Pular para o conteúdo principal

Dicas de Guararema

Restaurante em Guararema
 Antes de mais nada, seria ótimo se pudessem ler os dois primeiros posts que fiz sobre o que há para fazer em Guararema pois eles contêm muita informação. O que vou mostrar hoje é complementar. Clicando AQUI você lê sobre a Estação Luis Carlos e clicando AQUI você lê sobre diversas outras atrações
Megandra Empório Cultural- Guararema
Começamos dessa vez pelo Megandra Empório Cultural. Ele fica exatamente ao lado da Estação Luis Carlos.
Megandra Empório Cultural- Guararema
A chamada deles é: A Megandra Empório Cultural é um espaço de acolhimento e da expressão da diversidade cultural e ecológica. Oferece diversos serviços e produtos que inspiram a descoberta do diferente, fortalecem a convivência e o despertar das pessoas para os valores de cuidado com a terra e o coletivo. 

Megandra Empório Cultural- Guararema
Um lugar muito agradável, com arquitetura rústica e com detalhes que eu particularmente adoro como essa parede de vidro e o balcão de tijolos.  
Lá eles têm também um espaço com aulas de yoga nos fins de semana. Amei a parede com nichos. Tem também massagem, biomovelaria e viveiro de plantas, além de artesanato.
Megandra Empório Cultural- Guararema
 O jardim externo é bonito e bem cuidado e tem carpas daquelas coloridas na água bem limpinha. 

Megandra Empório Cultural- Guararema
Megandra Empório Cultural- Guararema
As tortas servidas lá são muito boas. É programa gostoso para não perder se for até à Estação Luis Carlos. 
Estação Luis Carlos- Guararema
Daí, como minha amiga não conhecia a estação, demos umas voltinhas por lá. É mesmo um lugar muito bonitinho e bem cuidado. Já foi cenário de filmes de faroeste como "Gregório 38", "Gregório Volta Para Matar", "Sangue em Santa Maria" e "O Menino Jornaleiro", este último com participação de Tonico e Tinoco.
 Estava acontecendo uma exposição de um casal de artistas, Adriana e Luciano.
 Moravam em Jacareí e agora tem atelier em Bichinho.

As casinhas são entalhadas em madeira e pintadas com uma grande diversidade de detalhes da rotina do nosso povo. Neste espaço as exposições mudam sempre.
Estação Luís Carlos- Guararema
O programa é passear com toda calma da época da Velha Senhora, a locomotiva e já ficar de olho onde você vai querer almoçar.
Estação Luis Carlos- Guararema
Estação Luis Carlos- Guararema
Tem agora lá essa fábrica de cerveja bem bonita. Em resumo, é tudo limpo e bem cuidado, amplo estacionamento, banheiro bom e bebedouros. Como ainda estava cedo resolvemos passear perto da Igreja, no centro de Guararema.
Guararema
Várias lojinhas estavam abertas mas uma prendeu nossa atenção, começando pela fachada, a MatrizArtes.
Xilogravura de Regina Drozina na MatrizArtes- Guararema
É um negócio familiar, os pais artistas e o filho Lucas mais no atendimento. Lá a gente encontra xilogravuras lindas feitas pela Regina Drozina, a mãe.
Obras de outros artistas também tem destaque como essas de Willi de Carvalho.
Obra de Willi de Carvalho
Eu não o conhecia e me apaixonei.
Obra de Willi de Carvalho na Matrizartes em Guararema
De Montes Claros, ele tem uma história interessante e já mostrava talento desde pequeno quando usava grampos, barro e palitos para fazer seus brinquedos.
Gostei de saber que fazem oficinas de vários técnicas. É só ficar de olho no Facebook deles.
Guararema
Depois demos uma olhada nas outras lojinhas.
Guararema - Parque Ilha Grande
Fomos até a entrada do Parque Ilha Grande ( contei com detalhes no post anterior).
É sempre divertido ver tantos peixes grandes de cima da ponte,entre eles as capivaras e pássaros.
Guararema
Não entramos porque estávamos com cachorro mas vale a pena chegar pelo menos até à beira do rio Paraíba do Sul.

Atualização em setembro 2019 - Aquela loja que gostamos tanto mudou um pouquinho a fachada e continua uma verdadeira galeria de arte.
Não mostrei esse detalhe da marquise do lado de fora que tem tudo a ver com as xilogravuras mostradas no interior.
Obra de Mauricio Chaer na Matrizartes em Guararema
Ficamos conhecendo o trabalho diferente e criativo do Mauricio Chaer que tem um atelier em Botujuru, Mogi das Cruzes.
Detalhe na Matrizartes em Guararema
As luminárias de papel machê foram um presente  da artista Natasha Faria que hoje mora em Portugal. Ah, e o Lucas que antes ficava mais no atendimento, hoje já se revelou um ótimo artista também, selecionado para exposições e tudo. Filhinho de peixe, peixinho é. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pomerode - Curiosidades Surpreendentes

A cidade mais alemã do Brasil ganhou meu coração. Aliás, o símbolo da cidade é um coração em enxaimel. Minha cara! A primeira coisa que me encantou foi o fato de que desde 2011 as  escolas públicas oferecem o ensino bilíngue a partir do segundo ano do ensino fundamental duas vezes por semana, no contraturno. O inglês é ensinado desde o primeiro ano. Matemática, Ciências, História e Geografia, são trabalhadas em português e alemão. No nono ano fazem um teste oficial do Instituto Goethe e recebem um certificado. Gente, isso é um grande privilégio. Sem custos. Na cidade há empresas que valorizam quem fala alemão, ou seja, as crianças já saem com vantagem, preparadas para o mercado de trabalho.  Clube de Tiro XV de Novembro, Pomerode, SC Existem quinze Clubes de Caça e Tiro ( Schützenverein ) em Pomerode, cada um com seu uniforme próprio. A primeira Sociedade de Caça e Tiro foi fundada em 1890. Este é um costume bem alemão e proporciona integração e principalme...

Aperitivos De Festa

        

O que mata velho ?

Reza a lenda que é gripe e tombo. Tiro e queda. Mas eu acrescentaria que além desses dois, ainda tem o viver no passado.   Cavalos de Viena Por uma questão de sobrevivência, tento mentalizar que meus antepassados próximos sobreviveram à gripe espanhola e que por isso tenho uma certa imunidade. Juro, só me lembro de uma gripe na minha vida, chamada Vitória, há uns 40 anos quando estive em Viena. Não achei nada no Google sobre ela mas com minha péssima memória posso afirmar que se eu me lembro dela e que se ela teve até nome, pode ter certeza de que existiu.  Enfim, eu sonhava em assistir a um show dos cavalos da  Escola Espanhola de Equitação de Viena  e quando fui fazer um curso na Alemanha , organizei para ir para Viena. Só não sabia, naquele tempo, que era para ter reservado o espetáculo seis meses antes. Estamos falando de 40 anos atrás, sem internet. Nem sei como cheguei na Alemanha , imagine na Áustria. Me lembro que fui de trem com uma brasileira e que l...