Pular para o conteúdo principal

Istambul- Onde Comer, ou não

Para falar a verdade, não comi nada em Istambul que fosse inesquecível. Acabamos, por comodidade, comendo em restaurantes mais turísticos. Deu para perceber nitidamente a semelhança com a comida da Grécia, que achei melhor. De qualquer forma, aí vão alguns restaurantes nos quais comemos e gostamos por um motivo ou outro.
Hamdi Restaurant - Istambul
Hamdi A comida é muito boa, dá para ver que é mais frequentado por turcos do que por turistas. O melhor de tudo é a vista para a ponte. Dá para ver a Mesquita Nova, o Spice Bazar e todo o tumulto em volta. Fica praticamente ao lado do Mercado de Especiarias. Se chegar cedo, peça para ficar no 3o andar que tem vista. Comi um tipo kibe, chamado Koefter, delicioso, mas é entrada (meze). Depois voltei lá só por causa disto. O atendimento é tão rápido que chega a irritar. A gente quer curtir mais um pouco e os garçons já ficam tirando a mesa e trazendo a conta.   
 Lá do Hamdi dá para ver os barcos lindos parados na beira do rio.A especialidade é pão com peixe ( 6TL). O lugar é lotado, a gente senta em banquinhos. Garçons passam oferecendo uma coisa colorida em copos que fiquei sem saber o que era. Colorido demais para arriscar.
Conclusão: o sanduíche é ruim, muita espinha, muito pão para pouco peixe. Mas é claro que eu fui para experimentar, não deixa de ser interessante.
A maioria dos restaurantes turísticos de Istambul tem o mesmo cardápio, até com as mesmas fotos. O que vai desempatar e a lábia do garçon que fica na rua tentando te seduzir para sentar. 
Testi Kebab em Istambul
O tal prato típico, o Testi Kebab, vem com um showzinho na quebra do pote de cerâmica. O pote vem sobre sal incandescente. É realmente bom. A carne é assada dentro do pote vedado juntamente com cogumelos, azeite e alho. Eles levam para a mesa e quebram o fundo do pote bem certinho e despejam o conteúdo. 
Özler Restaurant - Istambul
Comemos dois bons, um no Özler Restaurant, İbni Kemal Cad. No:9 fica numa rua super gostosa, com vários restaurantes. Não deixe de experimentar a bebida típica, o Haki, que tem sabor de anis e a cerveja Efes (ótima).
Mezes em Istambul
As entradinhas (mezes) são um pouco diferentes da "nossa" comida turca mas adorei. Sempre vem acompanhada de um pão enorme quentinho.
Özler Restaurant
Se forem ao Özler, peçam para ser atendidos pelo Mehmet e se apresentem como brasileiros para o maitre. O pessoal gosta de brasileiros por lá.
Yeni Akbiyik Cad
O outro foi numa rua que achamos sem querer, a Yeni Akbiyik Cad, também muito animada.
Bazar da Cavalaria - Istambul
Akbiyik fica perto do Arrasta Bazar (Bazar da Cavalaria), outro bom mercado com restaurantes e música turca ao vivo. 
Istambul by night
Dá para ir de noite tranquilamente, passeando até lá, ver as mesquitas iluminadas. A cidade é animada e segura. Confesso que de vez em sempre eu invento umas furadas fora do roteiro tradicional como mercados que pouca gente ouviu falar, feira do rolo, etc. Importante é que hora nenhuma nos sentimos inseguros. Sabemos que existem muitos policiais à paisana. Por outro lado, ao redor de órgãos públicos, das mesquitas e museus a segurança realmente é ostensiva e no aeroporto chega a ser exagerada. Ótimo! 
Kumpaki - Istambul
 Kumkapi foi uma decepção. Um distrito antigo de pescadores gregos e armênios perto do Mar de Mármara, ao sul do Grand Bazaar. Fomos para lá de metro (estação Kumkapi) e voltamos de taxi. Seis ruas se encontram numa pequena praça repleta de restaurantes. As mesas ficam na rua e é muito animado, animado demais, eu diria. Cada restaurante tem música turca ao vivo, o pessoal dança, fica super barulhento, todos tocam ao mesmo tempo. Foi interessante mas a comida e o atendimento não foram bons. Vi mais turcos do que turistas e nos sentimos deslocados. Vimos também duas ou três brigas. Não sei se vale a viagem, sinceramente.
Kumpaki - Istambul
 Li que ali mesmo, mas do outro lado da linha do metro, bem na praia, tem o mercado de peixes ( Balik Pazari) e uns restaurantes mais tranquilos. Li também que o Balik-Ekmek (peixe com pão) de lá é um dos melhores de Istambul. Como estava de noite, não deu para conferir o outro lado.
Ziya Restaurant - Istambul
 Para encerrar com chave de ouro, este restaurante acima achei o melhor. Não somente pelo "pita", este pão parente da nossa esfiha/pizza mas pela comida e localização.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount