Pular para o conteúdo principal

Guararema - Estação Luis Carlos

 
 Eu contei um pouco do que vi em Guararema AQUI e fiquei de contar sobre a Estação Luis Carlos. As casas que rodeiam a estação começaram a ser construídas em 1920.
A prefeitura de Guararema tombou 20 fachadas dessas construções por seu valor histórico e artístico. 
 O nome é uma homenagem a Luís Carlos da Fonseca Monteiro de Barros, um carioca, engenheiro civil e e servidor público da Estrada de Ferro Central do Brasil.  Foi ele quem autorizou a construção da estação atendendo ao pedido dos imigrantes que povoavam a região e precisavam embarcar a produção da lavoura para o Rio de Janeiro e São Paulo.
O que tem lá? Pequenos restaurantes e lojinhas, tudo novinho, ou melhor, tudo revitalizado. Achei a coisa mais incrível o trabalho de restauração que foi feito lá. 
 Uma funcionária me disse que lá era uma verdadeira favela e que as famílias foram remanejadas para outro local.
A estação em si é de 1914 e as obras levaram um ano e nove meses para serem concluídas.
Estação Luis Carlos
Nos fins de semana lota de gente, principalmente aos domingos e é melhor chegar cedo. A noite é animadíssima.
Estação Luis Carlos, Guararema
 Já foi cenário de quatro filmes. 
Estação Luis Carlos, Guararema
A Igrejinha São Lourenço, graças às doações de famílias da região, foi revitalizada tendo suas paredes externas pintadas com o azul original.
Igreja de São Lourenço na Estação Luis Carlos, Guararema.
 A Igreja de São Lourenço foi construída em 1906 em homenagem a São Lourenço, um santo espanhol que foi um dos sete primeiros diáconos da igreja católica do século III e é considerado um mártir por ter sido queimado vivo sobre um braseiro ardente defendendo os cristãos. 
Restaurante Santo Glúten, Guararema
 
 Como o desenvolvimento de Guararema tem tudo a ver com a ferrovia, esta foi uma forma de resgatar a história da cidade.
Está prevista para esse mês a inauguração do trajeto turístico de 7 km entre a estação Guararema e a Estação Luis Carlos na Maria Fumaça 353, chamada carinhosamente de Velha Senhora. Já dá para vê-la, prontinha, na Estação Guararema.
Ela viajará com três carros de passageiros da década de 1930, Ao todo, 142 passageiros. Não vejo a hora de ouvir o apito dela e fazer esse trajeto.
Atualização em 8 de Julho, 2018. Estive lá de dia, o Santo Sem Glúten não funciona mais lá mas outras lojas foram abertas. A Maria Fumaça já está operando e o lugar continua um encanto e bem cuidado. Site para horários do Trem de Guararema aqui.
Atualização setembro 2019 - Voltei lá num domingo e a estação estava lotada por causa de um evento de carros antigos. A Maria Fumaça funcionando e o pessoal se divertindo muito. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pomerode - Curiosidades Surpreendentes

A cidade mais alemã do Brasil ganhou meu coração. Aliás, o símbolo da cidade é um coração em enxaimel. Minha cara! A primeira coisa que me encantou foi o fato de que desde 2011 as  escolas públicas oferecem o ensino bilíngue a partir do segundo ano do ensino fundamental duas vezes por semana, no contraturno. O inglês é ensinado desde o primeiro ano. Matemática, Ciências, História e Geografia, são trabalhadas em português e alemão. No nono ano fazem um teste oficial do Instituto Goethe e recebem um certificado. Gente, isso é um grande privilégio. Sem custos. Na cidade há empresas que valorizam quem fala alemão, ou seja, as crianças já saem com vantagem, preparadas para o mercado de trabalho.  Clube de Tiro XV de Novembro, Pomerode, SC Existem quinze Clubes de Caça e Tiro ( Schützenverein ) em Pomerode, cada um com seu uniforme próprio. A primeira Sociedade de Caça e Tiro foi fundada em 1890. Este é um costume bem alemão e proporciona integração e principalme...

Aperitivos De Festa

        

O que mata velho ?

Reza a lenda que é gripe e tombo. Tiro e queda. Mas eu acrescentaria que além desses dois, ainda tem o viver no passado.   Cavalos de Viena Por uma questão de sobrevivência, tento mentalizar que meus antepassados próximos sobreviveram à gripe espanhola e que por isso tenho uma certa imunidade. Juro, só me lembro de uma gripe na minha vida, chamada Vitória, há uns 40 anos quando estive em Viena. Não achei nada no Google sobre ela mas com minha péssima memória posso afirmar que se eu me lembro dela e que se ela teve até nome, pode ter certeza de que existiu.  Enfim, eu sonhava em assistir a um show dos cavalos da  Escola Espanhola de Equitação de Viena  e quando fui fazer um curso na Alemanha , organizei para ir para Viena. Só não sabia, naquele tempo, que era para ter reservado o espetáculo seis meses antes. Estamos falando de 40 anos atrás, sem internet. Nem sei como cheguei na Alemanha , imagine na Áustria. Me lembro que fui de trem com uma brasileira e que l...