Virginia Costa

domingo, 6 de dezembro de 2009

Tiradentes - MG

Fiz uma viagem com minha irmã, uma amiga de infância ( Tetê)e uma prima. Oportunidade rara. Vi tanta coisa linda que não sei nem por onde começar. Tiradentes foi uma surpresa muito agradável. Nunca vi uma cidade histórica tão bem cuidada, tão charmosa e com tantas boas opções de pousadas, restaurantes excelentes, lojinhas originais e acima de tudo, um artesanato de primeira.
Matriz de Santo Antonio,construída em 1710 e é a segunda igreja em ouro do Brasil.Belíssima, com muita história pra contar sobre seus altares, o órgão, a fachada. Abaixo dela, as ruas com calçamento de pedras capistranas (referência à época do presidente mineiro João Capistrano).As enormes lajes tornam o passeio de carro por lá bem difícil mas nos faz pensar que deve ter sido muito pior para os escravos.
 Sabe aquele tipo de cidade onde você quer passear o tempo todo? Pois é, em Tiradentes é assim. A gente entra numa lojinha, depois tem outra e mais outra, depois uma ruela bonitinha, um detalhe numa janela, uma árvore enorme, uma trepadeira diferente, um antiquário.
 Isto tudo sem falar na comida mineira honestíssima servida com muita fartura tanto nos restaurantes caros como nos mais baratos. Esqueça a dieta! Ah! E vá de carro grande !

 O centro histórico é tão bem conservado,tão limpinho, que ficou perfeito demais para as cenas da série “JK”. A Globo teve que criar um efeito de envelhecimento das fachadas com a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e depois foi tudo desfeito quando terminaram as gravações.
Algumas das muitas portas coloridas. Repare nas cruzes!
 
As janelas, quase sempre com impecáveis cortinas de renda filé ou de crochet.
 O relógio de sol é da Matriz, feito em pedra sabão em 1785 por Leandro Gonçalves Chaves
Um empório que vende pimentas, compotas, doces cristalizados, entre outros produtos irresistíveis.
Já morei em duas cidades de Minas mas não me lembro de ter visto estas cruzes.Diz a lenda que todo dia 3 de Maio,durante a Festa da Invenção da Santa Cruz, a Virgem Maria passa pelas casas que as tem na fachada e vê se elas estão enfeitadas. Ela então envia os anjos para defender estas casas e seus moradores das investidas dos maus espíritos que levam pragas, desentendimentos, discórdias e doenças. O sinal da cruz invoca a Santíssima Trindade. É um gesto e um símbolo muito poderoso para nós, cristãos. Trouxe uma, é claro. Gostei da história.Antes as cruzes eram enfeitadas com palha de milho, depois passaram a fazê-las com papel crepom e agora já tem de fuchicos, de conchas etc.
Na frente da Matriz, um cruzeiro completo, com todos os símbolos da Paixão de Cristo. Nunca tinha visto.
Ao lado, o Chafariz de São José. Considerado um dos mais bonitos de Minas, construído em 1749 para o abastecimento de água da Vila de São José. É o único do estado com oratório e imagem de santo - São José de Botas, em terracota. Possui três carrancas esculpidas em pedra com bicas de bronze, que jorram água em um tanque único e tem um brasão com as armas de Portugal. Atende ainda hoje à população, trazendo água puríssima da Serra de São José em antigo aqueduto de granito lavrado. Nas laterais um bebedouro de animais e duas bicas com tanque para lavadeiras.
BICHINHO é um povoado de uma rua a 8 km de Tiradentes. As poucas casas foram todas transformadas em oficinas, ateliês e lojas de artesanato. A estrada é de pedra e faz parte do circuito Trilha dos Inconfidentes, da Estrada Real. O comércio e o entusiasmo que se vê hoje por lá é obra de uma pessoa incrível, o Toti. Ele teve, por muitos anos, um antiquário em Embu e costumava garimpar madeira antiga para restauro nesta região. Daí resolveu se mudar para este vilarejo e montou um atelier.
 
OFICINA DE AGOSTO- Toti então começou a ensinar os moradores e...depois eu conto só sobre isto. Merece uma postagem inteira.

6 comentários:

Juliana disse...

Por essas e outras que me orgulho de se mineira.Bjus

branca rotelli disse...

Que cidade charmosa , realmente deve ser um passeio belíssimo!! bjinhos.

lis vissotto disse...

Adorei!!!
Vamos ver agora os quadros novos com tantas inspirações!!!
Bjs

Santa Imaginação disse...

Realmente muito linda as cidades que mostrou!!Morro de vontade de conhecer Bichinho já ouvi falar muito bem....e que lindo o artesanato mineiro, é muito bonito mesmo... Adorei !!!
Bjs
Zu

Gisele Raposo disse...

Olá Virginia!
Estive em Tiradentes neste final de semana numa curta passagem e me interessei em saber o motivos dos símbolos pregados nas cruzes (os óbvios como a coroa de espinho, os pregos de Cristo tudo bem, mas por que alguns ostentam dados, roupas etc?) - você descobriu a razão?
Abraços

Sandro Terenciano disse...

Boa tarde Virgínia!
lindas as tuas fotos de Tiradentes. A cidade é mesmo encantadora.
Virgínia, estou a procura de imagens de portas, e adorei as fotos que você tirou das portas de Tiradentes. Seria possível você me enviar o arquivo com uma imagem? Quero fazer um adesivo para colocar na porta do meu apatamento.
Grato pela atenção.
Sandro Terenciano.
terenciano@gmail.com