Virginia Costa

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Guararema- O que fazer - Estação Luis Carlos

 
 Eu contei um pouco do que vi em Guararema AQUI e fiquei de contar sobre a Estação Luis Carlos.
 O que tem lá? Uma bela praça de alimentação, lojas e serviços, tudo novinho, ou melhor, tudo revitalizado.
Achei a coisa mais incrível o trabalho de restauração que foi feito lá. 
 Uma funcionária de me disse que lá era uma verdadeira favela e que as famílias foram remanejadas para outro local.
A estação em si é de 1914 e as obras levaram 1 ano e 9 meses para serem concluídas.
 Me disseram que lota de gente e que é melhor chegar cedo. A noite é animadíssima.
 A Igrejinha São Lourenço, que já foi cenário de quatro filmes, graças à doações de famílias da região, foi revitalizada tendo suas paredes externas pintadas com o azul original.   
 Funciona, por enquanto, nos fins de semana e eu estive lá numa sexta feira de dia. Só tinha um restaurante charmoso aberto, o Santo Sem Glúten.
 
 Como o desenvolvimento de Guararema tem tudo a ver com a ferrovia, esta foi uma forma de resgatar a história da cidade.
Está prevista para esse mês a inauguração do trajeto turístico de 7 km entre a estação Guararema e a Estação Luis Carlos na Maria Fumaça 353, chamada carinhosamente de Velha Senhora. Já dá para vê-la, prontinha, na Estação Guararema.
Ela viajará com três carros de passageiros da década de 1930, Ao todo, 142 passageiros.
Não vejo a hora de ouvir o apito e fazer esse trajeto.

Nenhum comentário: