A prefeitura de Guararema tombou 20 fachadas dessas construções por seu valor histórico e artístico.
O nome é uma homenagem a Luís Carlos da Fonseca Monteiro de Barros, um carioca, engenheiro civil e e servidor público da Estrada de Ferro Central do Brasil. Foi ele quem autorizou a construção da estação atendendo ao pedido dos imigrantes que povoavam a região e precisavam embarcar a produção da lavoura para o Rio de Janeiro e São Paulo.
O que tem lá? Pequenos restaurantes e lojinhas, tudo novinho, ou melhor, tudo revitalizado. Achei a coisa mais incrível o trabalho de restauração que foi feito lá.
Uma funcionária me disse que lá era uma verdadeira favela e que as famílias foram remanejadas para outro local.
A estação em si é de 1914 e as obras levaram um ano e nove meses para serem concluídas.
Estação Luis Carlos |
Estação Luis Carlos, Guararema |
Estação Luis Carlos, Guararema |
Igreja de São Lourenço na Estação Luis Carlos, Guararema. |
Restaurante Santo Glúten, Guararema |
Como o desenvolvimento de Guararema tem tudo a ver com a ferrovia, esta foi uma forma de resgatar a história da cidade.
Está prevista para esse mês a inauguração do trajeto turístico de 7 km entre a estação Guararema e a Estação Luis Carlos na Maria Fumaça 353, chamada carinhosamente de Velha Senhora. Já dá para vê-la, prontinha, na Estação Guararema.
Ela viajará com três carros de passageiros da década de 1930, Ao todo, 142 passageiros. Não vejo a hora de ouvir o apito dela e fazer esse trajeto.
Atualização em 8 de Julho, 2018. Estive lá de dia, o Santo Sem Glúten não funciona mais lá mas outras lojas foram abertas. A Maria Fumaça já está operando e o lugar continua um encanto e bem cuidado. Site para horários do Trem de Guararema aqui.
Atualização setembro 2019 - Voltei lá num domingo e a estação estava lotada por causa de um evento de carros antigos. A Maria Fumaça funcionando e o pessoal se divertindo muito.
Comentários