Virginia Costa

domingo, 12 de julho de 2015

Maracatu Baque do Vale

Hoje, no Revelando São Paulo, teve um desfile lindo com vários grupos muito diferentes: maracatu, moçambiques, congos, indígenas e outros. 
 Um dos que mais gostei do som, da música e da coreografia foi esse. O Maracatu Baque do Vale. Acreditem ou não, eu nunca tinha visto. 
  Pesquisei no google e diz o seguinte: 
O Maracatu é uma dança folclórica de origem afro-brasileira, típica do estado de Pernambuco. Surgiu em meados do século XVIII, a partir da miscigenação musical das culturas portuguesa, indígena e africana.
É uma dança de cortejo associada aos reis congos. Os maracatus, tradicionalmente, surgiram e se desenvolveram ligados às irmandades negras do Rosário. Nos maracatus há um forte componente religioso.
 Como as irmandades foram, com o passar do tempo, perdendo força, os maracatus passaram a fazer suas apresentações durante o Carnaval, principalmente o de Recife.
Existem dois tipos de maracatus:  
- Maracatu Rural, também conhecido como maracatu de baque solto;  
- Maracatu Nação, também conhecido como maracatu de baque virado.
Os maracatus dançam ao som dos seguintes instrumentos musicais: tarol, zabumba e ganzas. As danças são marcadas por coreografias específicas, parecidas com danças do camdomblé. Os participantes representam personagens históricos (reis, embaixadores, rainhas).
Tem um artigo bem completo AQUI

Nenhum comentário: