Pular para o conteúdo principal

Bonito - Gruta do Lago Azul.

Depois da minha experiência em Derinkuyu, na Turquia, fico meio "cabreira" quando se trata de grutas e outros buracos mas esta gruta tem uma entrada bem ampla e clara, acabei me encantando.
O início da formação da Gruta do Lago Azul ocorreu há dezenas de milhões de anos. A foto abaixo não é minha.  A grande entrada permite a incidência direta da luz do Sol. Os raios solares, ao penetrarem no lago presente no seu interior, fornecem efeito óptico de  incrível cor azul. 
 Como tudo em Bonito, o passeio é seguro e bem organizado, com guia credenciado e com o máximo cuidado para preservar o local.
Gruta Azul em Bonito, MS
 Na entrada da gruta fotografei este casal de udus. Repare no galho à esquerda (abaixo).  
Udus em Bonito,Ms
 O receptivo aqui também é excelente, todo cascalhado, com banheiro e lojinha. Fico impressionada, a gente nem suja os tênis!!
  água que se infiltra pelo teto da caverna, num contínuo gotejamento e deixa precipitar pequena quantidade de carbonato.
Através desse lento e persistente processo formaram-se e continuam se formando as inúmeras estalactites que ornamentam o teto da caverna e as estalagmites no piso. Eles são  fundamentais para o estudo da variação climática do nosso planeta nos últimos milhares de anos.
Gruta Azul em Bonito, MS
 
No lago, ao fundo da gruta, vivem espécies raras de animais aquáticos, com tamanhos inferiores a 1 cm, encontrados apenas no ambiente subterrâneo, sem luz. Por isso são despigmentados e cegos. Foram também encontradas ossadas de animais que aqui viveram no Período Pleistoceno. Entre as ossadas, foram identificados fósseis de bicho-preguiça gigante, que atingiam 3 m de altura e do temido tigre-dente-de-sabre, entre outros. Estes animais aqui viveram quando o clima devia ser mais seco e a umidade da gruta deve te-los atraído, funcionando como uma armadilha natural.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount