Pular para o conteúdo principal

Guararema - Estação Luis Carlos

 
 Eu contei um pouco do que vi em Guararema AQUI e fiquei de contar sobre a Estação Luis Carlos. As casas que rodeiam a estação começaram a ser construídas em 1920.
A prefeitura de Guararema tombou 20 fachadas dessas construções por seu valor histórico e artístico. 
 O nome é uma homenagem a Luís Carlos da Fonseca Monteiro de Barros, um carioca, engenheiro civil e e servidor público da Estrada de Ferro Central do Brasil.  Foi ele quem autorizou a construção da estação atendendo ao pedido dos imigrantes que povoavam a região e precisavam embarcar a produção da lavoura para o Rio de Janeiro e São Paulo.
O que tem lá? Pequenos restaurantes e lojinhas, tudo novinho, ou melhor, tudo revitalizado. Achei a coisa mais incrível o trabalho de restauração que foi feito lá. 
 Uma funcionária me disse que lá era uma verdadeira favela e que as famílias foram remanejadas para outro local.
A estação em si é de 1914 e as obras levaram um ano e nove meses para serem concluídas.
Estação Luis Carlos
Nos fins de semana lota de gente, principalmente aos domingos e é melhor chegar cedo. A noite é animadíssima.
Estação Luis Carlos, Guararema
 Já foi cenário de quatro filmes. 
Estação Luis Carlos, Guararema
A Igrejinha São Lourenço, graças às doações de famílias da região, foi revitalizada tendo suas paredes externas pintadas com o azul original.
Igreja de São Lourenço na Estação Luis Carlos, Guararema.
 A Igreja de São Lourenço foi construída em 1906 em homenagem a São Lourenço, um santo espanhol que foi um dos sete primeiros diáconos da igreja católica do século III e é considerado um mártir por ter sido queimado vivo sobre um braseiro ardente defendendo os cristãos. 
Restaurante Santo Glúten, Guararema
 
 Como o desenvolvimento de Guararema tem tudo a ver com a ferrovia, esta foi uma forma de resgatar a história da cidade.
Está prevista para esse mês a inauguração do trajeto turístico de 7 km entre a estação Guararema e a Estação Luis Carlos na Maria Fumaça 353, chamada carinhosamente de Velha Senhora. Já dá para vê-la, prontinha, na Estação Guararema.
Ela viajará com três carros de passageiros da década de 1930, Ao todo, 142 passageiros. Não vejo a hora de ouvir o apito dela e fazer esse trajeto.
Atualização em 8 de Julho, 2018. Estive lá de dia, o Santo Sem Glúten não funciona mais lá mas outras lojas foram abertas. A Maria Fumaça já está operando e o lugar continua um encanto e bem cuidado. Site para horários do Trem de Guararema aqui.
Atualização setembro 2019 - Voltei lá num domingo e a estação estava lotada por causa de um evento de carros antigos. A Maria Fumaça funcionando e o pessoal se divertindo muito. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount