Pular para o conteúdo principal

São José dos Campos - Museu do Folclore no Parque Roberto Burle Marx

Museu do Folclore, São José dos Campos, SP
O Museu do Folclore criado em 1997 e tem a função de pesquisar, proteger e divulgar a cultura popular do Vale do Paraíba, além de auxiliar os grupos de folclore da região. Sua sede foi construída na década de 30 para ser a residência do gerente da Tecelagem Parahyba.
Quando Olivo Gomes assumiu a gerência, e depois a presidência da empresa, passou a morar na casa, sendo a residência da família até 1952.
Depois tornou-se casa de hóspedes e a partir de 1970 foi a moradia do gerente da fábrica. Em 1997, passou por obras para abrigar o Museu do Folclore.
Fica dentro do Parque Roberto Burle Marx. 
É um museu pequeno. O pouco que tem de informação é excelente. Preciosidades bem colocadas, gostoso de ver. 
Tem uma sala de exposições temporárias. Eu adorei esta dos banquinhos. 
Obra de Eunice Coppi
Numa outra vez conheci o trabalho da Eunice Coppi, uma artista de Sabará. A técnica que ela usa é empapelamento (usa só papel e goma). 
Achei admirável. 
Tanta atenção aos detalhes, tanto movimento e alegria! Acima, a visão dela do Moçambique. 
Terezinha Mariano Pinheiro
Uma outra exposição temporária linda foi desta bordadeira, Terezinha Mariano Pinheiro. 
Tem a Sala São José dos Campos, Sala das Tecnologias, Sala Religiosidade, Sala Santos de Fé, Sala Festas e Sala Identidades. Infelizmente, a Sala das Panelas do Vale está sendo restaurada. Reproduz uma cozinha de antigamente. 
Destaque dado à mandioca e a todos os apetrechos usados pra beneficiá-la.
Museu do Folclore, São José dos Campos, SP
Bonita a maneira como expuseram os santos negros. 
Na entrada a gente vê os típicos pavões feitos pelos figureiros. 
Falei sobre os figureiros de Taubaté AQUI
As visitas ao Museu do Folclore são gratuitas e podem ser feitas de terça a sexta e feriados, das 9h às 17h. Sábados e domingos das 14h às 17h. Visitas em grupo devem ser agendadas previamente pelo site do museu (www.museudofolclore.org). A biblioteca, que fica numa casa em frente, pode ser utilizada, também de forma gratuita, de segunda a sexta das 9h às 17h.
O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Acompanhe a programação pelo Instagram @museudofolcloresjc

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pomerode - Curiosidades Surpreendentes

A cidade mais alemã do Brasil ganhou meu coração. Aliás, o símbolo da cidade é um coração em enxaimel. Minha cara! A primeira coisa que me encantou foi o fato de que desde 2011 as  escolas públicas oferecem o ensino bilíngue a partir do segundo ano do ensino fundamental duas vezes por semana, no contraturno. O inglês é ensinado desde o primeiro ano. Matemática, Ciências, História e Geografia, são trabalhadas em português e alemão. No nono ano fazem um teste oficial do Instituto Goethe e recebem um certificado. Gente, isso é um grande privilégio. Sem custos. Na cidade há empresas que valorizam quem fala alemão, ou seja, as crianças já saem com vantagem, preparadas para o mercado de trabalho.  Clube de Tiro XV de Novembro, Pomerode, SC Existem quinze Clubes de Caça e Tiro ( Schützenverein ) em Pomerode, cada um com seu uniforme próprio. A primeira Sociedade de Caça e Tiro foi fundada em 1890. Este é um costume bem alemão e proporciona integração e principalme...

Aperitivos De Festa

        

O que mata velho ?

Reza a lenda que é gripe e tombo. Tiro e queda. Mas eu acrescentaria que além desses dois, ainda tem o viver no passado.   Cavalos de Viena Por uma questão de sobrevivência, tento mentalizar que meus antepassados próximos sobreviveram à gripe espanhola e que por isso tenho uma certa imunidade. Juro, só me lembro de uma gripe na minha vida, chamada Vitória, há uns 40 anos quando estive em Viena. Não achei nada no Google sobre ela mas com minha péssima memória posso afirmar que se eu me lembro dela e que se ela teve até nome, pode ter certeza de que existiu.  Enfim, eu sonhava em assistir a um show dos cavalos da  Escola Espanhola de Equitação de Viena  e quando fui fazer um curso na Alemanha , organizei para ir para Viena. Só não sabia, naquele tempo, que era para ter reservado o espetáculo seis meses antes. Estamos falando de 40 anos atrás, sem internet. Nem sei como cheguei na Alemanha , imagine na Áustria. Me lembro que fui de trem com uma brasileira e que l...