Pular para o conteúdo principal

Conexão na Cidade do México- O que fazer (sozinha)?


Zócalo, visto do alto da Torre Latinoamericana
Boa parte da capital mexicana atual foi construída sobre uma ilha num lago chamado Texcoco, ou seja, parte desse lago ainda existe no subterrâneo e algumas construções foram edificadas sobre argilas fracas e deformáveis. Com o aumento da população e com a extração de água constante dos aquíferos o subsolo tem afundado de 8 a 12 cm por ano desde meados do século 19.
Devo ser a única pessoa que não sabia disso, estava mais preocupada com um eventual terremoto.
É um assunto extenso esse do afundamento! Isso que eu chamo de problema! Tenochtitlán foi fundada em 1325 e era a capital do Império Asteca.  
Os vestígios e ruínas da antiga cidade podem ser visitados no Museu do Templo Mayor, no centro histórico. As escavações aconteceram entre 1978 e 1982. 
Tenochtitlán foi completamente destruída pelos colonos espanhóis em 1524 e reconstruída nas décadas seguintes seguindo os padrões de colonização de exploração implementados pelo Império Espanhol. 
Mercado de Artesanias San Juan
Mas eu gosto mesmo é de começar pelos mercados e comidinhas. Na primeira vez, em 2015, estive no Mercado de Artesanias de San Juan e adorei mas não pude comprar nada pois não aceitavam cartão e foi uma escala não planejada. Fiquei com uma paixão mal resolvida pelos recuerdos que não pude trazer.
Cidade do México, El Huequito
Bem em frente tem um local conhecidíssimo, El Huequito, que vende taquitos deliciosos na rua, tipo churrasco grego. Fica lotado. Na mesma calçada fica a La Cantina No 7 que é uma farra de bebida e aperitivos mexicanos. Pense num lugar autêntico!
Sal de chapulin
Dá para provar o mezcal, tequila e o sal de chapulin (gafanhoto) que é servido numa fatia de laranja antes de você tomar um shot do mezcal. Coisa para valentes! Daí, agora, estava no aeroporto esperando o Uber, conheci uma brasileira que me perguntou para onde eu estava indo. Disse que iria ao Mercado de San Juan pra comprar o sal de chapulin. Ela arregalou os olhos e disse que de jeito nenhum eu deveria ir até lá sozinha e insistiu em me acompanhar até o mercado e fomos juntas. Ela mora na Cidade do México há cinco anos e contou horrores sobre sequestros, rapto de crianças para retirada de órgãos e narcotráfico. Credo!! Que bom que eu a conheci!
Quando chegamos lá vi que não era o mesmo mercado e ficava num lugar bem feinho mesmo, barra pesada. O nome era o mesmo. Fiquei sem entender nada. Será que troquei os nomes? Só para deixar claro, então são dois mercados com o mesmo nome, um deles é de artesanias. Enfim, já que estava lá resolvi passear.
Mercado San Juan- Cidade do México
Eles tinham vários tipos de sal de diversos insetos. Muito curioso, de gafanhoto, formiga, larva do brejo, verme e escorpião com chocolate. Comi a larva (gusano) e até achei gostosa, com gostinho de bacon.
Cidade do México, Mercado San Juan
Os outros sais, todos ótimos e acabei trazendo o de gusano mesmo. Não comi o de escorpião porque achei caro. Tem uma matéria AQUI ótima sobre os insetos comidos no México.
Cidade do México, Mercado San Juan
Ao redor, eles vendem legumes, mas o forte mesmo são as carnes de animais que ficam lá expostas de forma bem chocante. É de tirar o apetite. Eles carneiam tudo lá mesmo, pelo visto.
Cidade do México, Mercado San Juan
Carneirinhos degolados, coelhinhos com pelo só nas patinhas, perus enormes pendurados inteiros, é um horror mesmo de ver.
Precisava deixar os perus assim tão sem dignidade? A brasileira não gosta de ir lá, só foi mesmo por solidariedade. Eu ficaria muito desconcertada lá sem ela hablando espanhol. 
Cidade do México, Mercado San Juan

Cidade do México, Mercado San Juan
Tem veado, jacaré, sorvete de verme. É que a maneira como eles expõem é chocante. A minha nova amiga disse que o marido trabalha na vigilância sanitária e quase tem um ataque quando vai lá.
Cidade do México, Cafe Triana
Insisti em tomar um tal café de Oaxaca que eu tinha visto numa reportagem, mas não achei nada de mais. O dono do café, o Pablo, é uma simpatia, muito falante e tem muito orgulho das recomendações recebidas e fotos de famosos que já passaram por lá para um café.
O café chama-se Triana. Acho que se eu não mencionar o nome ele vai ficar chateado.
El Cardenal- Cidade do Mexico
De lá ela me deixou de Uber no El Cardenal (Calle della Palma 23) onde eu iria tomar um café da manhã bem típico e tradicional. Fiquei pesarosa de me despedir dela pois tinha muitas perguntas para fazer sobre como é viver nessa cidade tão diferente.
Cidade do México, Gorditas no El Cardenal
O café da manhã mexicano sustenta bastante, os pratos vêm com feijão, panquecas feitas com milho, coisa para gente que tem fome de verdade. Pedi essas gorditas por que achei bonitinhas e vi na mesa ao lado. O resto do cardápio eu não entendi bem, claro.
Cidade do México, El Cardenal
Valeu a visita, o lugar é bonito, fica num segundo andar com vitrais nas janelas e é frequentado só por mexicanos, pelo que vi. Deixei minha mala de mão lá na recepção (rezei para não levar susto na volta) e fui bater perna.
Cidade do México, Zocalo
Daí fui caminhando até a Praça da Constituição, conhecida como Zocalo. Dá para passar muitas horas por lá pois tem o Palácio do Governo onde dá para ver obras do Diego Rivera, além do Templo Mayor que mencionei acima. 
Catedral Metropolitana na Cidade do México
 A Catedral Metropolitana da Cidade do México é uma das mais antigas catedrais católicas romanas do continente americano e foi construída sobre os escombros do Templo Mayor. Lá dentro, do lado direito do altar principal, dá para perceber as colunas bem inclinadas pelo afundamento.
Catedral Metropolitana de la Asunción de la Santísima Virgen María a los cielos
Resolvi ficar só pela catedral dessa vez pois me lembrava que lá tinha uma imagem linda da Nossa Senhora de Guadalupe.  Ir ao Santuário não daria tempo.
Altar do Perdão
Outro destaque é o órgão do séc. XVIII construído na Espanha. Apresenta 6 mil flautas metálicas. O entorno é talhado em madeira de cedro. Acho que é o mais bonito que já vi.
Cidade do México, Tabernáculo Metropolitano
A construção adjacente é conhecida como Tabernáculo Metropolitano e serve de sede ao batistério paroquial e aos órgãos de registro de paroquianos. Acho linda! 
Nossa Senhora de Guadalupe
Ali também tem um altar com a imagem da Nossa Senhora de Guadalupe. A verdadeira imagem fica na Basílica que é longe dali.
Ela é minha Nossa Senhora predileta. Gosto da história do índio humilde que a viu algumas vezes nas montanhas e Ela pedia a ele para que fosse construída uma capela para Ela. Ele ficava desconcertado pois era um homem simples e nunca seria ouvido. Pediu a ele que fosse falar com o bispo. O bispo, claro, não o recebeu por várias vezes e ainda pediu uma prova.
O índio, Juan Diego, voltou ao morro onde a encontrava e falou sobre a prova e Ela fez brotar uma roseira com rosas belíssimas que seriam impossíveis de florescer naquele terreno e muito menos naquela época do ano. Ele colocou as rosas no seu manto rústico, feito com fibras de cactos (normalmente usado para carregar mantimentos e para proteger do frio). Desceu para a cidade, custou a ser recebido, mas quando desenrolou o manto e o bispo viu as rosas e a imagem da Nossa Senhora foi um choque. De lá para cá muitos testes foram feitos no tecido e até hoje não há uma explicação para essa imagem que foi plasmada. Só essa imagem e a do Santo Sudário até hoje não conseguiram ser explicadas pela ciência. Uma vez um maluco explodiu uma bomba perto do quadro e tudo em volta foi destruído, menos o manto sagrado. Hoje ele fica super protegido na nova Basílica. 
Cidade do México, Dulceria de Celaya
Um lugar muito fofo que tem no centro é essa doceria. Dulceria de Celaya.
Dulceria de Celaya - Ciudad de Mexico
Está ali desde 1874 e faz doces bem típicos mexicanos. O teto é lindíssimo.
Buñuelos - Dulceria de Celaya ,Cidade do Mexico
Não comi nenhum porque não devo mesmo.
Os mexicanos adoram doces e há lojas muito interessantes, com uns muito curiosos, inclusive muitos com pimenta.
Cidade do México, Casa de Los Azulejos
Desta vez também deu para conhecer melhor a Casa de Los Azulejos. Três lados desse palácio do século 18 são cobertos com azulejos talavera que vieram de Puebla.
Cidade do México, Casa de Los Azulejos
O palácio data de 1793 e foi construído pelos condes de Orizaba. Ao longo dos anos, passou por inúmeros donos até ser adquirido pela rede Sansborn em 1919.
Lá dentro tem uma filial da loja, mas o mais bonito é o restaurante.
Cidade do México, restaurante na rede Sansborn
Tem cara de filme. O interior tem um misto de arquitetura colonial e barroca.
Forro maravilhoso de madeira.
Museu da tequila e Mezcal na Cidade do México
Uma coisa imprudente que fiz foi ir sozinha até à Plaza Garibaldi onde fica o Museo da Tequila e Mezcal . O mezcal é uma bebida alcoólica destilada, produzida a partir do sumo fermentado do agave.
Mezcal
O mezcal diferencia-se da tequila por ser uma bebida mais "rústica", sendo em geral destilada apenas uma vez, contra duas ou três da tequila.
Praça Garibaldi, Cidade do México
Era domingo de noite e achei que a praça estaria cheia de turistas e famílias. Estava sim, lotada de mariachis querendo tocar, muitos mesmo, deu até pena. Alguns quarteirões antes de chegar eles ficam no meio da pista na avenida, abordando os carros para irem até à praça. Por todo lado tem gente tocando.
Museu da Tequila e Mezcal na Cidade do México
Lá tem o Museo da Tequila e Mezcal mas só entrei na lojinha que é um encanto.
Museu da tequila e Mezcal na Cidade do México
Tinha um bar bem simpático com alguém cantando.
Museu da Tequila e Mezcal na Cidade do México
Tem visita guiada mas não iria dar tempo, estava escurecendo e não seria prudente fazer degustação de mezcal sozinha.
Larva de borboleta dentro do mezcal
Uma curiosidade é o antigo costume de algumas marcas de introduzirem a larva de uma borboleta ( gusano, aquela que eu comi) dentro das garrafas de mezcal. Esta larva, que normalmente se desenvolve no meio das plantas do agave, mantém-se intacta se submetida a determinado teor alcoólico na bebida, abaixo deste teor ela se desintegra. Quem tomar o último gole da garrafa tem que comer a larva que fica no fundo da garrafa. É a regra. Dessa forma eu não conseguiria comer não!!
Restaurante Tenampa na Praça Garibaldi, Cidade do México
Em resumo a praça é bem animada, com vários restaurantes ao redor, um deles é bem conhecido, o Tenampa, que achei turístico demais.
Mercado San Camilito, Praça Garibaldi
e resolvi comer ao lado, no Mercado San Camilito que é mais autêntico.

Mercado San Camilito na Praça Graribaldi
A decoração bem alegre, mesas grandes forradas com plástico e com uma enorme variedade de comidas bem típicas.

Esses molhos na mesa são coisa do capeta!! Tem a maior cara de vinagrete mas é tudo super ardido. Eu tinha ido a pé da Torre Latinoamericana até lá. Uma fria, barra pesada nas calçadas da avenida Eje Central Lázaro Cárdenas. Voltei de táxi para o hotel.
Café de Tacuba, Cidade do México
Fui tomar café da manhã num outro lugar que me encantou, o Café de Tacuba. O café tem 107 anos e tem até história do fantasma da monja Clarisa que aparece nas escadarias e também foi palco do assassinato de um candidato eleito a governador em 1936. 
Café de Tacuba, Cidade do México
Repare no uniforme das garçonetes! Acho que estão vestidas como as religiosas do convento de Santa Clara. Não entendi bem o espanhol. O lugar é incrível. Tirei tantas fotos que no fim estavam me olhando feio, mas eram muitos detalhes, pinturas a óleo, madeiramento, azulejos,
Café de Tacuba, Cidade do México
paredes largas, vitrais, quadros, muito lindo mesmo.
Cafe de Tacuba, Cidade do Mexico
Servem almoço também, mas o forte é o café da manhã.
Anthony Quinn filmou cenas do filme "Los hijos de Sánchez" no Cafe Tacuba. A comida do casamento de Diego Rivera com Guadalupe Marín em 1922, veio daqui.
Me esqueci o nome do prato que comi mas era com um mole poblano dos melhores. 
La Ciudadela- Cidade do México
Outro lugar imperdível para artesanato é a Ciudadela.
Artesanato mexicano na Ciudadela, Cidade do México
Abre às 10 da manhã. É um mercado bem grande e tem de tudo.
É meio cansativo pechinchar, tem que ter paciência mesmo.
Artesanato mexicano na Ciudadela, Cidade do México

Artesanato mexicano na Ciudadela, Cidade do México
Poderia passar muitas horas por lá.
Torre Latinoamericana
No domingo ainda visitei o Mirador Torre Latino. Considerado o edifício mais alto do México e durante vários anos, da América Latina, a Torre foi inaugurada em 1956 e já passou por inúmeros terremotos, continua sendo um gigante. É sem dúvida a melhor vista da cidade. Fui até lá em cima no 44o andar. No 41o  fica o restaurante Miralto. Além de uma lojinha existem dois museus lá.
Geralmente evito esses lugares altos mas achei que valeu a pena. A vista é realmente incrível.
Cidade do México, Vista do Mirador Torre Latino
Foi bom para me localizar. Repare que no fundo dessa foto fica o aeroporto. Ele é próximo, uns 10 km e no entanto o transito lá é tão ruim que as vezes pode-se levar até 4 horas para chegar. Esse é um ponto estressante pois você para na cidade para passear e daí tem medo de perder o avião. Acontecem manifestações frequentemente. No dia que eu estava dentro de um Uber indo para o aeroporto tinha uma manifestação dos taxistas contra o Uber. Tenha dó! Tivemos que dar muitas voltas.
Cidade do México, Palácio de Belas Artes.
O Palacio de Bellas Artes é o principal teatro de ópera da Cidade do México. O edifício é famoso pela sua arquitetura exterior, em estilo Beaux Arts utilizando mármore branco de Carrara e pelos seus murais interiores por Diego Rivera, Rufino Tamayo, David Alfaro Siqueiros e José Clemente Orozco.
Palácio de Belas Artes na Cidade do México
Atualmente o teatro é utilizado para espetáculos de música clássica, ópera e dança, em especial o "Baile Folclórico".
Palácio de Belas Artes na Cidade do México
Uma particularidade específica do Palácio de Belas Artes são os seus vitrais representando um vulcão e os vales do México. No teatro tem sede a Orquestra Sinfônica Nacional, a Orquestra das Belas Artes, a Orquestra de Câmara das Belas Artes, a Companhia Nacional de Dança e a Companhia de Ópera das Belas Artes. 
No início da sua carreira, Maria Callas cantou em várias produções no Palácio. Outras estrelas da ópera que pisaram o palco do teatro incluem Plácido Domingo, Luciano Pavarotti, Kathleen Battle, Kiri Te Kanawa e Jessye Norman. Muitas das mais importantes orquestras e companhias de dança atuaram também no Palácio. 
O Palácio foi utilizado para os funerais de artistas de importância nacional, como Frida Kahlo (1954), María Félix (2002) e Juan Gabriel (2016).
Isso foi o que deu para fazer em uma escala de 24h na ida e uma de 12h na volta, fora a de 2015. Não dá para pensar em visitar museu, não se tem a paz necessária.
Uma dica importante é não passar por lá na segunda feira por que justamente os dois museus que me interessavam não estavam abertos, o da Frida Kahlo e o Museo de Arte Popular. O belíssimo Soumaya, que eu queria conhecer, até estava aberto, mas daí eu só teria tempo para esta visita.

Fiquei no mesmo hotel nas duas escalas de 24 horas, o Marlowe, por ser bem central. Não é uma beleza mas é decente.
Não é necessário levar pesos do Brasil, leve reais para trocar lá onde pagam quase o dobro em uma das muitas lojinhas de câmbio no aeroporto, na parte de cima do Terminal 2. Provavelmente é nesse terminal que você vai embarcar e desembarcar. Outra coisa, o Wi-Fi gratuito do aeroporto é uma lenda. A única solução para poder pedir um Uber, por exemplo, foi ficar próxima ao Starbucks na área de alimentação na parte de cima.
Abaixo, os valores do locker nesta data, no aeroporto para o caso de suas malas estarem com você. 
Outra coisa, é claro que é para beber água de garrafinha mas quanto às comidas de rua, não foi dessa vez que sofri a "Maldição de Montezuma", hehehe, talvez por ser brasileira e tenha maior resistência. Sei lá. Escapei. Mas que existe, existe sim. 

Comentários

lis vissotto disse…
Nossa, sua escala rendeu grandes aventuras! Como sempre sua narrativa nos transporta ao local, fiquei exausta! Hehe ! Adorei tudo menos o mercado das carnes, q horror! Artesanato lindo e o café também.História interessante sobre as construções q afundam, que medo! Parabéns pelo relato perfeito!
virginia costa disse…
Obrigada, Lis! Quem sabe vamos um dia juntas pra lá. Tem muito ainda para ver. 😍😘

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount