Pular para o conteúdo principal

13 Dicas Para Viver Bem Com Seus Filhos Adultos Na Velhice


Virginia Costa - óleo sobre tela (vendido)

Após ler esse texto você certamente vai repensar suas atitudes em relação a esses monstrinhos adoráveis que criamos. Essas sugestões valem também para relacionamentos com amigos e conhecidos.

1- Não apareça de surpresa. Meu filho, depois que voltou a morar na mesma cidade que eu, começou a aparecer sem avisar e só então percebi como isso pode ser estressante para pessoas idosas. Não quero aparecer tão desarrumada para ele ou para minha norinha. Às vezes estou de camisola ou não lavei a louça. Não posso perder a pose. A avó do meu primeiro marido era muito vaidosa e jamais permitia que a vissem de manhã antes que ela colocasse a peruca, meia de seda e brincos. Eu a admirava por isso. A maneira que encontrei de fazer meu filho entender foi mencionar que se ele me avisasse antes eu o esperaria com um belo lanche ou almoço. Por outro lado, também passei a avisá-lo com muita antecedência antes de aparecer na casa dele. Lembro-me também de ter mencionado o Pequeno Príncipe: “Se você vier às quatro da tarde, por exemplo, começarei a ser feliz desde as três. Tem que ter rituais." Claro que para momentos de crise existencial essa regra não se aplica para ninguém. Deu PT, portas abertas 24/7.

2-Evite chegar de mãos vazias. Isso não é novidade, mas faço questão. Levo sempre alguma coisinha gostosa para comer ou uma bobagenzinha, nem que seja um picolé. Também procuro não me demorar. Tente lembrar-se que na casa deles você é visita. Pois é, eles cresceram e tudo mudou.

Virginia Costa - óleo sobre tela (vendido)

3- Não seja dodói - Só por que eles não te chamaram para um churrasco ou um fim de semana na praia não quer dizer que não te amam. Deixe claro que se houver uma próxima oportunidade você adoraria ir. Eles podem não ter se dado conta disso.

4- Cuide do seu dinheiro Já chegamos naquele ponto onde não faz mais sentido sair gastando sem pensar muito. O cashflow daqui para frente só vai diminuir. Pare de afirmar que tem medo de tirar o dinheiro da poupança! Liberte-se do seu simpático gerente de banco e abra uma conta numa corretora! Sem dramas. Você consegue. Comece a assistir vídeos no YouTube sobre economia e aos poucos aquela nuvem vai se dissipar. Cada um tem seu ponto fraco. O meu é viajar. Consigo abrir mão de restaurantes e roupas para economizar. Lembre-se : Quem vai cuidar de você na velhice é uma enfermeira e não seus filhos. Comece a economizar para pagá-la
5- Saiba o momento de passar a bola. Se perceber que está vacilando financeiramente peça ajuda ou passe uma procuração. A dependência daí para frente pode ser desagradável, mas pense que você merece ser cuidada. Você pagou a escola das crianças. Não espere a situação chegar ao extremo. Também, se começar a fazer barbeiragem com o carro, hora de desistir, venda o carro, aplique o dinheiro e vá de Uber. Já imaginou um acidente de carro a essas alturas do campeonato? 
Virginia Costa - óleo sobre tela (vendido)
6- Não se acomode. Depois do evento do Google não há pergunta sem resposta e elas ainda vêm acompanhadas de vídeos no YouTube. Faça sua parte! Estude! Pesquise! Evolua! Pegue a estrada!
Virginia Costa - óleo sobre tela (vendido)
7- Nada de telefonar todos os dias 
- Telefone quando tiver algo interessante para contar como seus progressos e o que aprendeu. A ideia é mostrar que você ainda dá conta da sua vida, é interessante, alegre, leve, independente e tem muitos planos. Ninguém gosta de conversar com pessoas que se queixam demais ou só ligam quando precisam de algo. Confesso que já fiquei semanas sem ligar, magoada com eles por algum motivo, e ninguém percebeu. Briguei sozinha e perdi meu tempo. Não deixe mensagens longas de áudio. Ninguém aprecia. A vida moderna tem dessas regras. 
Virginia Costa - óleo sobre tela (vendido)
8- Orgulhe-se da sua independência. Enquanto você puder, desfrute-a ao máximo. Seus filhos têm vida própria então tente resolver sozinha as pequenas coisas como autorizar um exame, ir ao médico, fazer compras ou revisão do carro. Ninguém gosta de “coitadinha”. Guarde seus cartuchos para ocasiões extraordinárias.

9- Cultive suas amizades mais do que nunca. Os amigos que fizemos ao longo da vida são nosso antídoto contra insônia, depressão e solidão. Hora de colher os frutos. São eles que estarão ao nosso lado nas viagens e que nos convidarão para o tal churrasco ou fim de semana na praia. Estarão também do outro lado da linha a qualquer hora. É chumbo trocado. Sem querer causar polêmica, sou a favor de remédio para insônia e depressão. Ninguém merece conviver com uma pessoa que não dorme de noite e passa o dia todo reclamando. Que tal um vinho? Vale tudo para facilitar nossa vida e a dos outros.
10- Muito ajuda quem não atrapalha. Com a melhor das intenções temos a tendência de querer ajudar sem perceber que estamos nos intrometendo. Aprendi que antes de qualquer iniciativa é melhor perguntar claramente: Quer que eu faça tal coisa para você? O que você gostaria que eu fizesse para te ajudar?
Camden Town- óleo sobre tela - Virginia Costa (vendido)
11-Respeite a personalidade dos seus filhos. O tempo passou e eles se tornaram pessoas diferentes daquelas gracinhas. Tão diferentes que temos que nos adaptar e estabelecer novos laços e construir uma história, digamos, mais contemporânea com esses personagens. Um exemplo disso é quando eles se tornam vegetarianos, veganos, hare krishna, gótico, roqueiro, deixam de comer certas coisas ou defendem outro partido politico. Aquele momento que a gente se pergunta onde foi que errou, sabe? Como disse antes, são novos personagens, mas são ainda nossos bebes e a intenção é continuar amá-los. Amar implica em aceitar. Do fundo do coração. Não vale dizer que estamos muito velhos para mudar. A gente pode mudar sim. E como eles são bons em estabelecer seus próprios limites hoje em dia, repararam? Isso eu preciso aprender com eles ainda. Importante nesse convívio é de fato evitar assuntos polêmicos e dar o peso certo às coisas importantes. Vamos pensar juntos, se seu filho, criado no bife de fígado, de repente resolve que é vegano, o que muda na sua vida? Por que isso incomoda tanto? Se fosse a sua melhor amiga que tivesse se tornado vegana você teria as mesmas atitudes e faria o mesmo discurso? Nada do que você disser vai fazer seus filhos mudarem de ideia. Vocês vão perder um tempo precioso e se afastar por uma causa que, vamos combinar, vale tanto a pena? Deixa para lá! O vegano é só um exemplo, não me interpretem mal. Poderia ser qualquer coisa diferente da criação que demos a eles e que naquele momento lá no passado achamos que era o melhor. 
Minha mãe Nilcy- Grafitti - acervo pessoal
12-Trate bem suas noras e genros – Minha mãe foi uma sogra exemplar e pretendo seguir seu caminho. Era atenciosa e paparicava realmente sua nora e genros. Nunca achei graça em piadas de sogra. E eu tive três! Todas ótimas. Esse papel é novo para mim e tenho o maior cuidado e cerimônia. Meus filhos são incríveis, mas claro, não são santos e levanto as mãos para os céus por ter com quem dividir a missão de conviver com eles. Tenho tido muita sorte com a nora e genros, são de fato como novos filhos para mim. Fico no meu canto esperando o momento de poder ser útil.
13 -Seja Feliz! Acredite, o melhor que podemos fazer para nossos filhos nesse momento é ficar bem e ser feliz. Dá trabalho. Eu percebo nitidamente como eles adoram quando digo que estou ótima. Temos que deixar o caminho deles livre e leve para poderem crescer profissionalmente e adiar ao máximo o momento em que realmente vamos começar a precisar deles. Aí não depende mais de nós.
Virginia Costa - óleo sobre tela (vendido)
O outro lado da moeda é que no fundo gostaria que tudo fosse mais simples, como no tempo quando eram bebês. Isso não me pertence mais, lembra? Sem mi-mi-mi e bola para frente. Ultimamente tenho percebido que quanto menor a minha interferência, melhor o resultado na relação entre eles. Missão cumprida, então. Menos é mais. No fundo, tanto os pais como os filhos só querem ser amados, aceitos e felizes. Precisamos no lembrar disso todos os dias.

Comentários

Madu disse…
Perfeitas sugestões!!! Delicioso ler seu texto e me descobrir no contexto com nitidez, quase chorei, Você me despertou para várias situações que Eu não entendia e foi formidável em me mostrar com tanta leveza!!! Amei!!! Você é muito boa nisso Virgínia!!!!! Parabéns!!!
Unknown disse…
Minha prima, seus textos são perfeitos, não só na escrita, mas para nossas vivências de cada

dia. Ameiiii! Objetivo e sensível. Pra se ler várias vezes.
marisa rossi disse…
Vivi, seus preceitos sao deliciosos, bem como suas pinturas. Caem direitinho no coração, uteis e assertivos. Vc é a mae e avo perfeita que eu tento ser. Te amo, queridona!!!!!
Espetacular... você é sensacional, me identifiquei em várias situações. Assertivo e indicado para muitos...kkkk. Adoro a simplicidade e facilidade como descreve as dicas . Você é demais!
Love u ....😘😘😘
lis vissotto disse…
Amiga, este manual da boa convivência contribui muito para o bom entendimento de alguns que se colocam no papel de vítimas! É preciso entender que você também que ter vida própria, assim como eles depois que deixam nossas casas! Perfeita como sempre nas suas colocações! Amei estes quadros que não conhecia! Demais!
Unknown disse…
Que dicas maravilhosas! Vou por em prática! Seus filhos e netos são lindos! Você tem um jeito de escrever que nos cabe tão bem! Parabéns, amiga!
Leticia Marques disse…
Amei!!! Te amo muito mãe!!!
virginia costa disse…
O Blogger mudou a configuração e estou tendo muita dificuldade para me adaptar. Fico triste por não poder responder aos comentários individualmente.Me deem um tempinho que vou achar. Ando bem valente hehehe.Desde já agradeço. Fiquei muito feliz.
Rosely Giordano disse…
Grande Virgínia! Sempre coerente, leve, agregadora! Confortante saber que me incluo no seleto rol dos amigos. Valente sempre!!!
Francesca disse…
Como sempre perfeito o seu texto. Adorei.
Francesca disse…
Como sempre perfeito o seu texto. Adorei.
virginia costa disse…
Rosely, amiga, querida. Você sim é uma amiga exemplar como avó! Aliás, minha meta, quero ter o mesmo numero de netos encantadores quanto você. E Francesca, que não sei quem é, minha querida,já deixou comentários antes, o Google não me dá dicas de quem é..., desesperador!! De qualquer forma, Francesca, obrigada pelo carinho.

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount