido. Nesse dia minha amiga ganhou o Whisky do dono da fazenda. O cachorrinho, não a bebida, viu? Em 2015 fiquei quinze dias numa fazenda no Pantanal e contei AQUI. Tem mais coisas para contar dessa vez. Fica para outro dia. Adoro quando comentam, viu? 

Comentários

Anônimo disse…
Olá. Seu blog é maravilhoso.É muito gratificante o contato com a natureza. Belo cachorrinho rs. Adoro o modo modo como faz suas postagens.Só lamentei o dia em que parou de postar artesanatos. Mas parabéns, tudo de bom. Ângela

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount